É português um dos 24 melhores queijos do mundo. Conheça-os a todos! O queijo é um alimento muito apreciado. Ele pode ser comido simples ou incluído numa série de receitas, das salgadas às doces. Há muitos tipos de queijo, alguns de sabor e aroma bem fortes, enquanto outros são suaves e quase inodoros.
Entre os muitos queijos que existem em todo o mundo, o site espanhol Traveler.es decidiu fazer uma lista, em que reuniu os 24 melhores queijos do planeta. Um top delicioso, em que Portugal figura com um queijo. Consegue adivinhar qual? Descubra já!…
É português um dos 24 melhores queijos do mundo. Conheça-os a todos!
Torta del Casar, Espanha
A lista começa com um queijo espanhol de casca rija, mas interior amanteigado. Um queijo a que se deve retirar a tampa e comer à colher.
Shropshire Blue, Reino Unido
Um queijo de textura rija e de tom amarelo forte. O seu odor é forte e acompanha bem pão, enchidos e, claro, um copo de vinho.
Tête de Moine, Suíça
A Suíça é conhecida, além de outras coisas, pelos seus queijos. Este deve ser cortado em fatias finas e pode ser utilizado para polvilhar saladas ou pratos de forno.
Brie de Meaux, França
Um queijo popular no nosso país, devido à sua cremosidade e sabor agradável. Muito agradável barrado sobre tostas ou bolachas crocantes.
Roquefort Seleção Xavier, França
Outro queijo famoso no nosso país e no mundo, pelo seu sabor intenso que contempla na perfeição vários pratos e comidas.
Toma Ossolana al Prünent, Itália
Os queijos italianos também têm boa fama e, verdade seja dita, em muito contribuem para o sucesso de pratos italianos, como as pizzas, lasanhas e pastas. É o caso deste Toma Ossolana al Prünent.
Pecorino Pepato, Itália
Outro queijo italiano que pode ser usado polvilhado sobre pratos de massas ou pizzas, em substituição da tradicional mozzarella.
Boursault, França
Este queijo francês é amanteigado e fica absolutamente delicioso sobre pão e torradas. Uma boa forma de começar o dia, com um pequeno-almoço cheio de sabor.
Leia também: Queijo português conquistou medalha de ouro e custa menos de 3€
Ovalie Cendrée, França
Um queijo de textura cremosa que pode acompanhar com frutos secos, figos e compota de abóbora, por exemplo.
Payoyo, Espanha
Um queijo feito a partir de leite de ovelha e que tem um sabor forte, mas agradável, sendo envolvido por uma deliciosa camada amanteigada.
Maduro Cantagrullas, Espanha
Com um aspeto semelhante ao do requeijão, este queijo espanhol é fresco e excelente para as refeições mais leves do verão.
La Calma amb Herbes, Espanha
Um queijo branco, rico em ervas aromáticas, pleno de sabor e com uma textura suave que encanta e permite uma entrada super agradável e memorável.
Ossau-Iraty, Espanha
Um queijo de textura rija que acompanha perfeitamente bolachas salgadas e que serve de um aperitivo ou lanche maravilhosos.
Camembert, França
Também muito conhecido no nosso país, o queijo camembert possui uma textura muito cremosa e, por isso, é uma ótima opção para barrar no pão e agradar a miúdos e a graúdos.
Boffard, Espanha
Mais um queijo de ovelha, onde o aroma e o sabor caraterísticos estão garantidos. Para os fãs, esta é uma sugestão a experimentar.
Vacherin Mont d’Or, Suíça
A Suíça volta a entrar na lista com um queijo que faz lembrar a aparência dos nossos pães-de-ló. A sua textura fofa faz deste um alimento muito apreciado pelos fãs de queijo.
Dehesa de los Llanos Gran Reserva, Espanha
Um queijo premiado, de textura firme, que deve ser degustado na companhia de frutos secos e um copo de vinho tinto.
Stilton, Reino Unido
Este queijo possui um aroma e sabor bastante intensos, pelo que se destina apenas aos super fãs deste alimento. Deve ser sempre apreciado na companhia de bolachas ou tostas de sabor neutro.
Gaperon, França
Um queijo de textura semi-dura que é agradável ao paladar e ao olfato. Ideal para servir de petisco ou ser usado em acepipes.
Leia também: Queijo Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo
Époisses, França
Não se deixe enganar pelo seu aspeto, semelhante ao de um pudim! De textura cremosa, este queijo é ideal para barrar no pão ou em torradas.
Taramundi, Espanha
Um queijo muito rico e completo que se torna na estrela de qualquer prato ou refeição. Pode combiná-lo com frutos secos, compostas e grissinos.
Appenzeller, Suíça
Da Suíça, chega um queijo de textura dura e aspeto simples, mas que oferece uma profusão de sabores e aromas. Ideal para acompanhar com bolachas, numa tertúlia entre amigos.
Comté, França
À semelhança da sugestão anterior, este queijo também apresenta uma textura dura e um aspeto simples. Pode fatiar e acompanhar dentro de um pão, juntamente com uma fatia de presunto, por exemplo.
São Jorge, Portugal
Finalmente, merece destaque um queijo português que, ao contrário do que talvez pensasse, não é o queijo Serra da Estrela. Trata-se sim do queijo São Jorge, outro queijo emblemático do nosso país, pelo seu sabor característico e intenso.