Início Tradições Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

Produto prático e delicioso que serve de acompanhamento a diversos pratos. Aprenda a fazer puré de batata como um Chef.

Aprenda a fazer puré de batata
Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

Aprenda a fazer puré de batata como um Chef. Um delicioso puré pode ser o acompanhamento perfeito para complementar uma grande diversidade de produtos. Um bom bife fica irresistível com puré a acompanhá-lo no prato. Carne estufada, carne picada, hambúrgueres, salsichas, frango, bacalhau, atum são inúmeros os produtos que ficam ainda mais deliciosos com este acompanhamento.

Contudo, por muito comum que seja comer puré, nem sempre é fácil conseguir um puré perfeito. Existem diferentes problemas que podem ocorrer e torná-lo num produto sem a qualidade pretendida. Quer um puré perfeito?

Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

Aprenda a fazer puré de batata
Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

Segredos

Depois de se falar com chefs reconhecidos, é possível obter alguns segredos que se revelam preciosos no quotidiano. Quem gosta de cozinha e de experimentar coisas novas na cozinha, reconhece que estas sugestões melhoram as capacidades culinárias.


Leia também: Aprenda a assar frango no forno


Existem alguns truques e dicas que são essenciais para assegurar um puré perfeito. Com esta informação, com eficiência no cumprir dos passos e com paciência no fogão, é possível criar o puré delicioso que muitos adoram.

Aprenda a fazer puré de batata
Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

O puré perfeito: segredos

A batata deve estar bem quente!

Na altura de esmagar a batata, de reduzi-la a puré, deve ter o cuidado de o fazer, estando ela o mais quente possível. Para se criar um puré perfeito, é fundamental assegurar que a batata esteja bem quente. Este é um dos segredos para ele ficar bem lisinho, sem grumos.

O ideal é esmagar a batata usando um amassador específico (Picadora Passe-Vite), assim não ficarão aqueles pedacinhos de batata a que chamamos grumos. Em alternativa, pode esmagar a batata com um garfo, uma forma rústica que não assegura o mesmo resultado.

Aprenda a fazer puré de batata
Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

Também deve estar quente o líquido para misturar!

Não basta a batata estar bem quente. É também indispensável que o líquido da mistura também o esteja de forma a assegurar que a receita tradicional de puré seja realizada com sucesso. Pode ser preparado com leite e manteiga ou com creme de leite, ou só com manteiga ou até água.

O importante é que o líquido escolhido para a mistura esteja bem quente, para conseguir assim a textura ideal. O líquido deve ser adicionado aos poucos, ainda com a batata ao lume. A reunião deve ser feita misturando vigorosamente ambos os alimentos.

O que determina a cremosidade é a quantidade de líquido

As pessoas têm preferências distintas, quanto à textura do puré. Apresentaremos de seguida uma receita para um puré mais líquido e cremoso. O ponto tradicional do puré é aquele em que ele se espalha um pouco no momento que se serve, mas mantém o formato geral.

Aprenda a fazer puré de batata
Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

Receita de puré de batata

Ingredientes

– 1 kg de batatas

– 250 ml leite

– 250g manteiga

– Noz moscada qb

– Sal qb


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


Modo de preparação

– Coza as batatas (com casca) em água temperada com sal. Se forem do mesmo tamanho, coza-as inteiras, pois possuem o mesmo tempo de cozedura. Se tiverem tamanhos diferentes, corte de forma a uniformizar o seu tamanho.

– O tempo de cocção será de 1h, mas pode atingir 1h30. O ponto de cozedura ideal é quando a batata não apresenta resistência ao palito.

– Depois das batatas estarem macias, junte o leite e a manteiga e ferva numa panela.

– Descasque as batatas rapidamente. Use um pano para segurá-las e não queimar as mãos.

– Esmague as batatas numa picadora Passe-Vite.

– Volte a colocar a batata na panela em lume baixo.

– Junte o leite fervido aos poucos e misture com vigor para obter um puré liso e cremoso.

– No final, junte sal e noz moscada a gosto.

Nota: Como esta receita é para um puré mais líquido e cremoso, deve alterar as quantidades, caso prefira um puré mais firme. Reduza para 150 ml de leite e para 150g de manteiga.

Aprenda a fazer puré de batata
Aprenda a fazer puré de batata como um Chef

Dica

Se pretende dar um sabor diferente ao puré, torná-lo mais rico e rústico, pode adicionar alho bem esmagado (até formar uma pasta), pode ainda juntar cebola ou espinafre cozido.

Pode também optar por usar batata com casca (lave as batatas muito bem!). Outra sugestão é juntar queijo à receita, bastando ralar o queijo e ir acrescentando aos poucos ao puré, sempre sem parar de mexer, em lume baixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.