Bacalhau, o fiel amigo dos portugueses
Os portugueses adoram bacalhau e, por isso, ele está sempre presente nas nossas mesas em muitas datas especiais. Fique a saber mais sobre o bacalhau, o fiel amigo.
O bacalhau é um alimento particularmente saboroso e que tem acompanhado os portugueses durante muitos séculos, integrando com regularidade a nossa mesa. Está presente em épocas festivas e, apesar do seu custo não ser hoje tão acessível como noutros tempos, ele continua a ser consumido no nosso país com bastante frequência.
O fiel amigo dos portugueses, como muitas vezes o bacalhau é chamado, é frequentemente um explorador das águas gélidas do Norte. Originário de países nórdicos europeus como Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia, Islândia, é também possível encontrar o bacalhau nas águas do Canadá e do Alasca. Assim, apesar de ser muito estimado pelos portugueses, não há bacalhau nas águas do nosso país.
O bacalhau não é um peixe!?…
O bacalhau não é um peixe propriamente dito. Existem diferentes espécies de peixe que são identificadas como bacalhau, entre elas, os mais famosos e saborosos Cod Gadus Morhua e Cod Macrocéfalo, além das espécies Ling, Saythe e Zarbo.
Estas espécies de peixes constituem o bacalhau e é o processo de salga e de secagem (ao ar livre e ao sol) que lhes dá aquela textura e aparência. Este é um método de conservação particular, conhecido desde há muitos séculos, e que confere grande durabilidade ao bacalhau, tornando-o num valioso produto alimentar, ao longo da história.
Terão sido os vikings os primeiros a recorrer ao bacalhau e a secá-lo de forma a estarem devidamente aprovisionados nas suas viagens marítimas. .
Como os vikings tinham escassez de sal, a melhor forma de conservar o bacalhau era secá-lo ao ar livre. Desta forma, o bacalhau enrijecia, o que permitia acumular grandes quantias de alimento para as viagens marítimas.
Bacalhau em Portugal
Em termos históricos, o bacalhau teve capital importância para os portugueses. Por exemplo, o seu valor era acessível, ao contrário dos dias de hoje em que o seu valor é considerado alto e é mais comum aparecer nas mesas dos portugueses apenas em datas mais especiais (noite de consoada, passagem de ano, entre outras datas).
Ao longo da época dos Descobrimentos, muitos foram os desafios superados para que as conquistas ocorressem. Um dos grandes obstáculos foi assegurar alimentação para as longas viagens e garantir produtos que tivessem durabilidade e que não se deteriorassem com facilidade.
O bacalhau foi um produto saboroso que se tornou ideal, pois quando seco e salgado mantinha-se em ótimas condições, mesmo após longas viagens e depois de superar condições adversas inerentes a essas exigentes jornadas das descobertas marítimas.
Versatilidade do bacalhau
O que é absolutamente verdadeiro é que os portugueses adoram bacalhau e a versatilidade deste produto, aliada à criatividade lusitana, permitiu que se criassem mais de 1000 receitas com este ingrediente.
Entre as receitas mais populares estão: bacalhau à Brás, bacalhau à espanhola, bacalhau à Gomes de Sá, bacalhau com natas, bacalhau desfiado, bacalhau com todos, bolinhos de bacalhau, entre muitas outras receitas, igualmente deliciosas.
Receita de bacalhau cozido com todos
Ingredientes
– 4 postas de bacalhau
– 240 g de couve portuguesa
– 100 g de grão de bico
– 8 batatas
– 4 cenouras
– 4 ovos
– 2 dentes alho picados
– 1 cebola picada
– Azeite e vinagre, a gosto
– Sal e pimenta, q.b.
Modo de Preparação
– Coza os legumes em água com sal.
– Quando estiverem cozidos, junte o bacalhau e deixe ferver por 2 ou 3 minutos. Retifique os temperos, retire e reserve.
– Coza os ovos e sirva o bacalhau acompanhado pelos legumes, grão e ovo, temperado com o alho, a cebola, o azeite e o vinagre.
Se gostou deste artigo, também poderá gostar de:
Arroz de Pato: um petisco vindo de Braga
Aprenda a fazer um delicioso arroz de tamboril
Carne de Porco à Alentejana: história e receita
Pastéis de bacalhau: uma iguaria que os portugueses adoram
_