Há fãs de migas por aí? Saiba que já não tem de ir ao Alentejo para provar umas migas à maneira… Saiba como fazer migas à alentejana corretamente.
As migas são um prato típico da região do Alentejo e comê-las lá tem outra mística e encanto. Contudo, se reside longe do Alentejo e não pode ir até lá nos próximos tempos, não tem de se privar desta iguaria adorada por todos.
Este é, de resto, um prato económico, fácil e rápido de preparar, que até pode surpreender pela sua simplicidade. Se nunca experimentou fazê-lo, então trazemos-lhe uma receita para que não haja margem para erros. Além disso, também lhe deixamos algumas dicas para que consiga umas migas no ponto certo, nem muito secas, nem muito húmidas. Respeite o passo a passo e será bem-sucedido nesta tarefa.
Como fazer migas à alentejana corretamente
As melhores dicas gerais
Ingredientes
Para preparar umas migas à alentejana saborosas e tradicionais, deve privilegiar ingredientes locais, sazonais e frescos, pois tal confere qualidade ao prato, além de o tornar mais económico e barato.
Mise en place
Preparar previamente os ingredientes ajuda a garantir que não lhe falta nenhum produto e também assegura que o prato fica pronto mais rapidamente, pois já tem as coisas adiantadas.
Quantidades e dosagens
As proporções são muito importantes e garantem pratos mais equilibrados. Por esse motivo, deve preferir receitas com referências a quilos e a litros, de modo a conseguir executar o prato com grande exatidão. Respeitar as quantidades e as dosagens é a melhor maneira de conseguir o resultado pretendido.
As melhores dicas específicas
Aproveitamento do pão
Esta é uma excelente receita para usar as sobras de pão que tem aí por casa.
Desfazer o pão
Prepare o pão, cortando-o em fatias fininhas, que devem ser demolhadas em água, mas sem se desfazerem.
O momento de virar
Para virar as migas, deve usar um prato, colocá-lo por cima e voltá-las novamente. Deste modo, elas irão fritar uniformemente.
Decoração
Sirva as migas numa travessa, preferencialmente de barro, decoradas com rodelas de chouriço e de citrinos (laranja ou limão). Estas últimas vão dar uma frescura ao prato, “cortando” um pouco a gordura.
Bebida
Acompanhe as migas com um saboroso vinho tinto da região do Alentejo.
Migas à alentejana
Ingredientes
– 3 dentes de alho
– 500 g de entrecosto de porco
– 450 g de pão tipo caseiro duro
– 100 g de toucinho
– 1,5 l de água
– 1 c. de chá de massa de pimentão
– Sal q.b.
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, corte o toucinho às tiras.
– Leve o toucinho ao lume num tacho de barro, até derreter.
– Depois, corte o entrecosto aos bocadinhos.
– Tempere o entrecosto com alho, sal e massa de pimentão.
– Na gordura que ficou no tacho frite o entrecosto.
– Retire o entrecosto do tacho, depois de frito.
– Leve os dentes de alho esmagados a alourar.
– Depois, acrescente o pão cortado finamente.
– Posteriormente, deixe que frite um pouco.
– Junte a água a ferver e faça o tempero com o sal.
– Tape o tacho e leve a ferver novamente.
– No momento de servir, envolva e coloque na travessa com o entrecosto à volta.
– Bom proveito!
Leia também:
- Regras de ouro para a melhor carne de porco à alentejana do mundo
- A melhor bola de carne fácil está aqui. Tem de provar!
- Como fazer frango assado no forno de comer e chorar por mais
NCultura
Não deixe passar a oportunidade de surpreender a sua família ou convidados dominando a arte para fazer migas à alentejana corretamente.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Receitas de carne. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…