Ficam em Portugal 4 dos destinos mais seguros para viagens pós-coronavírus. O mundo está diferente! O ano de 2020 trouxe grandes mudanças para a grande maioria da população mundial. Tendo surgido na China no final do ano passado (2019), o novo coronavírus passou de epidemia a pandemia e causou danos significativos à maioria dos países. O seu poder tem sido devastador, nomeadamente para a população mais envelhecida e para os que sofrem de doenças crónicas. Já se atingiram as 400.000 vítimas mortais em todo o mundo. Um número impressionante, mais ainda se tivermos em conta que muitas das pessoas que terão morrido devido ao vírus não foram contabilizadas.
Mas há vida para lá do vírus, ou com o vírus e, num momento em que as medidas de isolamento não são tão rigorosas, em que já não se vive num Estado de Emergência, é possível pensar que o dia a dia deve ser vivido com mais liberdade. Por isso mesmo, um sítio internacional de elevada reputação indicou 21 destinos como sendo os mais seguros para visitar, após esta vaga do novo coronavírus. Naturalmente que Portugal está presente e em força com quatro locais. Quer saber mais?
Ficam em Portugal 4 dos destinos mais seguros para viagens pós-coronavírus
Contexto
A realidade que vivemos é particularmente delicada. O Covid-19 apareceu na China e depressa se propagou pelo mundo. De epidemia passou a pandemia e instalou-se num mundo que, no geral, não estava preparado para ele.
Leia também: Praia em Portugal eleita como “preciosidade escondida”
O vírus não desaparece sozinho e o caminho para a vacina que nos salvará a todos ainda é longo. As medidas de confinamento (em determinados momentos, obrigatórias) visaram, essencialmente, adiar os seus efeitos, abrandar a sua capacidade de contágio.
Os Estados impuseram diversas políticas que permitiram colocar parte do país em casa. A maior parte dos países perdeu muito dinheiro para não arriscar perder a vida dos seus habitantes. Foi um investimento que visou salvar vidas, mas os efeitos terão impacto ao longo dos próximos anos. Muitas pessoas já perderam empresas; outras já perderam emprego; muitas já não têm dinheiro para as coisas mais básicas.
Rumo
Estamos numa fase em que se pretende dar um novo impulso à economia. Mesmo reconhecendo que há perigos em cada esquina, devemos proteger-nos (com uso de máscara obrigatório, com distanciamento físico, com gel desinfetante, entre outras medidas), mas sair de casa para passear e, também, consumir.
Depois de testar, testar, testar, devemos, comprar, comprar, comprar. As razões são simples: isso permite salvar a economia, salvar empresas, salvar postos de trabalho, salvar o país. Já não há confinamento obrigatório. Há noção dos riscos, mas visão de futuro. Podemos perspetivar uma vida com o vírus ainda presente e com esperança numa vacina para o futuro.
Novo contexto
É neste novo cenário de esperança no futuro que a European Best Destinations Organization (EBD) divulgou uma lista com os destinos mais seguros da Europa, tendo em conta esta pandemia. É uma ótima fonte de inspiração para quem pretende viajar pelo velho continente, ainda este ano.
Neste novo contexto, em que boa parte dos países europeus estão a reduzir as restrições impostas para conter os efeitos do coronavírus, em que as fronteiras estão a ser gradualmente reabertas, é possível pensar em fazer férias de verão na Europa.
O Covid-19 não desapareceu, mas está mais controlado. Foram aproximadamente 3 meses de “prisão domiciliária” e, agora, todos encaram o futuro com mais otimismo, havendo essa ambição de se poder viajar cá dentro ou lá fora.
European Best Destinations Organization
A European Best Destinations Organization (EBD) fez uma lista com 21 destinos e, entre eles, estão alguns portugueses. Entre os mais seguros da Europa para viagens pós-coronavírus, há 4 destinos portugueses!
Há opções nacionais para quem pretender passar as férias de verão na Europa, num país seguro. Portugal agiu antecipadamente, os portugueses cumpriram e a nação portuguesa foi uma das menos afetadas pela Covid-19. Por isso, Portugal dispõe de 4 destinos nesta seleção.
Boas opções
A European Best Destinations Organization fez a sua lista de 21 destinos, tendo por base os protocolos implementados pelos vários países, a nível de higiene, nomeadamente em acomodações, restaurantes e lojas. O respeito evidenciado pelo distanciamento social também foi levado em consideração, assim como o número de hospitais e as suas condições, nomeadamente número de camas por habitante.
Consulte mais informações sobre a European Best Destinations Organization, aqui.
Leia também: É português o melhor hotel castelo de luxo da europa
Lista dos 21 destinos mais seguros da Europa para viagens pós-coronavírus
21
Wild Taiga, Finlândia
20
Riga, Letónia
19
Vilnius, Lituânia
18
Gdansk, Polónia
17
Malta
16
Bohinj, Eslovénia
15
Viena, Áustria
14
Varsóvia, Polónia
13
Rijeka, Croácia
12
Kotor, Montenegro
11
Sibiu, Roménia
10
Algarve, Portugal
09
Zagreb, Croácia
08
Batumi, Ajária, Geórgia
07
Alentejo, Portugal
06
Preveza, Grécia
05
Açores, Portugal
04
Ilha da Madeira, Portugal
03
Cavtat, Croácia
02
Corfu, Grécia
01
Tiblissi, Geórgia
Nota:
A European Best Destinations Organization informou também que todos os viajantes devem manter-se vigilantes, respeitar o distanciamento social e usar máscara sempre que necessário. Na referida publicação, é ainda possível encontrar uma ideia importante: “Também é responsabilidade nossa proteger os nossos ente queridos mais frágeis, assim como as pessoas dos países anfitriões”!
Confira o artigo original (“Coronavirus: Safest Destinations to visit in Europe”), aqui.