Quer aprender a preparar o verdadeiro cozido das Furnas? Veja não apenas como fazer este cozido tradicional, mas também onde o pode saborear! O nosso país tem no cozido à portuguesa uma bandeira da gastronomia nacional. Este maravilhoso prato é um dos mais populares de Portugal. Ao longo do país, podemos encontrar algumas variantes.
No entanto, uma das versões mais populares não se encontra em Portugal Continental, mas sim num paraíso português.
Como fazer (e onde comer) o famoso cozido das Furnas
Reputação do prato
Neste prato singular, podemos encontrar uma diversidade de carnes e legumes. O cozido à portuguesa é feito de formas distintas um pouco por todo o país. São muitas as versões deste prato que se tornou num clássico.
Entre as versões deste prato, podemos encontrar receitas com ingredientes menos comuns, como frango, presunto e feijão. No entanto, na maioria das receitas, não se encontram esses ingredientes.
Diversidade
O cozido à portuguesa é considerado um dos pratos mais famosos da nossa gastronomia. Este clássico da cozinha lusa apresenta um conjunto de sabores intensos muito apreciados pelo povo português. No Algarve, há pessoas que juntam a batata-doce ao cozido à portuguesa. Já em Trás-os-Montes é comum encontrar alheira. Nos Açores, também podemos encontrar um cozido singular…
O cozido das Furnas
Nos Açores, podemos encontrar o popular cozido das Furnas, um símbolo da gastronomia do arquipélago. Este prato tem a particularidade de ser cozinhado debaixo da terra. Este petisco singular revela-se um prato aquecido através do calor vulcânico.
O cozido das Furnas é uma iguaria com um caráter único. Todas as pessoas que visitam a maior ilha do arquipélago dos Açores fazem por provar o cozido. Em São Miguel, todos ficam rendidos a este petisco realizado nas caldeiras naturais da Lagoa das Furnas.
Este é seguramente um dos maiores pontos de interesse da ilha de São Miguel. Visitar a Lagoa das Furnas equivale a visitar o paraíso. Esta atração encontra-se circundada por uma vegetação rica, densa, deslumbrante.
Há várias razões para tornar este lugar tão atrativo, seja devido às fumarolas e aos geiseres do chão do Vulcão das Furnas. Este é um dos cinco vulcões da Ilha de São Miguel que ainda se encontram ativos. As fumarolas consistem em aberturas formadas na crosta terrestre. Delas saem vapor de água e gases que apresentam um cheiro intenso a enxofre. Nesta parte, foi criada uma “zona de cozidos”.
Existem ainda buracos que se encontram reservados para os restaurantes locais. É por lá que o famoso Cozido das Furnas é feito. Nesses restaurantes, servem esta iguaria.
Os mais aventureiros preferem cozinhar por si este prato tradicional. Felizmente, há essa possibilidade. Qualquer interessado poderá preparar o cozido das Furnas. No entanto, não é uma tarefa simples. Primeiro, há o investimento feito numa lista de ingredientes bem generosa. Além disso, este prato requer grande perícia na cozinha.
Todos os que pretendam viver esta aventura de assumir uma tarefa tão emblemática nos Açores, devem reunir um conjunto de ingredientes vasto, nomeadamente:
- carnes de porco
- carnes de vaca
- carnes de galinha
- chouriço
- morcela
- batata
- batata-doce
- couve
- cenoura
- repolho
- inhame
Após colocar numa panela os diversos ingredientes necessários para a realização do Cozido das Furnas, a panela é atada com uma corda. Em seguida, a panela deve ser colocada numa saca de pano e levada para dentro da caldeira.
Posteriormente, a caldeira tem de ser fechada com uma tampa de madeira. Finalmente, a caldeira deve ser coberta com terra e não pode ser aberta até o cozido estar pronto.
O tempo estimado para o Cozido das Furnas é de 5 a 7 horas. Ao longo deste tempo, a comida é cozinhada lentamente, devido ao calor natural emanado pela atividade vulcânica. A temperatura do solo é de 100 °C, aproximadamente.
A hora a que se chega à Lagoa das Furnas também é importante. Se só quiser assistir ao momento, pode estimar a sua chegada entre as 12h e as 15h. Por esta altura, seguramente que irá assistir ao momento da retirada de algumas panelas da terra quente. Então, poderão provar a iguaria açoriana num dos vários restaurantes presentes na área.
Embora a gastronomia seja um tesouro local, existem muitos outros atrativos a experienciar nas Furnas. Por exemplo, a “sala de visitas dos Açores” é uma referência desta área singular. Trata-se de um espaço imperdível devido aos fenómenos vulcânicos secundários que há no Vale das Furnas.
Na freguesia das Furnas, poderá encontrar um pouco do que de melhor poderá encontrar na encantadora ilha de São Miguel. As Furnas têm tanta riqueza que se apresentam como uma das localidades mais belas dos Açores.
Os pontos de maior interesse
A Ermida de Nossa Senhora das Vitórias
Esta atração está presente na margem poente da Lagoa das Furnas. Trata-se de um exemplar notável do estilo neogótico.
Os miradouros
Entre os pontos de interesse mais impressionantes das Furnas estão ainda os miradouros do Pico do Ferro e do Salto do Cavalo. A partir destas atrações, poderá observar a imensa beleza local, nomeadamente o Vale das Furnas que se desenvolveu dentro da cratera do vulcão.
Terra Nostra
Se realizar esta caminhada, deve ainda seguir o percurso até ao Parque Terra Nostra. Neste paraíso, poderá encontrar uma variedade de arbustos e árvores incrível. Alguns exemplares contam com mais de 200 anos de existência.
A piscina de água termal encontra-se presente logo à entrada. A água apresenta uma temperatura elevada. A experiência de se banhar neste lugar singular com águas a uma temperatura entre os 35 °C e 40 °C revela-se algo memorável.
O parque tem caminhos sem fim, todos com uma beleza encantadora. A coleção de camélias é outra atração local que dá cor a um cenário verdadeiramente deslumbrante.
Existe ainda um místico espaço a visitar, a Poça da Dona Beija. Esta atração singular é famosa e encontra-se ali perto. Trata-se de um espaço termal ao ar livre. Este maravilhoso local permite-nos viver momentos únicos ao final do dia. É o final perfeito para um dia inesquecível!
Aprenda a preparar outros pratos tradicionais:
- Rojões à moda do Minho, receita tradicional
- Chanfana: receita tradicional que usa cabra velha e vinho tinto
- 4 receitas de ensopado de borrego, prato tradicional português
Restaurantes onde poderá comer o cozido das Furnas
1 – Restaurante “Tony’s”
Localização: Largo do Teatro 5, Furnas
2 – Restaurante do “Hotel Terra Nostra Garden”
Rua Padre José Jacinto Botelho, 5, Furnas
3 – Restaurante “O Miroma”
Localização: Rua Dr. Frederico Moniz Pereira 15, Furnas