Início Cultura «Bazófia» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa

«Bazófia» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa

São mais de 306.949 as palavras portuguesas. Aprenda pelo menos uma por dia! Confira «Bazófia» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa.

Bazófia
«Bazófia» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa

São mais de 306.949 as palavras portuguesas. Aprenda pelo menos uma por dia! Confira «Bazófia» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa.

O maior dicionário de português é a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948). Ele contém 306.949 palavras e representa a melhor fonte para avaliarmos a quantidade de palavras existente na língua portuguesa. Mas há outros dicionários, diferentes, com palavras que não aparecem neste, nem noutros. Tal como este tem muitas palavras que não aparecem noutros dicionários da língua portuguesa.

Assim, constatamos que 306.949 palavras é um número que até peca por defeito. Depois, já o sabemos, há palavras novas que surgem e que só posteriormente são integradas nos dicionários. São palavras que surgem fruto de novos contextos que são vividos e que implicam o uso de novos termos. Com tantas palavras que existem, são apenas 1500 as palavras que fazem parte do nosso vocabulário ativo (em média, tendo em conta um nível médio de instrução), pelo menos é essa a convicção de muitos especialistas.

Mas será possível alargar esse número? Acreditamos que sim, por isso sugerimos a aprendizagem de uma palavra por dia! Serão 30 num mês e 365 no espaço de um ano! Um número fantástico! Neste artigo, há 10 palavras e os seus significados. Contudo, para as integrar no seu vocabulário ativo, não basta ler o significado dos conceitos. É necessário aplicar frequentemente as palavras aprendidas.


Leia também: «Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa


«Bazófia» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa

Bazófia

Termo que vem do italiano bazzoffia, «patranha; ficção». Bazófia é nome feminino que significa vaidade sem motivo; presunção. É ainda um termo referente a guisado feito de restos de comida.

Enquanto nome masculino, bazófia é pessoa que se gaba exageradamente de alguns feitos ou qualidades que, muitas vezes, não lhe pertencem; fanfarrão.

Chaneza

Termo que vem de chão+-eza. Chaneza é nome feminino que significa qualidade do que é chão ou plano; planura. É, em sentido figurado, lhaneza; simplicidade; singeleza.

Prerrogativa

Termo que vem do latim praerogatīva-, com o mesmo significado. Prerrogativa é nome feminino que significa regalia; privilégio; direito; apanágio.

Insigne

Termo que vem do latim insigne-, «insigne; notável». Insigne é adjetivo de 2 géneros, que significa distinto; notável. É ainda ilustre; famoso; célebre. É, também, extraordinário.

Obsoleto

Termo que vem do latim obsolētu-, com o mesmo significado, particípio passado de obsolescĕre, «cair em desuso; passar de moda». Obsoleto é adjetivo que define algo que caiu em desuso; ultrapassado; antiquado.

Na botânica, diz-se obsoleto do órgão (ou parte deste) que se apresenta relativamente pouco desenvolvido ou pouco nítido.

Débito

Termo que vem do latim debĭtu-, com o mesmo significado. É nome masculino que significa aquilo que se deve; dívida. Débito é ainda inscrição correspondente a saída monetária ou diminuição de recursos; registo do que se fornece ou se paga. É ainda volume de um líquido que corre por unidade de tempo; caudal; fluxo.

Na Linguística, débito é velocidade de elocução. Há ainda “débito em conta / débito direto” que é prática bancária, usada sobretudo para saldar dívidas de caráter regular (prestações, quotas, etc.), em que o titular da conta, por sua livre escolha, autoriza que o valor devido a determinado credor seja diretamente retirado da sua conta (segundo limites previamente definidos), sem necessidade de intervenção sua.

Míngua

Termo que surge de uma derivação regressiva de minguar. Míngua é nome feminino que significa carência do que é necessário, falta, penúria. Significa escassez, diminuição e, ainda, defeito. Estar à míngua de X é à falta de X. Não fazer míngua é não fazer falta.


Leia também: «Insoço» é erro de português?


Deslumbrante

Termo que vem do castelhano deslumbrante, com o mesmo significado. Deslumbrante é um adjetivo de 2 géneros, que significa que deslumbra; que é ofuscante. O que é deslumbrante é fascinante, maravilhoso, sumptuoso, luxuoso.

Exímia

Adjetivo feminino singular de exímio. Exímio é termo que vem do latim eximĭu-, «excelente». Adjetivo que significa excelente; habilíssimo. Eminente; distinto; insigne.

Irascível

Termo que vem do latim irascibĭle, com o mesmo significado. Irascível é adjetivo de 2 géneros que significa sujeito a irar-se; que se irrita facilmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.