Há truques que alteram a forma como fazemos as coisas, revelando-se muito eficazes. Saiba como fazer polvo congelado sempre macio e tenro!
O polvo é um ingrediente bastante usado na gastronomia portuguesa. Existem várias receitas de pratos tradicionais nacionais que levam este alimento. Há receitas de polvo em restaurantes de norte a sul do país, mesmo nas ilhas dos Açores e Madeira.
Embora o polvo seja feito em muitas casas portuguesas, quem desconhece a arte de fazer um bom polvo acaba por apresentar *a família uma refeição mediana, podendo mesmo revelar um polvo duro, borrachoso.
Ora, assim, estraga-se uma experiência gastronómica que poderia ser memorável, deliciosa. Há pequenas dicas de reputados chefs que fazem toda a diferença. Quer conhecê-los?
Como fazer polvo congelado sempre tenro e macio

O polvo congelado
Optar pelo polvo congelado significa realizar uma opção sensata, pois, torna-se bastante prático.
No entanto, quem não sabe como cozer o polvo congelado pode cometer erros e ganhar uma bela dor de cabeça. Pois, há erros comuns que são cometidos que levam a que o polvo fique duro, algo que naturalmente compromete a refeição.
Contudo, não se preocupe que com as sugestões que reunimos para si não terá essa deceção.
O polvo
Este é um dos ingredientes mais estimados pelos portugueses, por isso, ele está presente em diversos pratos mais típicos de Portugal. Um dos pratos mais populares da gastronomia portuguesa é o polvo à Lagareiro.
Versatilidade
O polvo é um alimento versátil, podendo assumir protagonismo em receitas bastante distintas. Como é um alimento particularmente saboroso e suculento, cai bem em qualquer ocasião.

Uso do polvo congelado
A tenrura que se deseja num polvo congelado não é fácil de obter. É indispensável cozinhar o polvo na perfeição para ele ficar tenro. Há truques que permitem tornar o polvo congelado mais tenro.
A escolha
Naturalmente, para se conseguir obter o resultado desejado, há alguns passos a dar. Antes de se centrar nas receitas, obviamente que se deve primeiro cozer o polvo. O uso de polvo congelado requer alguns cuidados para impedir que ele apresente uma textura borrachosa.
Descongelamento
O primeiro passo é descongelar o polvo. Coloque o polvo numa bacia e deixe no frigorífico a descongelar ao longo de 24 horas. Desta forma a carne do polvo irá cozer toda à mesma temperatura, evitando choques térmicos.

A separação dos tentáculos
Após ter o polvo descongelado, deve separar os tentáculos do corpo. Primeiro deve esticar o polvo numa tábua plana, em seguida corta-o desde a sua base com a ajuda de uma faca bem afiada.
Assim que conseguir separar a parte central e dura do corpo da cabeça, corte a cabeça pela metade. Após esta tarefa deve desfazer-se da parte central do polvo. Pois, esta parte não tem sabor. Em seguida, coza os tentáculos juntamente com a cabeça, pois essa dá sabor.
A cozedura
Primeiro encha 2/3 de uma panela com água. Em seguida tempere, coloque sal e aromáticos. Pode usar de acordo com o seu gosto, desde ervas aromáticas, especiarias e até legumes, nomeadamente o alho francês, cebola ou cenoura.
Após a água levantar fervura, mergulhe o polvo na água a ferver, aos poucos. Assim, deve mergulhar o polvo, sem largar, faça-o duas ou três vezes na água preparada.
Após este procedimento, com o choque da diferença da temperatura irá notar que os músculos do polvo irão começar a ceder o que ajudará a garantir que a carne do polvo ficará tenra e saborosa.
Depois, deixe que o polvo fique cozido na panela ao longo de meia hora. Ao longo da cozedura pode-se ir avaliando a carne do polvo, picando com um garfo de forma a comprovar se a textura está no ponto.

Como assar e grelhar o polvo
O polvo também pode grelhar o polvo. Primeiro deve forrar um tabuleiro com papel de alumínio.
Posteriormente, coloque o polvo já descongelado como foi indicado. Em seguida, tempere com sal. Finalmente, tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 130°C. Resta deixar cozinhar ao longo de 2 horas.
O momento de grelhar o polvo
Assim que passar o tempo, deixa o polvo arrefecer. Entretanto, pré-aqueça a churrasqueira ou o grill. Depois, pincele a grelha com azeite, em seguida aqueça-a em temperatura alta, por 10 minutos.
Regue o polvo com azeite e depois tempere a gosto com sal e pimenta. Leve o polvo à brasa por 5 minutos até ele se apresentar “moreno”. No momento de servir o polvo, regue o molusco com azeite, sumo de limão e salsa. Acompanhe com batatas assadas ou outro acompanhamento que ache preferível.
Leia também:
- Saiba temperar peixe para assar (e não só) como um mestre
- Polvo à Lagareiro e no forno, 3 sugestões irresistíveis
- 3 receitas de polvo assado no forno que são uma delícia

NCultura
Agora que já sabe como fazer polvo congelado, basta por em prática os passos que aqui demonstramos. Se tem alguma sugestão de temperos ou receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…