Início Tradições Como conservar vinho tinto depois de o abrir?

Como conservar vinho tinto depois de o abrir?

Existem algumas dicas que deve seguir para evitar desperdiçar vinho tinto (ou outro), para saber como conservar vinho tinto depois de o abrir.

Como conservar vinho tinto
Como conservar vinho tinto depois de o abrir?

Como conservar vinho tinto depois de o abrir? Basta o gesto de abrir um garrafa de um bom vinho tinto, para a nossa vida ser temperada com um pouco de felicidade. O gesto, o ritual, é sinónimo do prazer que se segue, independentemente da marca ou do ano de colheita. Contudo, esse gesto também é a imposição imediata de um prazo para o consumo do vinho, pois ele começa automaticamente um processo de degradação. Para conservar vinho tinto, o local, a posição e a temperatura são todos elementos que se devem ter em conta na hora de armazenar corretamente as suas garrafas de vinho.

O vinho é um organismo vivo que está num lento, mas constante processo de evolução. Enquanto a garrafa está fechada, ele pode mesmo levar muitos anos a atingir o seu auge. Quando a garrafa é aberta, interrompe-se abruptamente esse processo evolutivo, ocorrendo o oposto. É uma sentença de morte para a qualidade do vinho e o caminho para o fim é rápido. Mas não se preocupe! Sobrou vinho tinto? Não o descarte! Conheça dicas para conservar o vinho.

como conservar vinho tinto
Como conservar vinho tinto depois de o abrir?

Aprenda a conservar vinho tinto depois de aberto

Existem diferentes variáveis que interferem na validade de um vinho, conferindo maior ou menor longevidade a um vinho aberto. Por exemplo, o vinho tinto implica uma validade distinta da de um espumante, de um branco ou de um rosé, depois de aberto. O preço do vinho por si só não assegura maior ou menor longevidade.


Leia também: 15 razões para beber vinho tinto diariamente


Validade do vinho

O vinho tinto é aquele tipo de produto que não pode mesmo ser desperdiçado. Todos os amantes de vinho tinto compreendem a frustração que é abrir uma garrafa e depois, fruto de algumas contingências, ver-se obrigado a colocar vinho no lixo.

O champagne ou os espumantes têm uma validade muito breve (depois de abertos), pois o gás carbónico e os aromas perdem-se rapidamente e fica sem qualidade em poucas horas. Depois de se abrir uma garrafa de vinho rosé, o prazo de validade é pouco ou nada superior, pois só mantém as qualidades no período máximo de um dia. Os vinhos brancos, depois de abertos, já apresentam maior longevidade, pois mantêm uma longevidade de cerca de 2 dias (podendo variar de vinho para vinho). Já depois de abrir uma garrafa de tinto.

Como conservar vinho tinto
Como conservar vinho tinto depois de o abrir?

Os vinhos tintos – longevidade

Os vinhos tintos são, na sua generalidade, os vinhos que garantem uma maior longevidade, a qual pode variar entre 3 a 5 dias, conseguindo o máximo de tempo, 5 dias, quando é um vinho mais intenso, encorpado e alcoólico.

Existem casos especiais como “Bag in box”, um formato distinto que, depois de aberto, garante maior longevidade. Estas caixas são conotadas como vinho barato, mas não deixam de ter grande qualidade. Neste formato, o vinho tem a longevidade de 6 semanas depois de aberto.

Como conservar vinho tinto
Como conservar vinho tinto depois de o abrir?

O processo de degradação

É ou não uma boa opção abrir uma garrafa de vinho, sabendo que nos vamos ausentar uns dias? Devo abrir uma garrafa de vinho, sabendo que vou de férias? Imagine o cenário de ter dois ou três jantares com amigos agendados. Sabe que não estará por casa para acabar com o vinho, será que deve arriscar abrir a garrafa?

Abrir uma garrafa de vinho tinto e esperar 4 dias para voltar a beber, pode implicar a degradação do vinho. Depois de aberta, o néctar entra em contacto com o oxigénio, o que acelera o processo de degradação, perdendo qualidade, aroma, sabor e outras propriedades.


Leia também: O Vinho tinto provoca-lhe dores de cabeça? Está aqui a solução


Como conservar vinho tinto
Como conservar vinho tinto depois de o abrir?

Então, quais são as formas de conservar o vinho?

– Usar uma rolha de cortiça e guardar a garrafa no frigorífico é a forma mais rápida, prática e económica de conservar o vinho. Não implica qualquer tipo de investimento, o que é sempre positivo.

– O vinho deve sempre ser guardado no frio, sempre! Os vinhos tintos devem ser guardados no frigorífico, após a sua abertura, mesmo que depois se opte por beber o vinho à temperatura ambiente. Só dessa forma irá garantir maior longevidade ao vinho.

– Deve evitar ao máximo o contacto entre o vinho e o oxigénio. Por isso, recomenda-se que feche bem as garrafas. Estas devem também ser colocadas na vertical.

– Outra estratégia eficaz que garante maior longevidade é transferir o vinho que sobrou para uma garrafa de vidro mais pequena, colocando uma rolha de enroscar. Desta forma, será bem menor a superfície livre da garrafa, acumulando menos oxigénio.

– Um investimento numa bomba de vácuo pode ser uma estratégia eficaz, pois permitirá remover o oxigénio presente na garrafa de vidro, seja esta a pequena ou a original.

– Outro investimento interessante será apostar em rolhas de plástico. Permitirá selar ainda melhor as garrafas, depois de se remover o oxigénio no seu interior.

Tabela de valor nutricional do vinho tinto (1 copo 147,0 ml)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 125 kcal 6,2 %
523 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos 3,8 g 1,4 %
Açúcares 0,9 g 1,8 %
Proteína 0,1 g 0,1 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 127,1 g 6,4 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não sei se é burrice ou preguiça para pensar…
    Mas cara, pensa assim, tu sabe aquele moleque k da no filme cidade de Deus?? O Zé pequeno?!?! Tá lembrado???
    Pois é, esse moleque era Menor k os outros moleque daí vêm o nome ZÉ PIKENO!!! Se tu pensar assim tu vai longe mermao!!
    EH NOIS!
    P. S- como tu tem preguiça de pensar aviso já k sou tuga ta ligado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.