Estão de regresso as Festas do Povo de Campo Maior 2020. A origem destas festas prende-se ao culto a S. João Baptista, tornado padroeiro de Campo Maior desde o século XVI. 1909 é o ano que marca o início das Festas do Povo e a tradição de decorar as ruas. A origem das Festas do Povo, como hoje é celebrada com as ruas ornamentadas, está relacionada com a bem conhecida Festa dos Tabuleiros em Tomar que remonta ao séc.XIII, festas em honra do Espírito Santo. E beleza é o que está garantido no evento que decorre de 29 de agosto a 6 de setembro. As Festas do Povo vão fazer “florir” Campo Maior.
O evento mais colorido do ano volta a “florir” Campo Maior. As Festas do Povo regressam em 2020 para felicidade de inúmeros admiradores do evento.
Leia também: Loriga, a Suíça Portuguesa na Serra da Estrela
Festas do Povo de Campo Maior 2020: Festa das Flores
Nostalgia
João Muacho, Presidente da Câmara Municipal, revelou que “a saudade bateu no coração” dos moradores, por isso afirmou à agência Lusa que “cinco anos depois da última edição das Festas do Povo, Campo Maior vai novamente engalanar-se com flores de papel”.
O anúncio
A última edição deste evento ocorreu no ano de 2015. Mas, como as saudades bateram forte, o anúncio inesperado foi realizado em conferência de imprensa. Os tradicionais festejos regressam, assim, em 2020 para gáudio da população local e de muitos outros admiradores deste belíssimo evento.
O anúncio foi realizado pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFP) e pelo município e já há datas para as Festas do Povo, um evento que decorrerá entre 29 de agosto e 06 de setembro. Está garantida muita cor, bons aromas, muita beleza e muita animação. Estão, por isso, criadas todas as condições para o evento atrair milhares de visitantes à vila.
Vídeo de: Festas do Povo de Campo Maior
A Presidência
O Presidente da Câmara Municipal revela orgulho e felicidade com o regresso do evento.
O autarca de Campo Maior, João Muacho, reconhece que Fas estas do Povo era um evento muito estimado – “foram muitos aqueles que, junto da AFP e da própria câmara” manifestaram “a intenção e a vontade” para “que houvesse edição das Festas em 2020”. Cinco anos depois, as ruas voltam a adquirir diversas cores.
A estrutura
As Festas do Povo é um evento muito querido pelas pessoas da região, por isso não é de estranhar que nesta edição de 2020 tenha havido uma corrida às inscrições. Segundo revelação do autarca, “cerca de 70 troços e ruas” encontram-se já inscritos e ainda há tempo para mais, pois o Presidente João Muacho tem a expectativa de que “nas próximas semanas, mais algumas ruas e troços” sejam inscritos.
Estes números revelam bem o entusiasmo das pessoas, pois já é “um pouco mais do que” as inscrições realizadas “quando, na mesma data, em 2015, foram anunciadas as Festas do Povo”.
O trabalho
O autarca demonstra “um grande agradecimento ao povo de Campo Maior, que, nos próximos meses, vai trabalhar de forma árdua”, no sentido de tornar as ruas numa explosão de cores. A noite de dia 28 será exigente e permitirá que o dia 29 de agosto seja repleto de cores que perdurarão pelos dias seguintes. Será a “noite mágica, que é a noite de enramação (momento em que as ruas são decoradas), vai ocorrer de 28 para 29”.
Interessante é que é muito valorizada a planificação e o segredo, pois as “ruas, apesar de contíguas e vizinhas, não sabem aquilo que a outra rua está a preparar”. Logo, este trabalho árduo de decoração com as flores é feito sem partilha de informação até às pessoas perceberem, quando o trabalho já está realizado.
Leia também: Ericeira, amor à primeira vista
Grandeza
Este evento de rara beleza possui uma grandeza assinalável e o autarca revelou que só “quando começarmos a passear por esse imenso mar de quilómetros e quilómetros de ruas cobertas de flores de papel das mais variadas cores” é que se tem noção do impacto deste memorável evento. Resta-nos aguardar por dia 29 de agosto…
Preparação
A Associação das Festas do Povo (AFP) já “está a preparar os materiais necessários” para a indispensável confeção das decorações em papel. Vanda Portela, da AFP, revelou ainda à Lusa que “Há ruas com plantas desenhadas, com ideias tiradas, muitas ruas já entraram em contacto connosco para requisitar algum tipo de papel para ensaios de decorações e moldes”.
Um trabalho desta magnitude só é realizado com sucesso quando há uma missão conjunta de “milhares de voluntários”, nomeadamente moradores, para materializar toda a planificação.
Em dezembro de 2018, as Festas do Povo de Campo Maior passaram a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O processo para a sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), encontra-se ainda em curso.
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
A segunda imagem que apresentam no artigo diz respeito à Travessa do Arco em Tomar na Festa dos Tabuleiros de 2019 e nada tem a ver com a Festa das Flores de Campo Maior.
Caro Filipe Gomes,
Muito obrigado pela chamada de atenção. O lapso já está corrigido.
Obrigado por estar desse lado.
A Equipa Ncultura