Sabemos que ser engraçado nos permite destaque e estar numa posição privilegiada. Conheça a anedota do dar à luz que fará o seu dia ter mais graça.
Do mais novo ao mais experiente, uma boa piada anima e encanta toda a gente. Rima e é verdade. A anedota é uma ferramenta muito importante em termos sociais.
Ao longo da vida, temos momentos em que precisamos de nos destacar entre os demais e fazer uma piada ou contar uma breve anedota possibilita que sejamos bem vistos perante alguém ou perante um grupo.
Mesmo na escola, enquanto criança, jovem ou já adulto, sabemos que ser engraçado e ter piada permite-nos destacar e estarmos numa posição privilegiada.
Também em momentos de confraternização, ou mesmo em encontros fortuitos e inesperados como quando estamos com um vizinho no elevador, a piada pode proporcionar uma boa impressão ou prevenir-nos de viver um momento de silêncio constrangedor.
As anedotas visam causar ruído, provocar uma sonora e incontrolável gargalhada. Por vezes, só se alcança uma série de sorrisos. Tal é sinal que ou a piada não era assim tão boa ou o nosso trabalho a dar corpo à anedota não foi realizado da melhor forma.
Existem diferentes tipos de piada que exploram diferentes temáticas e dimensões: o humor negro (comum nas piadas britânicas), trocadilhos e jogos de palavras, as picantes (envolvendo um contexto de erotismo, sensualidade ou sexualidade), as preconceituosas (hiperbolizando vícios ou características associados a determinados povos, por exemplo), as piadas secas. Enfim é um ramo tão vasto quanto a criatividade humana.
Portugal tem uma série de humoristas que construíram uma carreira sólida à custa do seu sentido de humor e da sua capacidade para contar piadas e anedotas.
Fernando Rocha, Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira e Herman José (o “pai” da comédia em Portugal) estão entre alguns dos grandes nomes nacionais contemporâneos.
Definição de anedota
Termo que vem do grego anékdotos, “inédito”, e do francês anecdote, significando já anedota. Narração breve e geralmente jocosa de um facto histórico ou imaginário. No sentido figurado, uma anedota pode ser uma pessoa que provoca o riso.
Piada, além do pio das aves, refere-se a algo que é engraçado; chalaça, graça. Um dito supostamente cómico em que está implícita uma censura a alguém ou a algo.
No sentido figurado, remete para pessoa ou coisa considerada ridícula ou pouco eficiente. Existem ainda as piadas de mau gosto que são histórias grosseiras ou inconvenientes.
Dar à luz
Algures no mundo e numa região remota, era uma manhã de sol tranquila, como outra qualquer, quando surge algo inesperado. Um padre, já com idade avançada, mas sempre atento à comunidade, foi surpreendido ao ver uma menina passar em frente à sua igreja, na companhia de uma dúzia de cabras.
A menina, que aparentava ter uns 10 anos de idade, tinha um aspeto que evidenciava negligência dos pais. Ela, além de estar descalça, estava suja, era franzina, estaria até algo subnutrida, com o cabelo desgrenhado.
Contudo, o seu ar angelical era encantador e ela reunia as cabras com imensa dificuldade, mas com um sorriso nos lábios, soltando uma ou outra gargalhada.
O padre sentiu necessidade de saber mais sobre a menina para perceber se devia chamar as autoridades. Seria este um caso de exploração infantil?
A criança reuniu as cabras, enquanto ouvia o padre a chamar repetidamente “Menina!, Menina!, Menina!”.
– Olá, minha menina. Qual o teu nome?
– Mary, Sr. Padre. O meu nome é Mary.
– Menina Mary, posso saber por que razão estás a passear essas cabras?
– Vou levá-las até à quinta do Sr. Doutor, para que o bode que ele tem as possa cobrir.
– Mas, menina Mary, o teu pai ou os teus irmãos mais velhos não podiam fazer isso?
– Poder podiam e até já o fizeram muitas vezes, mas tem mesmo de ser um bode, se não as cabras não engravidam.