Se é amante da natureza e da cultura portuguesa, certamente já ouviu falar da Serra da Lousã e das famosas Aldeias do Xisto. Entre elas, destaca-se a pitoresca Aldeia do Xisto de Chiqueiro, que encanta os visitantes com suas casas típicas em xisto e seus caminhos rodeados pela natureza exuberante da região. Localizada na encosta da serra, a Aldeia do Chiqueiro é um verdadeiro refúgio para quem procura tranquilidade e contacto com a natureza pura.
As escapadinhas são uma das melhores formas de conhecer o nosso país e constatar a sua imensa riqueza. Há tesouros turísticos de norte a sul do país. Destinos que são autênticos segredos, desconhecidos da maioria da população portuguesa.
No entanto, todos os que os visitam ficam apaixonados. As Aldeias do Xisto são conhecidas por causar esse efeito. No total, são 27 aldeias com diferentes qualidades. Cada uma é especial à sua maneira, proporcionando uma experiência distinta, que complementa as outras.
Uma dessas aldeias é Chiqueiro, embalada pelo som dos rebanhos. Venha conhecer essa pérola do interior de Portugal e descobrir todo o seu encanto e história!
Chiqueiro: a Aldeia do Xisto escondida na Serra da Lousã
A aldeia do Chiqueiro integra a Rede das Aldeias do Xisto e é protegida pela Rede Natura 2000. Chiqueiro está situada na Serra da Lousã, na sua vertente ocidental. A povoação encontra-se presente numa das encostas, exposta a nordeste da profundamente escavada bacia hidrográfica da Ribeira de São João. Esta ribeira é o principal curso de água deste flanco da serra. Os seus diversos encantos tornam a paisagem beirã ainda mais bela.
Há 27 aldeias do Xisto. Elas encontram-se localizadas entre Castelo Branco e Coimbra. As aldeias estão espalhadas num território que se estende entre o litoral e o interior de Portugal. As aldeias estão presentes em quatro zonas principais, ficando então distribuídas nas seguintes áreas: Serra da Lousã (12), Zêzere (6), Serra do Açor (5) e Tejo-Ocreza (4).
Explorar a Serra da Lousã é uma experiência sensorial única, que serve como testemunho de uma relação singular entre Homem e Natureza. A tranquilidade do espaço territorial é apenas complementada pela autenticidade das 12 aldeias de xisto que se escondem na serra.
Na Serra da Lousã, encontra-se quase metade das 27 povoações que integram as aldeias da rede. As doze aldeias da Serra da Lousã são as seguintes: Chiqueiro, Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal. Todas revelam-se experiências distintas e complementares!
A maior população residente na aldeia foi em 1940, época em que contava com 45 habitantes. No entanto, desde 1991, que esta aldeia mantinha apenas dois habitantes… A maior parte do barulho vem dos seus rebanhos. Este casal marca o ritmo da aldeia, enquanto pastoreia os seus rebanhos de cabras e ovelhas. O ambiente que se encontra nesta aldeia é encantador, algo nostálgico, retrata um Portugal de outros tempos.
Chiqueiro e as aldeias do Talasnal e de Casal Novo revelam-se o ponto de partida de eleição para diversos percursos pedestres da Lousã que proporcionam experiências imperdíveis, permitindo-nos conhecer alguns locais verdadeiramente maravilhosos, com diversas atrações, nomeadamente as paisagens de roubar o fôlego.
Esta localidade foi construída em xisto, material resgatado da Serra da Lousã. A aldeia deve o seu nome (Chiqueiro) à atividade predominante da aldeia, a pastorícia, um modo de vida que cruzou os tempos. É fonte de grande riqueza, destacando-se pela ligação à fauna endógena, com rebanhos de cabras e com a presença de veados, corços e javalis. Por isso, a aldeia de xisto Chiqueiro revela-se um constante recordar da ligação do Homem à Natureza. A ligação está bem visível nas vivências e tradições do Chiqueiro.
A Aldeia de Xisto de Chiqueiro apresenta uma simplicidade contagiante. Nesta aldeia, não há muito património construído para visitar. As suas casas são singelas. Há currais e palheiros distribuídos por duas ruas íngremes. Elas seguram-se bem nas encostas da Serra, estando envolvidas por uma vegetação deslumbrante, luxuriante. No entanto, aconselhamos uma visita a uma construção religiosa encantadora…
Chiqueiro apresenta construções semelhantes a Casal Novo, Talasnal, isto do ponto de vista arquitetónico. Podemos encontrar dois tipos de casas. As que serviam normalmente de currais, com rés-do-chão, constituído por uma pedra de xisto apoiada e cobertura em colmo. E as casas de habitação que são compostas por dois pisos.
No piso superior, cujo acesso é feito por uma escada em xisto, há uma só divisão para alojamento, frequentemente com forno de pão ao canto. No rés-do-chão, encontra-se um espaço de alojamento ou curral também. As paredes eram feitas de xisto com massa de argila e palha e a estrutura era feita em madeira de castanho ou pinho.
Este templo merece uma vista de olhos. Esta pequena construção religiosa era partilhada pelos habitantes do Casal Novo e do Talasnal. A Capela da Senhora da Guia
parece ter sido o templo mais importante dos três que se encontram nas aldeias da serra. Esta aldeia chegou a ter pároco residente. A Capela da Senhora da Guia é uma construção em xisto de planta retangular, rebocada e pintada nas esquinas com faixa em azul-espanta-espíritos. O templo apresenta uma imagem de Nª Srª da Guia, em madeira.
Curiosamente, destaca-se a inscrição religiosa que se encontra gravada na fachada de uma casa presente junto à capela, na qual são visíveis as letras “I H S”. Estas letras correspondem ao trigrama e símbolo que foi usado pela Companhia de Jesus. É provável que a inscrição seja da época em que um pároco habitou a aldeia.
Leia também:
- As 12 apaixonantes aldeias de xisto da Serra da Lousã
- 5 trilhos para fazer e descobrir as Aldeias do Xisto
- 10 belíssimas aldeias de xisto para descobrir
Festividades
- Julho: Encontro dos povos serranos (Santo António da Neve)
- 2º sábado de setembro: Festa de Nossa Senhora da Guia
Informação Útil
Como chegar?
Vindo de Norte e de Sul
Na A1, deve sair para Coimbra. Depois, tome a N17 (Estrada da Beira) e 14 km após a ponte sobre o Rio Mondego deve sair para a N236, no sentido da Lousã. Após 9 km, chega à Lousã. Então, deverá tomar o caminho florestal de terra batida, a partir de Cacilhas em direção às Aldeias do Xisto. Depois, siga as indicações para a aldeia.
Vindo de Espanha
Na A23, deve sair na saída 18 na direção Pombal/Sertã, devendo tomar o IC8. Após 64 km, deve sair na direção de Castanheira de Pera pela N236-1. Após 10 km, em Castanheira de Pera, deve seguir pela N236, subindo a Serra da Lousã, até encontrar indicação das Aldeias do Xisto à esquerda, por via de um caminho florestal em terra batida.
Onde ficar?
Casa Javali
Largo da Capela, 3200-075 Chiqueiro
Mais informações, aqui.