Se, perante a nossa questão, não sabe decidir-se sobre qual a maneira adequada de escrever viagem ou viajem, é precisamente pelo facto de ambos os modos estarem corretos. Sim, as palavras viajem (com “j”) e viagem (com “g”) existem e são homófonas, pois leem-se e pronunciam-se de igual modo.
Contudo, elas não devem ser usadas nos mesmos contextos e situações, pelo que é importante ficar a perceber com clareza quando deve usar cada uma delas. Acompanhe as nossas explicações.
O correto uso da língua portuguesa é uma preocupação para muitas pessoas, especialmente quando se deparam com palavras que têm grafias similares, mas com significados diferentes.
Um exemplo comum é a dúvida entre: “viagem” e “viajem”? Será que ambas as palavras estão corretas? Qual é a forma adequada de utilizá-las?
Quando utilizar “g”?
Viagem, com g, é um substantivo. É sinónimo de passeio, jornada e deslocação:
– Eu fiz uma viagem à Europa no ano passado.
– A viagem de avião foi cansativa, mas valeu a pena.
– Ele adora fazer viagens de carro pelo interior.
Já a palavra “viajem” é uma forma do verbo “viajar” conjugado na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo. O subjuntivo é um modo verbal usado para expressar dúvida, possibilidade, desejo, entre outros sentimentos. Portanto, “viajem” é utilizada quando se quer expressar uma ação hipotética, um desejo ou uma ordem em relação à viagem. Vejamos:
– Espero que eles viajem para um destino com praia nas férias.
– É fulcral que todos viajem com malas pequenas e leves.
– Aconselhamos que viajem com antecedência para evitar atrasos ou inconvenientes.
Para evitar confusões, é fundamental ter atenção ao contexto em que essas palavras são utilizadas e compreender a diferença entre substantivos e verbos, bem como os diferentes modos verbais em português.
Para tal, tenha em mente:
“viagem” é a forma correta quando se referir ao ato de viajar ou ao conjunto de atividades realizadas durante uma deslocação. Já “viajem” é a forma correta quando se expressa uma ação hipotética, sugestão, desejo ou ordem em relação à viagem.
NUNCA esquecer que a prática persistente da leitura e escrita em língua portuguesa é fundamental para aprimorar o conhecimento e evitar erros comuns como este.
Mas a dúvida em escrever uma palavra com “g” ou com “j” não é sentida apenas nestas duas palavras. Por isso mesmo, se nos guiarmos pelas regras não há como errar.
Substantivos terminados em: -agem, -igem e -ugem.
– Coragem
– Mensagem
– Vertigem
– Ferrugem
Palavras terminadas em: -ágio, -égio, -ígio, -ógio e –úgio.
– Estágio
– Sacrilégio
– Vertígio
– Relógio
– Refúgio
Esclareça outras dúvidas de Língua Português:
Quando utilizar “j”?
Formas verbais terminadas em -jar.
– Viajar
– Despejar
– Forjar
Palavras que derivam de palavras escritas com “j”.
– Projeto (projetar)
– Trajeto (trajetória)
– Loja (lojista)