Início Cultura Dúvidas de Português: «a partir de» ou «apartir de»?

Dúvidas de Português: «a partir de» ou «apartir de»?

Para falar bem a nossa língua, é indispensável que haja estudo, atualização de conhecimentos e evitar distrações. Como escrever: «a partir de» ou «apartir de»?

«a partir de» ou «apartir de»
Dúvidas de Português: «a partir de» ou «apartir de»?

Para falar bem a nossa língua, é indispensável que haja estudo, atualização de conhecimentos e evitar distrações. Como escrever: «a partir de» ou «apartir de»?

No nosso quotidiano, deparamo-nos com diferentes tipos de discursos. Na televisão, mas também no dia a dia, na internet, na universidade, na escola,… há inúmeras formas de percebermos como é importante usar um discurso eloquente, de forma a transmitirmos a mensagem pretendida com a maior eficácia.

Por exemplo, tal é particularmente relevante em entrevistas de rua ou fóruns (que permitem que, por chamada, se faça uma intervenção direta a partir da própria casa) que concedem voz aos cidadãos em questões que estes podem achar importante intervir.

Existem pessoas que falam um português impecável e que, graças a isso, alcançam uma eficácia na mensagem transmitida que lhes permite – muitas vezes – gozar um tempo de antena mais extenso. Do mesmo moda, existem pessoas cujo domínio da língua portuguesa é deficitária e, por isso, a sua mensagem revela-se ineficaz, tornando fugaz a sua intervenção.


Leia também: Dúvidas de Português: escreve-se viajem ou viagem?


Devemos, portanto, estudar ao máximo, de forma a desenvolvermos um discurso que seja produtivo e que nos leve a ser bem-sucedidos na transmissão do que pretendemos dizer. Uma das melhores formas de melhorarmos é compreender os erros mais comuns que são cometidos no nosso quotidiano, pois estaremos atentos e evitaremos repetir esses momentos.

Dúvidas de Português: «a partir de» ou «apartir de»?

Um dos erros frequentes que vemos e ouvimos no nosso dia-a-dia é a “confusão” entre “a partir de” e “apartir de”. A dúvida reside na questão – será que se escreve “apartir de” ou “a partir de – e – se existem contextos em que se use uma forma em detrimento de outra.

Vejamos algumas frases:

– Apartir de hoje, não fumo mais um cigarro.

– A partir de janeiro do próximo ano, farei uma dieta rigorosa.

Aprenderei alemão, apartir de amanhã.

Passo os dias apartir

– A partir de agora, não falo mais contigo!

A minha vida mudou apartir do momento em que a minha filha nasceu.

Só existe uma forma correta de escrever esta expressão: “a partir de”, pois é incorreto escrever “apartir de”. Independentemente do contexto, escrever “apartir de” é um erro, pois não se trata de um vocábulo unitário (não existe enquanto palavra única).

“A partir de” é o que se denomina como locução prepositiva. Isto é, um conjunto de duas ou mais palavras, em que a última dessas palavras é uma preposição (outros exemplos de locuções prepositivas são: a fim de, em vez de, ao invés de, à custa de, a par de, além de,… entre muitas outras).

No caso de “a partir de”, temos uma locução formada pela preposição a, pelo verbo partir e, por último, pela preposição de.

“A partir de” identifica um momento importante, no qual ocorreu uma mudança. Recorremos à locução “a partir” quando pretendemos estabelecer um ponto de partida, como referência a um momento em que surgiu alguma mudança, consequência ou transformação. Entre outras possibilidades, podemos dizer que esta locução é sinónimo de: desde, a datar de, de agora em diante, com início em…


Leia também: Fuja destes 6 erros de português


Terminamos este artigo, recorrendo a mais alguns exemplos em que se recorre à locução “a partir de”.

– A partir de agora não cometerei o erro de escrever apartir de.

Agora que estudei, estou preparado. A partir de hoje, não haverá mais erros desta índole.

– A partir de amanhã, irei partilhar a informação recolhida com todos os amigos e família.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.