Início Histórias Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

O bacalhau bem podia ser só nosso, mas não é assim. Pertence às águas gélidas que não temos... Venha descobrir qual é o melhor bacalhau do mundo.

o melhor bacalhau do mundo
Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

Venha descobrir qual é o melhor bacalhau do mundo. O bacalhau é um alimento muito importante para dois países geograficamente muito distantes. Pescado nas águas gélidas, mas presente nas nossas mesas, o bacalhau une Noruega e Portugal. Dois países que estão longe de ser grandes potências mundiais, possuem ambos uma forte ligação ao mar.

Duas nações muito distantes, com duas línguas bem distintas, muito diferentes na cultura, mas unidas pelo bacalhau. A razão é simples: os portugueses são os melhores a cozinhar o bacalhau e é na Noruega que se encontra o melhor bacalhau.

Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

o melhor bacalhau do mundo
Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

História

Na história de Portugal, facilmente confirmamos que há muitos séculos que o mar tem sido relevante para a vida dos portugueses, mesmo antes da Era dos Descobrimentos.

A Noruega é outro país com uma história voltada para o mar. Os noruegueses pescam de forma criativa. Eles combinam tradições ancestrais com um espírito inovador, nutrindo um respeito profundo pela Natureza e demonstrando uma preocupação constante em preservar o meio ambiente.

Vídeo de: Norges sjømatråd

União

Como diz a canção, é muito mais aquilo que nos une, do que aquilo que nos separa. Noruega e Portugal são dois países virados para o mar. As águas podem ser diferentes e apresentarem perigos distintos. Contudo, os homens do mar, presentes em ambas as geografias, são sempre corajosos, determinados, guerreiros.


Leia também: 4 receitas de bacalhau com broa de comer e chorar por mais


O segundo maior exportador de peixe de mar do mundo é a Noruega. Em mais de 140 países em todo o mundo, são servidas, por dia, mais de 34 milhões de refeições confecionadas com produtos do mar norueguês! Por outro lado, muito provavelmente, Portugal será o país que tem mais receitas com… bacalhau. Dois países distantes, mas com tanto que os aproxima!

o melhor bacalhau do mundo
Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

Negócios

O bacalhau é um produto tem muito peso na cultura gastronómica nacional, existindo assim um importante mercado estratégico que torna prioritário o consumo de bacalhau seco salgado. Quando comparado com o bacalhau fresco, o aproveitamento do bacalhau seco salgado é total (ou praticamente total).

Sabia que 20% de todo o bacalhau capturado a nível mundial é consumido pelo mercado português? Portugal é mesmo o país que consome mais bacalhau salgado em todo o mundo! Por ano, chegam a Portugal 70.000 toneladas de bacalhau seco salgado, sendo que desta quantidade 60% chega da Noruega.

o melhor bacalhau do mundo
Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

As águas gélidas

O bacalhau é pescado pelos noruegueses. O mar é diferente. A natureza do mar é distinta, mais agreste, com ventos mais fortes e desafiantes. O frio rigoroso contribui para as condições serem ainda mais hostis. Os pescadores noruegueses trabalham sob temperaturas negativas e enfrentam um clima inóspito, com fortes tempestades.

Todavia, são essas caraterísticas do litoral norueguês que se revelam ideais para a evolução dos produtos do mar, independentemente se são de viveiro ou selvagens.

As águas geladas e cristalinas do norte da Europa são benéficas para espécies como o salmão e o bacalhau da Noruega crescerem lentamente, num desenvolvimento saudável, que torna o peixe ainda mais saboroso e com mais textura, algo extremamente valorizado por chefs e consumidores de todo o mundo.

o melhor bacalhau do mundo
Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

O bacalhau

O bacalhau tornou-se num símbolo de Portugal, da gastronomia, mas também da nossa cultura. Tal também acontece na Noruega. Os melhores a cozinhar o bacalhau são os portugueses. Pelo menos, os que criaram mais receitas com o petisco. Conhecem bem o produto e percebem que o bacalhau da Noruega é o melhor do mundo.


Leia também: Bacalhau, o fiel amigo dos portugueses


O único e autêntico Gadus Morhua é matéria-prima de qualidade superior. É imbatível!

o melhor bacalhau do mundo
Descubra qual é o melhor bacalhau do mundo

O sabor

Além das condições de excelência que contribuem para o seu desenvolvimento, o bacalhau norueguês alimenta-se ao longo da costa com produtos (nomeadamente camarões, arenque e outros peixes) que contribuem para um melhor sabor e textura do bacalhau.

O bacalhau da Noruega pode pesar entre 3 a 40 kg. Depois de capturado, é bem seco e curado, apresentando-se com uma atraente cor palha. Ele é preparado do modo tradicional, de acordo com os mais elevados padrões de qualidade. É o melhor do mundo, pois é mais largo e as suas postas são mais altas, formando lascas mais bem definidas e mais deliciosas!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.