Início Cultura «Colestrol» é erro de português?

«Colestrol» é erro de português?

Devemos escrever cólesterol, cólestrol, colesterol ou colestrol? Tire todas as dúvidas e fique a saber se «colestrol» é erro de português.

Colestrol
«Colestrol» é erro de português?

Devemos escrever cólesterol, cólestrol, colesterol ou colestrol? Tire todas as dúvidas e fique a saber se «colestrol» é erro de português.

Por vezes, sentimos alguma confusão quando somos confrontados com determinadas palavras que nos suscitam dúvidas. Será que se escreve assim? Será que esta palavra tem a definição que penso que tem? Estarei a confundir esta palavra com outra semelhante?

Ter nas mãos um dicionário pode ajudar a esclarecer muitas dúvidas na hora. Um dicionário pode revelar-se uma ferramenta de grande valor, de elevada utilidade, pois possibilita o esclarecimento de dúvidas no momento. Com ele, podemos aprofundar o conhecimento sobre o significado (ou significados) das palavras procuradas. Também permite que se saiba como se escrevem determinados termos que ainda não dominamos.


Leia também: Erros de português que fazem muitos passar vergonha


«Colestrol» é erro de português?

Se gosta de desafios que testem os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa vai adorar este artigo! Temos um desafio para si: quais das seguintes frases está sem erros ortográficos e tem o termo em análise corretamente aplicado?

– O cólesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

– O cólestrol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

– O colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

– O colestrol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

– O colestrol elevado não torna as pessoas mais suscetíveis a ter Covid-19, mas pode despoletar a progressão mais rápida da doença.

– O cólestrol elevado não torna as pessoas mais suscetíveis a ter Covid-19, mas pode despoletar a progressão mais rápida da doença.

– O colesterol elevado não torna as pessoas mais suscetíveis a ter Covid-19, mas pode despoletar a progressão mais rápida da doença.

– O cólesterol elevado não torna as pessoas mais suscetíveis a ter Covid-19, mas pode despoletar a progressão mais rápida da doença.

– Conheça a lista dos alimentos que deve comer para conseguir controlar o mau cólestrol.

– Conheça a lista dos alimentos que deve comer para conseguir controlar o mau colestrol.

– Conheça a lista dos alimentos que deve comer para conseguir controlar o mau colesterol.

– Conheça a lista dos alimentos que deve comer para conseguir controlar o mau cólesterol.

Se já realizou o exercício e ainda tem algumas dúvidas, recomendamos que conclua a leitura do artigo que criámos para si.

Significados

Colesterol

Termo que vem do grego Kholé, “bilis”, + stereós, “sólido”, + ol. Este nome masculino, próprio da bioquímica e da medicina, é referente à gordura produzida pelo organismo e que também pode ser obtida pela ingestão de produtos animais.

Esterol, de fórmula química ‎C27H46O, presente nas membranas celulares dos vertebrados, que intervém na síntese de diversas hormonas e que participa na estrutura de certas lipoproteínas plasmáticas (o seu nível elevado, nomeadamente sob a forma de lipoproteínas de baixa densidade, pode por isso estar associado ao desenvolvimento de arteriosclerose).

Os termos cólestrol, cólesterol e colestrol não existem na língua portuguesa. São formas erradas de escrever colesterol.

Respostas

Agora que temos um conhecimento aprofundado do conceito analisado e das formas incorretas, estamos completamente preparados para voltar ao desafio e identificar quais as frases que estão corretas e quais as que não estão.

– O cólesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.X

– O cólestrol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. X

– O colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.✓

– O colestrol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. X

– O colestrol elevado não torna as pessoas mais suscetíveis a ter Covid-19, mas pode despoletar a progressão mais rápida da doença. X

– O cólestrol elevado não torna as pessoas mais suscetíveis a ter Covid-19, mas pode despoletar a progressão mais rápida da doença. X

– O colesterol elevado não torna as pessoas mais suscetíveis a ter Covid-19, mas pode despoletar a progressão mais rápida da doença. ✓

– O cólesterol elevado não torna as pessoas mais suscetíveis a ter Covid-19, mas pode despoletar a progressão mais rápida da doença. X

– Conheça a lista dos alimentos que deve comer para conseguir controlar o mau cólestrol. X

– Conheça a lista dos alimentos que deve comer para conseguir controlar o mau colestrol. X

– Conheça a lista dos alimentos que deve comer para conseguir controlar o mau colesterol. ✓

– Conheça a lista dos alimentos que deve comer para conseguir controlar o mau cólesterol. X


Leia também: 6 Erros de português que muitos cometem


Conclusão

Como tivemos oportunidade de constatar, apenas uma forma está correta. As restantes formas não existem na língua portuguesa e estão incorretas. Apenas se deve escrever colesterol. Os termos cólestrol, cólesterol, e colestrol não existem na língua portuguesa, são formas erradas de se referir ao conceito “colesterol” e devem, por isso, ser evitadas.

Reflexão

Além de visar esclarecer algumas dúvidas que podem surgir no nosso quotidiano, relacionadas com a definição de determinado conceito (e a forma correta de o escrever), este artigo pretende também fomentar o uso do dicionário.

Este precioso objeto revela-se uma valiosa ferramenta que permite o esclarecimento de dúvidas sobre determinados conceitos, justamente quando estas surgem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.