As melhores dicas que ajudarão a colocar na mesa uma das sobremesas tradicionais portuguesas. Saiba como fazer filhós ou filhoses à moda antiga.
Há uma sobremesa que todos gostam de comer na quadra natalícia, as filhós. Filhós, filhoses, coscorões ou coscoréis, são alguns dos nomes atribuídos a este doce, consoante a região do país. A filhós é um bolo pequeno de farinha, feito também com ovos e outros ingredientes. Após ser frita, a filhós é polvilhada com açúcar e canela ou, então, é banhada por uma calda de açúcar.
A filhós integra aquele leque de opções tradicionais da quadra natalícia, sendo um doce típico do Natal, sendo feito em muitas regiões do país.
Quer aprender a fazer esta sobremesa como manda a tradição? Tome nota das dicas que reunimos para si.
Como fazer filhós ou filhoses à moda antiga

Em bom português
Muitos têm dúvidas no uso dos termos que definem este doce, seja no singular, seja no plural.
No singular, tanto pode ser usado o termo filhó ou filhós. No plural, o termo filhó fica filhós, pois segue a regra do plural das palavras terminadas em vogal. Já o plural de filhós é filhoses, pois segue a regra dos nomes terminados em “-r”, “-s”, “-z” e “-n”. Assim, juntamos o “-es”.
Há autores que condenam a forma singular filhós e, também, o seu plural filhoses, mas esta variante é reconhecida por uma obra de referência, mais especificamente o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966, confira p. 459).
Eis algumas das melhores dicas
As melhores sobremesas de Natal são as tradicionais. Faça filhós como fazia a avó!

Valorize a organização
A organização dos ingredientes revela-se uma estratégia sensata e extremamente importante. Por isso, deve ser valorizada. Independentemente da receita que pretenda seguir, deve sempre ser feita a organização dos ingredientes.
Se preparar tudo com a devida antecedência, terá tudo à mão, precisamente no momento em que a receita o solicita. Terá o trabalho facilitado se tiver todos os ingredientes bem organizados, além de evitar o desconforto de lidar com surpresas desagradáveis de última hora, nomeadamente a ausência de um ingrediente importante.
O momento de acrescentar os ovos
Acrescente o ovo seguinte, somente quando o ovo anterior já se encontrar perfeitamente incorporado.
Fritar estrategicamente
Frite poucas filhoses de cada vez. Faça aos poucos, para que as filhoses possam crescer, sem se agarrarem umas às outras.

Filhós ou filhoses
Ingredientes
– 3 ovos
– 0,5 litro de leite
– 250 g de farinha
– 150 g de açúcar
– Uma raspa de limão
– Óleo q.b. para fritar
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, misture bem a farinha com o leite.
– Acrescente o açúcar e a raspa de limão.
– Junte os ovos, um de cada vez.
– Acrescente o ovo seguinte, quando o anterior estiver perfeitamente incorporado.
– Volte a misturar bem os ingredientes.
– Posteriormente, deixe repousar um pouco.
– Depois, leve a fritar em óleo quente, colocando as colheradas do preparado.
– Coloque as filhós sobre papel absorvente, para eliminar gordura.
– Depois, coloque a sobremesa numa taça ou travessa.
– Posteriormente, polvilhe as filhós com açúcar em pó e canela.
– Bom proveito!
Leia também:
- Como fazer as melhores rabanadas tradicionais portuguesas
- As 4 melhores receitas de Natal portuguesas
- 4 receitas de Sonhos de Natal para todos os gostos

NCultura
Se leu “Como fazer filhós ou filhoses à moda antiga” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
Comentários 1