Aprenda a fazer bife grelhado ou frito como um Chef. Os bifes são sempre venerados pelos amantes da carne e representam sempre uma suculenta tentação. Há pratos de bife extremamente saborosos e surpreendentes, mas nem sempre é fácil confecionar um bife, como o que se encontra nos melhores restaurantes. Uma refeição com bife representa sempre um dia positivo. Quando é bem feito, o bife é irresistível e adorado por todos os que gostam de carne.
Existem, no entanto, alguns erros que são constantemente cometidos que impedem a criação de um prato de excelência, como fazem os chefs nos seus restaurantes e nos programas televisivos. É preciso evitar esses erros, pois não basta lançar o bife para a frigideira. É preciso conhecer informação preciosa que leve a que se torne o bife num ingrediente que encantará os elementos da casa.
Aprenda a fazer bife grelhado ou frito como um Chef
O caminho para o bife perfeito pode ser árduo, mas vale a pena. É preciso ter informação valiosa, obter o conhecimento necessário, evitar alguns erros frequentemente cometidos e ganhar experiência. Lembre-se que pequenos detalhes podem fazer grande diferença no produto final.
Leia também: Aprenda a temperar bacalhau como um Chef
Temperatura ambiente
Não se tira o bife do frigorífico para fazer uma viagem direta para a frigideira. Ele deve ficar algum tempo à temperatura ambiente. A carne fria ou gelada não deve ir diretamente para a frigideira, pois o produto final não ficará tão bom.
Ele deve ficar meia hora à temperatura ambiente, antes de ir para a frigideira, pois assim a carne ficará mais suculenta e com uma crosta caramelizada, algo que não acontece se a carne estiver fria ou congelada.
O sucesso do bife está no tempero
O sal grosso e a pimenta são dois produtos comuns, frequentemente usados num bife de excelência. Deve evitar-se o sal refinado, pois o sal grosso revela-se uma melhor opção para caramelizar o bife, concedendo-lhe ainda mais sabor.
Frigideira extremamente quente
A frigideira deve estar bem quente, antes de receber o bife. Não cumprir este requisito é um erro que compromete o resultado final. A frigideira quente ajudará no efeito de caramelização da crosta que é o que se pretende.
Coloque o azeite (ou manteiga) só depois da frigideira estar bem quente. Junte o bife depois de colocar a mão próxima da chapa e sentir um calor forte vindo da chapa da frigideira.
Gordura do bife
Se se pretende um bife suculento, deve manter-se a sua borda de gordura. Parte da gordura derrete, o que contribui para caramelizar o bife e ainda ajuda a manter a humidade da carne, tornando-a mais saborosa.
O corte de carne perfeito para quem prefere evitar essa gordura é o filé mignon. Torna o bife mais macio e com pouquíssima gordura.
Paciência
É preciso paciência para o bife ficar perfeito. Coloca-se o bife na chapa e, depois, aguarda-se, sem andar sempre a mexer nele e sem fazer “malabarismo”. Virá-lo é um erro comum que impede a formação da crosta.
Coloca-se e espera-se sensivelmente 3 minutos, sempre na mesma posição. Depois, vira-se e esperam-se mais 3 minutos. O tempo certo depende da espessura e do tamanho da carne. Quanto mais grossa, mais tempo necessita.
Manteiga e ervas frescas
Ervas frescas com manteiga podem ser parte do segredo para um bife perfeito, pois ajudam a evidenciar o sabor da carne. Junte ervas frescas (louro, tomilho e manjericão), quando a carne estiver a dourar. A manteiga ajudará a salientar o sabor dos temperos.
No ponto
A carne está no ponto certo quando adquire uma crosta por fora e por dentro permanece suculenta, com uma camada rosada. É uma questão de gosto. Uns preferem o bife mal passado, outros preferem bem-passado.
Leia também: Aprenda a assar peixe no forno como um Chef
Bifes enrolados
Ingredientes
– 2 bifes de vaca finos
– 2 fatias de presunto
– 2 fatias de queijo mozzarella
– 1 folha de sálvia
– 1/2 copo de vinho branco seco
– 40 gr margarina
– sal
Modo de Preparação
– Disponha sobre os bifes, o presunto, a mozzarella e a folha de sálvia.
– Enrole, prenda com um palito e tempere com sal.
– Aqueça a margarina e doure os bifes.
– Junte o vinho, tape e deixe cozinhar por 30 minutos em lume brando.
– Acompanhe com uma salada de tomate.