Início Histórias Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

O evento mais colorido do ano volta a “florir” Campo Maior. Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores.

Festas do Povo de Campo Maior 2020
Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

Estão de regresso as Festas do Povo de Campo Maior 2020. A origem destas festas prende-se ao culto a S. João Baptista, tornado padroeiro de Campo Maior desde o século XVI. 1909 é o ano que marca o início das Festas do Povo e a tradição de decorar as ruas. A origem das Festas do Povo, como hoje é celebrada com as ruas ornamentadas, está relacionada com a bem conhecida Festa dos Tabuleiros em Tomar que remonta ao séc.XIII, festas em honra do Espírito Santo. E beleza é o que está garantido no evento que decorre de 29 de agosto a 6 de setembro. As Festas do Povo vão fazer “florir” Campo Maior.

O evento mais colorido do ano volta a “florir” Campo Maior. As Festas do Povo regressam em 2020 para felicidade de inúmeros admiradores do evento.


Leia também: Loriga, a Suíça Portuguesa na Serra da Estrela


Festas do Povo de Campo Maior 2020: Festa das Flores

Festas do Povo de Campo Maior 2020
Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

Nostalgia

João Muacho, Presidente da Câmara Municipal, revelou que “a saudade bateu no coração” dos moradores, por isso afirmou à agência Lusa que “cinco anos depois da última edição das Festas do Povo, Campo Maior vai novamente engalanar-se com flores de papel”.

O anúncio

A última edição deste evento ocorreu no ano de 2015. Mas, como as saudades bateram forte, o anúncio inesperado foi realizado em conferência de imprensa. Os tradicionais festejos regressam, assim, em 2020 para gáudio da população local e de muitos outros admiradores deste belíssimo evento.

O anúncio foi realizado pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFP) e pelo município e já há datas para as Festas do Povo, um evento que decorrerá entre 29 de agosto e 06 de setembro. Está garantida muita cor, bons aromas, muita beleza e muita animação. Estão, por isso, criadas todas as condições para o evento atrair milhares de visitantes à vila.

Vídeo de: Festas do Povo de Campo Maior

Festas do Povo de Campo Maior 2020
Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

A Presidência

O Presidente da Câmara Municipal revela orgulho e felicidade com o regresso do evento.

O autarca de Campo Maior, João Muacho, reconhece que Fas estas do Povo era um evento muito estimado – “foram muitos aqueles que, junto da AFP e da própria câmara” manifestaram “a intenção e a vontade” para “que houvesse edição das Festas em 2020”. Cinco anos depois, as ruas voltam a adquirir diversas cores.

Festas do Povo de Campo Maior 2020
Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

A estrutura

As Festas do Povo é um evento muito querido pelas pessoas da região, por isso não é de estranhar que nesta edição de 2020 tenha havido uma corrida às inscrições. Segundo revelação do autarca, “cerca de 70 troços e ruas” encontram-se já inscritos e ainda há tempo para mais, pois o Presidente João Muacho tem a expectativa de que “nas próximas semanas, mais algumas ruas e troços” sejam inscritos.

Estes números revelam bem o entusiasmo das pessoas, pois já é “um pouco mais do que” as inscrições realizadas “quando, na mesma data, em 2015, foram anunciadas as Festas do Povo”.

Festas do Povo de Campo Maior 2020
Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

O trabalho

O autarca demonstra “um grande agradecimento ao povo de Campo Maior, que, nos próximos meses, vai trabalhar de forma árdua”, no sentido de tornar as ruas numa explosão de cores. A noite de dia 28 será exigente e permitirá que o dia 29 de agosto seja repleto de cores que perdurarão pelos dias seguintes. Será a “noite mágica, que é a noite de enramação (momento em que as ruas são decoradas), vai ocorrer de 28 para 29”.

Interessante é que é muito valorizada a planificação e o segredo, pois as “ruas, apesar de contíguas e vizinhas, não sabem aquilo que a outra rua está a preparar”. Logo, este trabalho árduo de decoração com as flores é feito sem partilha de informação até às pessoas perceberem, quando o trabalho já está realizado.


Leia também: Ericeira, amor à primeira vista


Festas do Povo de Campo Maior 2020
Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

Grandeza

Este evento de rara beleza possui uma grandeza assinalável e o autarca revelou que só “quando começarmos a passear por esse imenso mar de quilómetros e quilómetros de ruas cobertas de flores de papel das mais variadas cores” é que se tem noção do impacto deste memorável evento. Resta-nos aguardar por dia 29 de agosto…

Festas do Povo de Campo Maior 2020
Festas do Povo de Campo Maior 2020, a Festa das Flores

Preparação

A Associação das Festas do Povo (AFP) já “está a preparar os materiais necessários” para a indispensável confeção das decorações em papel. Vanda Portela, da AFP, revelou ainda à Lusa que “Há ruas com plantas desenhadas, com ideias tiradas, muitas ruas já entraram em contacto connosco para requisitar algum tipo de papel para ensaios de decorações e moldes”.

Um trabalho desta magnitude só é realizado com sucesso quando há uma missão conjunta de “milhares de voluntários”, nomeadamente moradores, para materializar toda a planificação.

Em dezembro de 2018, as Festas do Povo de Campo Maior passaram a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O processo para a sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), encontra-se ainda em curso.

Vídeo de: Portugal visto do Ceu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.