Reunimos os melhores truques e dicas para que aprenda a cozer polvo na perfeição. Saiba como cozer polvo e deixá-lo sempre tenro.
O polvo é um ingrediente especial para o nosso povo. Existem várias receitas tradicionais portuguesas que colocam este ingrediente em destaque. O polvo é bastante apreciado pelo povo português. Há várias receitas na riquíssima cozinha portuguesa com polvo, todas deliciosas.
Contudo, o polvo pode ficar duro e borrachoso quando não é tratado devidamente. Reunimos algumas dicas de forma que possa cozer o polvo na perfeição. Existem truques que permitem que o polvo fique irresistível, delicioso, tenro.
Como cozer polvo e deixá-lo sempre tenro
1 – O segredo para um polvo cozido perfeito está presente no conjunto de dicas que asseguram um polvo sempre tenro, macio e suculento.
2 – Revela-se a melhor opção recorrer ao polvo congelado. Mesmo que tenha comprado um polvo fresco, opte por congelá-lo.

3 – O gelo permite tornar a carne do polvo mais macia e revela-se bem mais eficaz do que o velho truque de bater o polvo. Tradicionalmente, há muito tempo, em algumas aldeias da costa portuguesa, era comum as pessoas bater no polvo com um pau de madeira forte.
4 – Contudo, embora seja defendido por muitos que este método resulte, deixou de ser usado, por ser agressivo, não é bonito e ainda por cima parece sujar tudo ao redor. Mas, se pretende cozinhar um polvo fresco e tiver um quintal ou um espaço grande onde o método tradicional possa ser experimentado, dê algumas pancadas no polvo. Há quem defenda que garante um polvo bem tenro…
5 – Pode colocar o polvo dentro de um saco de plástico como alternativa, em seguida, com um rolo de cozinha, passe por cima do polvo com muita força. Faça-o diversas vezes, quase como se estivesse a estender a massa.
6 – No mercado, existe a possibilidade de comprar polvos congelados, por isso, recomenda-se que o faça, optando por um polvo de boa qualidade.

7 – O processo de descongelar o polvo deve ser feito à temperatura ambiente.
8 – Após ter o polvo descongelado, deve lavá-lo bem, passando-o em várias águas, até toda a viscosidade ser eliminada do polvo. recomenda-se que se tenha uma atenção particular às ventosas.
9 – Enquanto cumpre essa tarefa pode ir colocando a água a ferver, sem ser temperada com sal! Para controlar melhor a cozedura do polvo, evite usar panela de pressão. O método mais simples permite deixar a pele do polvo intacta, sem perder as ventosas. Assim, terá um polvo mais bonito e saboroso.
10 – Posteriormente, quando a água já se encontrar em ebulição, segure o polvo pela cabeça. Em seguida, vá mergulhando os tentáculos primeiro, até eles mudarem a sua cor.
Apenas depois dessa mudança de cor do polvo é que o deve mergulhar na água, completamente. Em seguida, deixe-o cozer em lume brando. O tempo de cozedura pode variar conforme o tamanho do polvo, recomenda-se o tempo de 40-45 minutos.

11 – Para avaliar se o polvo se encontra devidamente cozido, opte por espetar um palito, evite mexer no polvo com algo metálico.
12 – Após ter o polvo devidamente cozido, ele está pronto para qualquer utilização.
13 – O polvo pode ser usado para fazer filetes, para servir em salada, ou “à galega”, entre muitas outras opções.
14 – Assim, pode comer o polvo simples, só cozido. Pode ainda acompanhar o polvo com batata e hortaliça. Recomenda-se que regue o polvo com um bom azeite. Não desperdice a água na qual o polvo foi cozido. A água pode ser usada para se fazer um arroz “malandrinho”; saboroso.

Eis mais algumas dicas úteis para o polvo ficar perfeito!
Se não quer que o polvo fique rijo ou elástico, eis alguns truques que pode usar…
– Com um pau de madeira, bata no polvo para ele ficar mais tenro;
– Coloque o polvo dentro de um saco de plástico, depois com um rolo de cozinha, passe por cima dele;
– Faça o polvo passar por choques térmicos;
– Coloque o polvo ainda congelado dentro de água a ferver e depois retire-o. Repita este procedimento cerca de 6 vezes;
– Opte por congelar o polvo antes de o cozer;
– Coza o polvo juntamente com uma cebola;
– Leve o polvo juntamente com a sua própria água.
Leia também:
- Como fazer polvo à lagareiro na perfeição
- 3 receitas de polvo assado no forno que são uma delícia
- Aprenda a cozinhar polvo congelado como nos restaurantes

NCultura
Se leu “Como cozer polvo e deixá-lo sempre tenro” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…