Início Tradições Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

Não há nada como o perfume e sabor de uma pizza autêntica, acabada de sair do forno!... Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa.

azer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa. Fazer pizza é fácil. Basta colocar molho de tomate numa massa de pizza acabada de comprar e atirar para lá alguns alimentos como atum e queijo. Será mesmo? Será que isso merece o nome de pizza?

Se já experimentou uma verdadeira pizza, como os italianos fazem, saberá que essa coisa que se come (que tem o seu valor, pois ajuda a matar a fome), é algo muito diferente de uma pizza genuína.

Conheça alguns conselhos para fazer pizza como um profissional. Aprenda a fazer a massa, o molho, a escolher os recheios e outros truques para fazer a verdadeira pizza caseira.

fazer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

A pizza caseira

Não é preciso ter uma pizzaria para se fazer uma pizza genuína. A pizza autêntica apresenta características especiais, com a massa leve, com bordas altas e aeradas, bem assada, com uma base firme e uma cobertura equilibrada.


Leia também: 4 das melhores receitas de pizza que pode fazer em casa


É possível fazer uma pizza irresistível em casa, percebendo que nos pequenos detalhes está a possibilidade de fazer a grande diferença. É preciso perceber que é importante respeitar o tempo de fermentação, recorrer a ingredientes de elevada qualidade, dominar a proporção, conhecer a textura ideal do molho, além de dominar a temperatura do forno, entre outros pormenores. Quer saber mais?

fazer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

O momento da preparação: os utensílios

É importante estar devidamente equipado com utensílios que ajudem na tarefa de fazer a pizza perfeita. Além do obrigatório rolo para abrir a massa, podendo este ser de plástico ou idealmente de madeira, devemos ter por casa uma balança culinária digital, equipamento importante também para outras receitas, pois permite cumprir com as medidas precisão.

Uma batedeira planetária, com batedor tipo gancho, poupa muito trabalho. Uma pedra refratária redonda serve de base para as pizzas assarem e é um pormenor que faz muita diferença.

A pá de cabo curto (pode ser de madeira ou de aço inox) permite colocar e tirar as pizzas do forno sem mexer na pedra. Uma caixa grande, um recipiente plástico retangular com tampa, que tenha o dobro da capacidade que o peso inicial da massa.

fazer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

O momento da massa da pizza

Para fazer uma massa de pizza perfeita, necessita de farinha de trigo, sal, água gelada e fermento biológico fresco. Também é indispensável paciência, muita paciência! É necessária uma longa fermentação para se ter uma boa massa, que se apresente elástica e leve. É que além de 24 horas de descanso no frigorífico, são ainda precisas 10 horas de repouso, à temperatura ambiente. São 35 horas no total!…

fazer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

O momento do molho da pizza

O molho desempenha um papel crucial numa boa pizza. É ele que dá todo o sabor característico da pizza. O molho deve levar tomate assado, azeite e sal, devendo ter em conta a consistência da pizza.

Naturalmente, o molho não pode ficar muito aguado, pois tornaria a base da massa mole. Depois de ter o molho pronto, basta colocar uma concha no centro do disco da massa e com as costas de uma colher espalhá-lo. Faça movimentos circulares, do centro até às bordas. Na borda, não deve colocar molho. Deve deixar uma margem de dois dedos sem molho, pois a borda só irá crescer sem o peso do molho.

fazer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

O momento de ir ao forno

É importante elevar a temperatura do forno. Deve ligá-lo com uma hora de antecedência. Além disso, há alguns truques que permitem elevar a temperatura do forno. Pode usar uma pedra refratária que seja específica para assar pizzas. Ela contribui para manter a temperatura elevada.

Em alternativa, pode colocar uma frigideira de ferro (de ir ao forno) virada de cabeça para baixo. Deixe que ela aqueça por 40 minutos e, depois, coloque a pizza sobre o fundo da frigideira para assar.

fazer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

Assar em dois momentos

A pizza deve assar em dois momentos, pois o forno doméstico não se equipara ao industrial ou a lenha. Primeiro, deve assar a pizza só com o molho por 3 minutos, aproximadamente.

Retire do forno e deixe descansar.

Depois, coloque a cobertura e asse a pizza por mais 2 minutos. Esteja com atenção e evite que asse em demasia.


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


fazer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

A cobertura

A pizza não deve ter diversas camadas. É um produto italiano, mas não é lasanha! Os ingredientes devem estar bem distribuídos e a pizza deve ser leve e solta. Cada fatia deve ter um pouco de tudo e ser tão deliciosa como qualquer outra fatia. Faça a distribuição com organização, com lógica. Tudo bem distribuído.

Coloque os ingredientes mais delicados por baixo e, por cima, os ingredientes que precisam de mais tempo para terminar de assar ou tostar no forno. As ervas frescas só devem ser colocadas no final. Depois de retirar a pizza do forno, coloque o manjericão, o tomilho ou os orégãos!

fazer a pizza perfeita
Aprenda a fazer a pizza perfeita em casa

Os queijos

Não se devem comprar os queijos já ralados, pois podem ter misturados neles outros ingredientes. Os queijos devem ser ralados no momento e ser espalhados sobre a pizza, instantes antes de ir ao forno.

O queijo mozzarella é uma das melhores opções. O queijo parmesão é ótimo para para gratinar, mas é mais intenso. Por isso, deve ser usado em menor quantidade. Caso opte por mozzarella de búfala, deve deixar a drenar na peneira por duas horas, depois de cortar as bolas de mozarela ao meio. Caso contrário, as fatias da mozzarella irão libertar muito líquido ao longo da assadura da pizza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.