Existem palavras que suscitam dúvidas. Deve escrever-se concensual ou consensual? Tire todas as dúvidas e fique a saber se «concensual» é erro de português.
Existem diversas dúvidas de português que são comuns a boa parte de nós. Algumas delas surgem pela omnipresença de erros que proliferam sem serem percebidos. A verdade é que muitos desses erros continuam a existir por haver falta de proatividade da nossa parte.
Todos somos seres humanos e implicitamente erramos. É frequente, contudo, também é uma característica nossa progredir. Uma forma de conseguir essa evolução é trabalhando sobre as nossas lacunas, sobre os nossos erros e reconhecer erros nos outros que nos dêem conhecimento para os evitar. Por isso, é conveniente para o nosso progresso estar ao corrente das dúvidas mais comuns. Existem palavras que são particularmente suscetíveis de alguns enganos.
Leia também: Língua Portuguesa: e se a nossa língua estivesse a morrer?
«Concensual» é erro de português?
Está preparada(o) para o desafio que criámos especialmente para si? Então, identifique quais das seguintes frases estão com o termo adequadamente aplicado?
– Emissão conjunta de dívida não é concensual
– Emissão conjunta de dívida não é consensual.
– Líderes europeus precisam de ter “um discurso consensual”.
– Líderes europeus precisam de ter “um discurso concensual”.
– Tem sido consensual em diversos países a necessidade de proteger a população de maior risco como idosos e doentes crónicos.
– Tem sido concensual em diversos países a necessidade de proteger a população de maior risco como idosos e doentes crónicos.
– Uso de cloroquina não é consensual na comunidade científica, podendo representar riscos elevados.
– Uso de cloroquina não é concensual na comunidade científica, podendo representar riscos elevados.
– A proposta foi aprovada pela Câmara, em decisão concensual. Todos votaram a favor.
– A proposta foi aprovada pela Câmara, em decisão consensual. Todos votaram a favor.
Agradecemos o interesse em aceitar o desafio, sem hesitar. Antes de avançarmos para o esclarecimento das dúvidas, convém aprofundarmos o nosso conhecimento sobre o conceito em análise.
Significado
Consensual
Este termo advém do francês consensuel. Consensual é um adjetivo que pode qualificar ambos os géneros. Esta palavra significa que está dependente de consenso; é consensual. Uma afirmação consensual está fundamentada num consenso, agradando assim à maioria.
Relativo a consenso; em que há consentimento, anuência, concordância. Termo consensual depende da aprovação da maioria; que se refere ou está relacionado com o senso comum; uma decisão consensual; um contrato consensual.
Frase exemplo: Identificar o Cristiano Ronaldo como o melhor futebolista europeu da década é uma afirmação consensual.
A palavra concensual é um erro frequentemente cometido. Esta palavra não existe na língua portuguesa.
Respostas
Agora que o significado do conceito foi devidamente esclarecido, sabemos que temos toda a informação necessária para avançarmos convictamente para a identificação das frases. Já conseguimos facilmente resolver o exercício. Analisemos, novamente, as frases do exercício, identificando quais as que estão certas e quais as que estão erradas.
– Emissão conjunta de dívida não é concensual. X
– Emissão conjunta de dívida não é consensual.✓
– Líderes europeus precisam de ter “um discurso consensual”. ✓
– Líderes europeus precisam de ter “um discurso concensual”. X
– Tem sido consensual em diversos países a necessidade de proteger a população de maior risco como idosos e doentes crónicos. ✓
– Tem sido concensual em diversos países a necessidade de proteger a população de maior risco como idosos e doentes crónicos. X
– Uso de cloroquina não é consensual na comunidade científica, podendo representar riscos elevados. ✓
– Uso de cloroquina não é concensual na comunidade científica, podendo representar riscos elevados. X
– A proposta foi aprovada pela Câmara, em decisão concensual. Todos votaram a favor. X
– A proposta foi aprovada pela Câmara, em decisão consensual. Todos votaram a favor. ✓
Leia também: Língua Portuguesa: que língua falava Afonso Henriques?
Conclusão
Como tivemos a oportunidade de constatar, devemos dizer apenas consensual. “Concensual” é um erro, não existe na língua portuguesa. Devemos, por isso, apenas recorrer à primeira palavra.
Reflexão
O presente artigo tem por objetivo esclarecer dúvidas de português, mas também frisar a importância de recorrer ao dicionário com frequência. Um objeto de grande utilidade e importância, que nos deve acompanhar sempre que se está a ler.
Independentemente de se ler uma revista, um jornal ou um livro, fazermo-nos acompanhar de um dicionário é sinónimo de esclarecimento de dúvidas no momento. Um importante passo que permite que se melhorem os conhecimentos sobre a nossa língua materna. É ainda um gesto de humildade e de respeito perante a dimensão da língua portuguesa!