Início Cultura Dúvidas de Português: história e estória?

Dúvidas de Português: história e estória?

Serão história e estória sinónimos? Ou será que uma destas palavras não existe? Tire esta e outras dúvidas com o presente artigo.

história e estória
Dúvidas de Português: história e estória?

Serão história e estória sinónimos? Ou será que uma destas palavras não existe? Tire esta e outras dúvidas com o presente artigo.

Ao longo da nossa história, revelamos que não gostamos de desconhecer conceitos. Por isso, quando somos confrontados com a nossa ignorância, temos que a combater, pois é desconfortável. Somos lestos a tentar esclarecer as nossas dúvidas: recorremos a um dicionário, procuramos fontes credíveis para determinado assunto ou perguntamos a especialistas na área.

Existem muitas possibilidades de sentir esse desconforto na Língua Portuguesa, uma vez que são múltiplos os momentos em que podemos ser levados para uma posição de insegurança, perante a existência de algumas dúvidas. Existem palavras homófonas, conceitos homónimos, termos homógrafos e outros vocábulos que são parónimos.

Isto é, há palavras que possuem uma sonoridade idêntica, embora sejam escritas de forma distinta; existem conceitos que se escrevem e se pronunciam de modo igual, mas que possuem significados díspares; termos que se escrevem de forma idêntica, mas que são pronunciados de maneiras diferentes; e, ainda, expressões que se escrevem e pronunciam de forma muito semelhante.


Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?


Esta é, apenas, uma parte de tudo o que pode suscitar dúvidas. A isto, podemos juntar erros ortográficos comuns que, pela sua frequência, geram dúvidas sobre qual será a palavra mais adequada.

Dúvidas de Português: história e estória?

Uma das dúvidas que é frequentemente colocada é a seguinte: quando devemos escrever história e estória?

– Há histórias da Disney que me encantam desde criança.

– A estória da humanidade está repleta de conquistas que nos devem orgulhar.

– Ao longo da história do desporto, nunca houve um desportista tão talentoso como Michael Jordan.

– Todas as noites, conto estórias de encantar à minha filha.

Será que todas estas frases estão corretas?

Ambas as palavras estão presentes nos dicionários de português. Mas será que são sinónimas?


Leia também: «Os dois pais» é erro de português?


Estória

História de caráter ficcional ou popular; conto; narração curta, fábula, novela.

História

Do grego historía e do latim historïa significa evolução da humanidade; período do desenvolvimento da humanidade na sequência do aparecimento da escrita (sendo a pré-história o período correspondente ao momento da história que antecede a invenção da escrita).

Registo de conhecimentos do ser humano; narração crítica e pormenorizada de factos e/ou acontecimentos naturais, políticos, religiosos, sociais, militares, económicos, culturais, entre outras áreas de relevo que integram o percurso de determinado(s) país(es).

Ramo do conhecimento em que se estuda o passado, tendo por base fontes fidedignas como: documentos, livros, descobertas arqueológicas, entre outras opções. Memória. Biografia. Narrativa, conto, estória.

Curiosidade

Foi cerca de 1920 que um autor brasileiro, chamado João Ribeiro, propôs que se adotasse a palavra estória como sinónimo de narrativa popular ou ficcionada, conto tradicional.

Contudo, este momento não se tratou da invenção de uma palavra, mas sim de uma reabilitação. Esta é uma recuperação de uma palavra arcaica e comum na Idade Média, presente nos manuscritos medievais de Portugal.

Tal como no inglês – em que existe history e story -, também em português tem vindo a ser criada esta cisão que separa a mera estória da grande história. Já na Época Medieval, existiam muitas variantes da mesma palavra (história), tais como: Estórea, Istória, Estória, Hestória e História.


Leia também: Dúvidas de Português: vermelho ou encarnado?


Conclusão

A palavra história estando – atualmente e em contexto de distinção de estória – mais conotada com o lado histórico da humanidade, a memória e o conhecimento do homem, também pode ser utilizada no contexto dos contos infantis e das estórias.

Já a palavra estória é apenas indicada como referente a contos escritos, breves narrações de ficção, sejam estas orais ou escritas.

Muitos, inclusive, aconselham o recurso à palavra “história” para ambos os sentidos, por se tratar de um termo mais abrangente, mais antigo e por assegurar a eficácia do discurso.

3 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado por esclarecerem mais uma das minhas muitas dúvidas, história e estória.
    Já agora, dizemos obrigado ou obrigada quando queremos agradecer?
    Uso o termo obrigado. Mas no Gmail, aparece “Obrigada”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.