Início Tradições Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

Há dicas que se revelam preciosas para quem pretende assar peixe. Quer saber mais? Aprenda a assar peixe no forno como um Chef.

assar peixe no forno
Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

Aprenda a assar peixe no forno como um Chef. Pretende assar peixe de forma a deliciar os convidados para aquele almoço ou jantar especial? Quer surpreender os amigos ou a família com um petisco que é um verdadeiro manjar dos deuses?

Há segredos que merecem ser revelados de forma a que mais pessoas possam saborear um bom peixe assado. Os amantes de polvo, por exemplo, também ficarão maravilhados com um polvo assado.

Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

assar peixe no forno
Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

Será esta a melhor forma de assar peixe?

Quem prova um bom peixe assado, fica logo adepto fervoroso do petisco. Aqueles que só comem carne fazem-no, pois não comeram realmente um bom peixe. Um verdadeiro chef não gosta de desafios e recebe essas pessoas em sua “casa” para lhes apresentar um prato de peixe de comer e chorar por mais!…


Leia também: Aprenda a assar frango no forno


A receita para fazer um produto de excelência pode até ser mais fácil e prática de preparar do que pensa. Se seguir as nossas sugestões, poderá proporcionar uma refeição de peixe que encantará aquele carnívoro lá de casa que foge de qualquer prato de peixe a sete pés!….

assar peixe no forno
Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

Dicas

Se cozinhar fosse só colocar coisas no forno, não seria cozinhar, seria basquetebol ou algo do género. Mas cozinhar também não é ciência de foguetão!… Há truques que ajudam a tornar o peixe num petisco. As nossas dicas ajudarão a que faça um assado que causará inveja à sua sogra e encantará o seu marido!

Quer conhecer estas receitas fantásticas? O forno revela-se um bom amigo do peixe, trata-o com todo o respeito e estima, dando tempo para que o produto se transforme num verdadeiro petisco. Cozinhar peixe no forno permite que seja mais fácil e rápido fazer um bom prato, independentemente de serem peixes Inteiros ou cortados às postas.

O bacalhau, a sardinha e o salmão são alguns dos melhores peixes para assar. O forno torna estes peixes produtos alimentares que absorvem todos os temperos, como se fossem esponjas, tornando o produto final particularmente saboroso.

assar peixe no forno
Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

Peixe inteiro é a opção mais rápida

O peixe pode ser assado diretamente no tabuleiro, em papelote* ou ao sal. Pode assar o peixe individualmente ou na companhia de vegetais. Quem gosta de comer o peixe limpo tem de remover as espinhas e deve aprender a fazer filetes de peixe.

Contudo, a opção mais rápida para assar o peixe é assá-lo inteiro.

*envolver o ingrediente principal numa folha de alumínio (ou papel vegetal).

assar peixe no forno
Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

O bacalhau é sempre delicioso

O bacalhau é um alimento especial. Dificilmente uma receita de bacalhau sai mal. É (quase) sempre delicioso. Contudo, convém não esquecer que o bacalhau (seco) deve ser demolhado antes de ser preparado ou temperado.

Sendo versátil (há 1001 receitas!), o bacalhau fica particularmente bem assado e pode ser feito de tantas formas!… Em lascas, desfiado, em postas, o resultado é sempre uma maravilha! E já experimentou o bacalhau coberto por uma fina camada de crosta de broa?

assar peixe no forno
Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

O tempero para o peixe assado

Mais do que uma mistura mágica (pode simplesmente usar azeite, sal e limão), o segredo está na preparação que antecede a confeção. Antes da marinada, faça no peixe alguns cortes para que os condimentos sejam bem absorvidos.

Se pretende temperar peixes maiores, deve mariná-los por 3 horas, antes de os colocar a assar. Quando opta por peixes mais pequenos (ou postas), o tempo necessário é substancialmente menor, bastando 30 minutos para os peixes conseguirem absorver os condimentos da marinada.


Leia também: Aprenda a fazer arroz branco como nos restaurantes


Contudo, se fizer uma marinada por apenas 5 minutos (antes de colocar no forno), a receita não terá o mesmo sucesso, garantidamente.

Truque: para compensar a gordura que foi perdida durante o assado, regue o peixe com um pouco de azeite.

assar peixe no forno
Aprenda a assar peixe no forno como um Chef

Temperatura do forno e tempo a assar

Naturalmente que o tamanho tem a sua importância. A altura e o tamanho do peixe fazem com que o tempo necessário para o peixe assar varie, tal como varia se se trata de um peixe que é assado inteiro ou se é um peixe que é assado em postas.

Devemos ter em conta que num forno colocado a 180ºC, são necessários 25 a 60 minutos (em média) para assar um peixe inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.