Início Cultura Erros de português que muitos dizem e nem se apercebem

Erros de português que muitos dizem e nem se apercebem

São vários os momentos embaraçosos que surgem com estes erros. São erros de português que muitos dizem e nem se apercebem.

Erros de português que muitos dizem
São vários os momentos embaraçosos que surgem com estes erros. São erros de português que muitos dizem e nem se apercebem.

São vários os momentos embaraçosos que surgem com estes erros. São erros de português que muitos dizem e nem se apercebem.

A língua portuguesa nem sempre é tratada da melhor forma. Existem palavras que são particularmente feridas, pois muitas pessoas erram tão frequentemente que, mesmo quando são informadas dessas gaffes e confrontadas pelo erro, duvidam e posteriormente questionam: “Tens a certeza que se diz mesmo assim? Eu sempre disse dessa forma e é assim que eu ouço dizer.” Conheça erros comuns de português: muitos os dizem e nem se apercebem.


Leia também: Dúvidas de Português: história e estória?


Erros de português que muitos dizem e nem se apercebem

Iogurte

É errado dizer ou escrever iorgute.

Significado: Do turco yogurt, “leite coalhado”. Iogurte é um nome masculino que identifica um alimento preparado com leite coalhado que é submetido à ação de fermentos lácteos, por vezes adoçado. Pode também ser aromatizado ou enriquecido com pedaços de frutas.

Exemplo: Este iogurte grego é delicioso.

Umbigo

É errado dizer ou escrever imbigo ou embigo.

Significado: Termo que advém do latim umbilīcu, já na época com o mesmo significado que tem atualmente. Umbigo é um nome masculino cujo significado na anatomia identifica uma cicatriz abdominal, que pode ser saliente ou reentrante, está presente justamente no ponto em que o cordão umbilical se prendia, durante a vida fetal.

Na zoologia, umbigo é a depressão existente na base da concha de alguns moluscos. Orifício do tubo ou cálamo de uma pena. No sentido figurado, significa centro.

Exemplo: O meu umbigo tem um sinal estranho.

Empecilho

É errado dizer ou escrever impecilho.

Significado: Termo que advém do castelhano impecillo, com o mesmo significado. Empecilho é um nome masculino que significa coisa que estorva, que causa embaraço. Representa um obstáculo, um impedimento.

Exemplo: Este vírus está a ser um “empecilho” para a vida da população mundial.

Digladiar

É errado dizer ou escrever degladiar.

Significado: Do latim digladiāri, “combater com espada”. Digladiar é um verbo intransitivo e pronominal que significa bater-se à espada. Pode ainda significar discutir com violência, disputar, contender.

Exemplo: A Arte de Digladiar é um livro que irei lançar brevemente.


Leia também: Erros de português: evite 6 gaffes humilhantes


Perturbação

É errado dizer ou escrever preturbação.

Significado: Termo que vem do latim perturbatiōne, com o mesmo significado. Perturbação é um nome feminino que significa ato ou efeito de perturbar. Alteração da ordem, agitação, confusão, tumulto. Perturbação é ainda desassossego, transtorno, abalo. Perda de controlo ou de equilíbrio, tontura. Na medicina, o termo perturbação é referente a um desarranjo que ocorre numa função orgânica ou psíquica.

Exemplo: A perturbação causada pelo comportamento dele ficou registada em filme. Ele irá ser punido.

Lagarto

É errado dizer ou escrever largato.

Significado: Do crioulo guineense lagártu, com o mesmo significado do português antigo lagarto, “crocodilo”. Na zoologia, lagarto é um nome masculino que é referente a uma designação comum, que é extensiva a diferentes répteis sáurios, que geralmente apresentam uma cabeça ovalada, mas também pálpebras móveis. O corpo é escamado, de formato alongado, e as patas destes animais são curtas, ao contrário das caudas, que são longas finas e pontiagudas.

Exemplo: O símbolo daquele clube é um lagarto, mas irá mudar em breve.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.