Início Histórias 10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais...

10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais rápida)

Ter problemas com o Wi-fi pode ser verdadeiramente frustrante. Confira 10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais rápida).

dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi
10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais rápida)

Ter problemas com o Wi-fi pode ser verdadeiramente frustrante, nomeadamente se precisamos dele para trabalhar… Confira 10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais rápida). Atualmente, com os avanços da Internet, é difícil pensar numa casa sem acesso à Internet, via Wirless (Wi-Fi), pois este é obrigatório para o uso de tablets, smartphones ou notebooks. O sinal de Wi-Fi pode revelar-se verdadeiramente essencial para muitas pessoas e, quando há problemas em receber o sinal, vivem-se momentos de pura frustração. Mais ainda se se necessitar do sinal de Wi-Fi para trabalhar…

Atualmente, ter Wi-Fi em casa é uma necessidade, seja para trabalhar a partir de casa, seja para outras atividades. Há filmes que podem ser vistos em plataformas legais, jogos que podem ser jogados em streaming ou pode, simplesmente, navegar-se na internet no portátil ou no tablet.

Cada vez mais, os portugueses precisam de ter um sinal de Wi-Fi de excelência e, quando se vivem problemas com ele, há desespero e frustração. Mas sabia que existem formas de melhorar o sinal Wi-Fi da sua casa? E significativamente?! Confirme-o com as nossas sugestões.

10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais rápida)

Conhecimento

Primeiro, deve conhecer qual a Internet que tem ao certo. O contrato que fez com a operadora de telecomunicações.

Depois, faça um speed test (teste de velocidade), para confirmar se a Internet que tem é realmente a que contratou. Se não for, deve entrar em contacto com a operadora. O teste de velocidade de Internet é importante, pois permite configurar a internet que tem.

Temos algumas dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi. Se as seguir e mesmo assim ele não melhorar, recomendamos que contacte a operadora de telecomunicações para que resolvam o problema. Se não for resolvido, pode sempre trocar de operadora.

Leia também:

dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi
10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais rápida)

A coloção do router no local ideal

Nem sempre o router é colocado no local adequado. Um router visa emitir ondas para todas as divisões da casa, conseguindo assim transmitir Wi-Fi. A propagação do sinal Wi-Fi será pior quantas mais paredes tiver a casa. Objetos grandes podem também impedir a correta transmissão do sinal.

O router deve ser colocado numa zona central da casa, pois permite que chegue com mais força a toda a casa. É também relevante que o router seja colocado numa posição mais elevada. Assim, o router será mais eficaz na propagação das ondas pelas divisões, pois tem menos obstáculos (móveis e outros objetos) e menos espaço para percorrer.

Nota: Também deve afastar o router de eletrodomésticos, pois estes também transmitem ondas que poderão interferir com o sinal do router.

Reinicie o router

É uma estratégia comum que permite melhorar o sinal de Wi-Fi, quando há problemas. Quando há uma fraca rede Wi-Fi, esta pode ser uma solução. Todos os equipamentos têm um botão para reiniciar.

Ajuste as antenas, se usar um router mais antigo

Se tem um equipamento já antigo, com antenas exteriores, deve ajustar as duas antenas externas. Elas devem ser colocadas de forma a que fiquem perpendiculares entre si. Deve colocar uma na vertical e a outra na horizontal. No entanto, deve procurar atualizar o seu router.

Atualizar o router

A tecnologia está em constante progresso. Não é necessário ter um router com antenas para o atualizar. Convém renová-lo com frequência. A tecnologia usada (ADSL ou fibra ótica) pode variar, mas é sempre importante ter um router atual. Quanto mais recente é o router, mais capacidade terá e mais níveis de difusão do sinal Wi-Fi irá atingir.

Contudo, a atualização do router poderá ter um custo associado, mas esta consequência dependerá do equipamento e da operadora em questão. Esta é uma medida importante que permite melhorar o sinal de Wi-Fi aí de casa.

dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi
10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais rápida)

Atualize o firmware

O firmware também pode e deve ser atualizado. O firmware trata-se de software que está instalado no router e que visa controlar o hardware. Ele retém informação e assegura que os dados não são perdidos, mesmo que surja uma falha de energia. É um tipo de software que se destaca pela sua rapidez e é uma espécie de intermediário entre o hardware e o software, melhorando a comunicação entre ambos.

É possível alterá-lo, embora este seja atualizado autonomamente, se não existir nenhum problema. Peça à sua operadora uma atualização do firmware, caso não consiga melhorar o sinal de Wi-Fi, pois é uma possibilidade a existência de problemas no router que impeçam o firmware de funcionar corretamente.

Altere o canal de conexão da sua rede

Num apartamento, que tem muitos routers próximos, é mais comum haver problemas com o sinal de Wi-Fi, pois podem existir interferências. Assim, pode ser uma solução alterar o canal de conexão da rede.

Basicamente, todos os equipamentos podem operar em canais diferentes. Pode, por isso, procurar um canal que apresente menos interferências. O processo é menos complicado do que possa parecer. Basta usar um software (como o WiFi Analyzer, para Android, ou o Network Analyzer,para dispositivos iOS), que identificam qual o melhor canal para conectar o router.

Atenção, deve ter cuidado com uma utilização indevida

Já pensou que a sua internet poderá estar lenta por um ou mais vizinhos estarem a usá-la? Deve mudar com frequência a password da sua Internet. Faça-o algumas vezes por ano, pois torna menos provável que alguém usufrua do seu pacote de telecomunicações, aumentando assim a sua segurança.

dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi
10 dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa (internet mais rápida)

Limite programas que consumam muita Internet

Há várias atividades que exigem maior conexão à Internet. Um uso excessivo e constante pode comprometer o sinal da rede Wi-Fi, nomeadamente jogos online, vídeos e filmes em streaming. Assim sendo, é aconselhável moderação no controlo do consumo de dados através do QoS (Quality of Service) existente nos routers.

Sabia que o QoS permite priorizar algumas atividades em detrimento de outras? Assim, pode dar prioridade a uma videochamada de trabalho e “prejudicar” os jogos online dos filhos, dando-lhes menos importância. Também pode bloquear programas que consumam muita Internet. Assim, consegue certamente melhorar o sinal de Wi-Fi.

Aumente o sinal de Wi-Fi

Através da compra de um amplificador de sinal, pode aumentar o sinal de Wi-Fi. É algo diferente de melhorar o sinal Wi-Fi, mas é uma opção a ter em conta.

Assim, poderá assegurar Internet, mesmo nos locais mais distantes do seu router. É o ideal para quem tem uma casa com diferentes pisos e/ou que tenha paredes muito grossas.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.