Um desafio culinário que pode transformar uma refeição simples numa experiência memorável. Veja como fazer o assado perfeito! Frequentemente, muitos portugueses escolhem os fins de semana para a realização de eventos especiais, almoços ou jantares em família e/ou com amigos. Há algumas refeições mais indicadas para esses momentos.
Os assados são refeições consensuais. Como são saudáveis e sempre deliciosos, todos adoram! Esta é uma refeição prática que tende a ficar bastante saborosa. Contudo, não basta atirar um pedaço de carne para o forno e a magia acontece.
O percurso para um assado irresistível implica a passagem por várias etapas. Da confeção à apresentação, há vários momentos em que cada opção pode ser decisiva. Reunimos um conjunto de dicas de Chefs que fazem a diferença.
Como fazer o assado perfeito
1 – Planeie bem o que quer fazer
Frequentemente, podemos constatar que menos. Com este ensinamento em mente, não pense que no momento de fazer um assado recheado é boa ideia socorrer-se de todos os acompanhamentos possíveis e imaginários. O importante nesta refeição é concentrar-se no mais importante, a carne, o protagonista da refeição.
2 – Leia bem a receita
Se escolheu uma receita em específico, então deve seguir cada etapa. Primeiro, deve lê-la atentamente, do início ao fim. Desta forma, conseguirá perceber cada uma das etapas que terá de percorrer. Assim, não falhará nenhum passo da receita.
3 – Estabeleça prazos
Os alimentos são diferentes. Por isso, não levam todos o mesmo tempo a ficarem devidamente cozinhados. Desta forma, se os colocar em simultâneo no forno, deve estabelecer o momento de saída dos diferentes alimentos. Uns itens podem necessitar de sair mais cedo, outros entram mais tarde. Existem tempos de cozimento distintos.
4 – Controle os tempos e as temperaturas
Geralmente, os assados são feitos a 200ºC, com ventilador a 180°C. Quanto aos tempos destinados a cada carne, dependerá sempre da variedade.
- Carne (média) – 25min por 450g
- Cordeiro (médio) – 25min por 450g
- Carne de porco – 35min por 450g
- Frango – 30min por 450g
Por exemplo, no caso da carne de bovino e de cordeiro, a sugestão dos especialistas é que cozinhe por 5min a menos por 450g. Isto, se optar por uma carne malpassada. No entanto, se a sua preferência recair numa carne mais bem passada, adicione 25min a mais ao tempo de cozimento indicado.
5 – Não tenha pressa
Um bom assado leva o seu tempo. Por isso, não deve ser feito à pressa. Os tempos de assadura indicados devem ser respeitados. É um erro tentar acelerá-los, se o fizer irá prejudicar a qualidade da carne. O sabor e textura da carne ficam alterados.
6 – Use um termómetro de carne
Quem pretende assados perfeitos deve usar um termómetro de carne. Esta ferramenta pode ter um papel importante, porque dá a informação mais fidedigna sobre o estado de confeção do alimento. O procedimento é simples: basta colocar o termómetro bem no centro da junta para obter a leitura.
– No caso da carne de cordeiro, se quiser carne malpassada, a temperatura deve rondar os 50°C; já médio deve chegar aos 60°C; e, finalmente, o bem passado atinge os 70°C.
– Contudo, se desejar cozinhar frango, deve procurar uma temperatura interna de 75°C.
– No caso da carne de porco, a temperatura é de 65-70°C,
7 – Prepare tudo com tempo
Para um assado ficar perfeito, a sua preparação deve ser realizada com antecedência alargada e começar na véspera. Devemos começar por descascar os vegetais. Em seguida, devemos embrulhar em papel de cozinha húmido e guardar no frigorífico.
Este procedimento é uma estratégia importante, porque permite adiantar serviço e apurar os sabores dos alimentos.
8 – Prepare um molho extra
Normalmente, a assadeira deve encontrar-se sempre bem regada com um bom molho. Geralmente, o molho que se forma na assadeira é criado pela própria carne e pelos demais ingredientes que foram usados.
No entanto, pode sempre recorrer a um caldo de frango quando o olho se revelar insuficiente. Eis os pássaros a dar nesta receita…
– Primeiro, coloque 600ml a 1 litro de caldo de boa qualidade num tacho.
– Então, no mesmo utensílio, adicione 150ml de vinho branco e leve a ferver.
– Posteriormente, acrescente 3 colheres de sopa de cebola caramelizada.
– Em seguida, adicione 25g de farinha de milho e 2 colheres de sopa de água.
– Entretanto, bata o preparado e deixe ferver, sempre, até o molho engrossar.
– Então, vá adicionando sumo de limão e temperos, a gosto.
– Está pronto!
Aprenda a cozinhar carnes como ninguém:
- Como assar carne de porco na perfeição
- Evite os 7 erros mais frequentes a confecionar carne
- Faça carne estufada como nos restaurantes. Tenra e deliciosa!
9 – Congele o que puder
Na preparação da refeição especial, deve preparar tudo aquilo que puder. Por exemplo, a sobremesa, como um doce de bolacha Maria, deve ser feita alguns dias antes. Posteriormente, deve ser guardada no congelador.
Desta forma, no dia da refeição, deve concentrar toda a atenção no assado. Escusa de despender tempo com a preparação da sobremesa.
10 – Faça opções práticas
Faça questão de aproveitar o calor do forno da melhor forma. Aproveite a temperatura do forno para preparar alguns petiscos. Contudo, manter uma vigilância não implica que tenha de verificar o forno minuto a minuto.