Errar é humano e aprender com os erros também! Também erramos na nossa forma de comunicar, e muito: evite 6 gaffes humilhantes.
Todos nós erramos. Enquanto seres humanos, é natural. Faz parte da nossa essência, erramos nas nossas ações e nas nossas opções. Progredimos sempre à medida que aprendemos com os nossos erros. Também erramos na nossa forma de comunicar, e muito!
A língua portuguesa é difícil de dominar. A prova disso são os frequentes erros com que nos deparamos no nosso quotidiano. Os erros surgem de todos os lados, do político conceituado ao senhor que nos serve o café pela manhã. Devemos, contudo, estar atentos, pois a nossa evolução está na nossa aprendizagem e podemos aprender e evoluir tanto com os nossos erros e com os erros dos outros. Fique atento a erros comuns de português: evite 6 gaffes humilhantes.
Leia também: Erros de português que fazem muitos passar vergonha
Erros de português: evite 6 gaffes humilhantes
Detrenimento
Devemos escrever detrimento.
Significado: Do latim detrimentu-, “diminuição pelo atrito”. Detrimento é um nome masculino que significa prejuízo, dano. Quando dizemos (opto por isto) ”em detrimento de” (algo), significa em desfavor de algo, com prejuízo de algo.
Opto por A em detrimento de B. Para ficar com A prescindo de B ou sou obrigado a prescindir de B.
Frase exemplo: “Há uma premeditação para impedir que o FC Porto seja campeão em detrimento do Benfica”, considerou o ex-treinador do FC Porto, António Oliveira.
Supérfulo
Devemos escrever supérfluo.
Significado: Do latim superflŭu-, com o mesmo significado. Supérfluo é um adjetivo que qualifica algo que é de mais; que é demasiado, excessivo. Algo que é inútil, desnecessário.
É também um nome masculino que identifica o que é desnecessário, o que não é necessário.
Frase exemplo: “Pense duas vezes antes de adquirir algo que lhe pareça supérfluo e sem utilidade prática.”
Asterístico
Devemos escrever asterisco.
Significado: Termo que vem do grego asterískos, “estrelinha”, pelo latim asteriscu, “asterisco”. Esta palavra, além de significar pequena estrela, é um termo que identifica o sinal gráfico em forma de estrelinha (*), usado para indicar qualquer informação em nota.
Frase exemplo: “Pesquise de forma eficaz: um asterisco pode substituir palavras desconhecidas na procura de uma frase inteira.”
Princepe
Devemos escrever príncipe.
Significado: Termo que vem do latim princĭpe, “chefe”. Príncipe é um nome masculino que significa filho de família reinante. Herdeiro presuntivo da coroa em alguns países. O filho primogénito do rei é um príncipe.
Leia também: Dúvidas de Português: história e estória?
Príncipe é ainda um título de nobreza em determinados países. O soberano de um principado é um príncipe. No sentido figurado, príncipe é o primeiro ou o mais notável em talento ou noutros méritos; chefe.
Frase exemplo: “Príncipe Harry é enganado por humoristas russos e critica Donald Trump”.
Losângulo
Devemos escrever losango.
Significado: Do francês losange, com o mesmo significado. Losango é um nome masculino próprio da área da geometria que significa paralelogramo de lados iguais que possui dois ângulos obtusos e dois ângulos agudos.
Frase exemplo: “O losango é um polígono de quatro lados, em que os lados opostos são paralelos e todos os lados têm o mesmo tamanho?”
Benificiente
Devemos escrever beneficente.
Significado: Termo que advém de beneficência. É um adjetivo que qualifica os dois géneros, identificando alguém que pratica a beneficência; alguém caritativo.
Frase exemplo: “Miley Cyrus cancelou espetáculo beneficente na Austrália, devido ao coronavírus”.