Início Cultura «Concensual» é erro de português?

«Concensual» é erro de português?

Existem palavras que suscitam dúvidas. Deve escrever-se concensual ou consensual? Tire todas as dúvidas e fique a saber se «concensual» é erro de português.

Concensual
«Concensual» é erro de português?

Existem palavras que suscitam dúvidas. Deve escrever-se concensual ou consensual? Tire todas as dúvidas e fique a saber se «concensual» é erro de português.

Existem diversas dúvidas de português que são comuns a boa parte de nós. Algumas delas surgem pela omnipresença de erros que proliferam sem serem percebidos. A verdade é que muitos desses erros continuam a existir por haver falta de proatividade da nossa parte.

Todos somos seres humanos e implicitamente erramos. É frequente, contudo, também é uma característica nossa progredir. Uma forma de conseguir essa evolução é trabalhando sobre as nossas lacunas, sobre os nossos erros e reconhecer erros nos outros que nos dêem conhecimento para os evitar. Por isso, é conveniente para o nosso progresso estar ao corrente das dúvidas mais comuns. Existem palavras que são particularmente suscetíveis de alguns enganos.


Leia também: Língua Portuguesa: e se a nossa língua estivesse a morrer?


«Concensual» é erro de português?

Está preparada(o) para o desafio que criámos especialmente para si? Então, identifique quais das seguintes frases estão com o termo adequadamente aplicado?

– Emissão conjunta de dívida não é concensual

– Emissão conjunta de dívida não é consensual.

– Líderes europeus precisam de ter “um discurso consensual”.

– Líderes europeus precisam de ter “um discurso concensual”.

– Tem sido consensual em diversos países a necessidade de proteger a população de maior risco como idosos e doentes crónicos.

– Tem sido concensual em diversos países a necessidade de proteger a população de maior risco como idosos e doentes crónicos.

– Uso de cloroquina não é consensual na comunidade científica, podendo representar riscos elevados.

– Uso de cloroquina não é concensual na comunidade científica, podendo representar riscos elevados.

– A proposta foi aprovada pela Câmara, em decisão concensual. Todos votaram a favor.

– A proposta foi aprovada pela Câmara, em decisão consensual. Todos votaram a favor.

Agradecemos o interesse em aceitar o desafio, sem hesitar. Antes de avançarmos para o esclarecimento das dúvidas, convém aprofundarmos o nosso conhecimento sobre o conceito em análise.

Significado

Consensual

Este termo advém do francês consensuel. Consensual é um adjetivo que pode qualificar ambos os géneros. Esta palavra significa que está dependente de consenso; é consensual. Uma afirmação consensual está fundamentada num consenso, agradando assim à maioria.

Relativo a consenso; em que há consentimento, anuência, concordância. Termo consensual depende da aprovação da maioria; que se refere ou está relacionado com o senso comum; uma decisão consensual; um contrato consensual.

Frase exemplo: Identificar o Cristiano Ronaldo como o melhor futebolista europeu da década é uma afirmação consensual.

A palavra concensual é um erro frequentemente cometido. Esta palavra não existe na língua portuguesa.

Respostas

Agora que o significado do conceito foi devidamente esclarecido, sabemos que temos toda a informação necessária para avançarmos convictamente para a identificação das frases. Já conseguimos facilmente resolver o exercício. Analisemos, novamente, as frases do exercício, identificando quais as que estão certas e quais as que estão erradas.

– Emissão conjunta de dívida não é concensual. X

– Emissão conjunta de dívida não é consensual.✓

– Líderes europeus precisam de ter “um discurso consensual”. ✓

– Líderes europeus precisam de ter “um discurso concensual”. X

– Tem sido consensual em diversos países a necessidade de proteger a população de maior risco como idosos e doentes crónicos. ✓

– Tem sido concensual em diversos países a necessidade de proteger a população de maior risco como idosos e doentes crónicos. X

– Uso de cloroquina não é consensual na comunidade científica, podendo representar riscos elevados. ✓

– Uso de cloroquina não é concensual na comunidade científica, podendo representar riscos elevados. X

– A proposta foi aprovada pela Câmara, em decisão concensual. Todos votaram a favor. X

– A proposta foi aprovada pela Câmara, em decisão consensual. Todos votaram a favor. ✓


Leia também: Língua Portuguesa: que língua falava Afonso Henriques?


Conclusão

Como tivemos a oportunidade de constatar, devemos dizer apenas consensual. “Concensual” é um erro, não existe na língua portuguesa. Devemos, por isso, apenas recorrer à primeira palavra.

Reflexão

O presente artigo tem por objetivo esclarecer dúvidas de português, mas também frisar a importância de recorrer ao dicionário com frequência. Um objeto de grande utilidade e importância, que nos deve acompanhar sempre que se está a ler.

Independentemente de se ler uma revista, um jornal ou um livro, fazermo-nos acompanhar de um dicionário é sinónimo de esclarecimento de dúvidas no momento. Um importante passo que permite que se melhorem os conhecimentos sobre a nossa língua materna. É ainda um gesto de humildade e de respeito perante a dimensão da língua portuguesa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.