Conheça todos os segredos que a costa alentejana guarda para si com estas magníficas praias.
Se é, como nós, fã de praia, então vai gostar de ficar a conhecer as melhores praias do Alentejo que lhe trazemos como sugestão. Paraísos onde reina a calma e a beleza, já para não falar das paisagens naturais e dos muitos desportos aquáticos que se podem praticar nelas.
Se não conhece bem a costa alentejana, dizemos-lhe que vai ficar surpreendido com tudo o que ela tem para revelar, sobretudo nas suas praias. Areais extensos, mar imensos e encantos naturais deslumbrantes que vão tornar os seus dias de descanso ainda mais especiais e marcantes.
Não acredita? Então, tome nota da lista e comece a planear as suas férias de verão por terras do Alentejo. Temos a certeza de que não se vai arrepender e vai conseguir passar uns dias incríveis, em que não vai faltar tempo, nem oportunidade, para descansar, mas também divertir-se e muito, juntamente com a sua família e amigos!
Leve toalha, protetor solar, mas também prancha de surf, pois em muitas destas praias pode apanhar umas belas ondas para surfar!
As 16 melhores praias do Alentejo e Costa Vicentina
1. Praia da Comporta
A famosa praia da Comporta fica nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado e a sul da também conhecida Península de Troia. Ela tem tudo do bom e do melhor para umas férias inesquecíveis.
O areal é extenso e há muitas infraestruturas, como restaurantes, casas de banho e chuveiros. É uma praia com bandeira azul, pelo que as suas águas oferecem toda a qualidade exigida.
Para sua maior comodidade, não falta parque de estacionamento. Leve a merenda e prepare-se para horas de diversão.
2. Praia da Zambujeira do Mar
Muito procurada pelos veraneantes, sobretudo no primeiro fim de semana de agosto, devido ao Festival do Sudoeste, esta é mesmo uma das melhores praias alentejanas.
De destacar as suas falésias altas que oferecem panorâmicas incríveis, sobre o mar agitado, onde é frequente pode observar amantes do surf e do bodyboard.
3. Carvalhal
Quem gosta de recantos mais intimistas e tranquilos, deve visitar a praia do Carvalhal, em Odemira. Mesmo em época alta, não há enchentes neste pedaço de areal. É uma praia algo recolhida, por isso não conte com muitas infraestruturas de apoio. Assim, deve levar merenda e água consigo.
4. Praia de Odeceixe
Esta praia fica a 3 km da Vila de Odeceixe, na foz da Ribeira de Seixe. Foi eleita uma das “7 maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de praias de arribas.
Um aspeto curioso desta praia é que ela é banhada pelo mar e pelo rio. Esta é uma caraterística bastante apreciada pelos amantes de desportos de água que, deste modo, podem fazer canoagem e passeios de barco. Quando a maré está baixa, há ainda pequenas lagoas que se formam e onde os mais pequenos adoram brincar, sempre supervisionados, claro.
5. Troia
Para umas férias mais sossegadas e em harmonia com a Natureza, Troia é uma excelente opção. Aqui, o areal é extenso e até pode conseguir avistar alguns golfinhos que gostam de passear por estas águas, calmas e ótimas para mergulhos.
Perto também fica o Parque Natural da Serra da Arrábida que merece a visita de qualquer amante da Natureza.
6. Praia da Samoqueira
Na região de Porto Côvo, em Sines, fica esta super praia, muito popular pelos rochedos que a decoram e conferem grande intimismo e privacidade a quem visita este areal. Por ser uma praia grande e ampla, ela convida a caminhadas, que o vão ajudar a descobrir grutas e a piscinas naturais incríveis feitas a partir de uma água transparente e cristalina.
7. Pêgo
Esta é uma praia do litoral alentejano muito conhecida, sobretudo pelos seus encantos selvagens. O areal é extenso, a vista sobre o mar é desafogada e a brisa muito agradável. Ali perto fica o internacionalmente conhecido bar de praia, de seu nome Sal, conhecido pelos seus petiscos de peixe e marisco.
8. Melides
Para muitos, esta é a melhor praia alentejana e também a maior de Portugal. O seu pôr do sol é incrível. Além disso, depois de um dia de praia, pode e deve saborear o melhor da gastronomia alentejana, nos bares e restaurantes envolventes.
Não se admire de ver por aqui muitos desportistas, desde surfistas a praticantes de desportos radicais, como o parapente.
9. Farol
Todos sabemos que Vila Nova de Milfontes é muito conhecida pelas suas praias que se mantêm muito bem preservadas e conservadas.
A praia do Farol está particularmente protegida das investidas do Oceano Atlântico. Por isso, é um bom destino para turistas com crianças. A água não tem grande profundidade e, durante a maré baixa, é possível procurar pelos caranguejos entre as rochas.
10. Praia da Lagoa de Santo André
Esta praia é muito procurada pelas famílias, porque o seu mar é muito calmo, tornando este areal mais amigo das crianças que, assim, podem ir a banhos em maior segurança.
Também é um destino muito frequentado pelos praticantes de windsurf que aqui podem praticar o seu desporto de eleição. Usufrua das várias infraestruturas disponíveis, nomeadamente instalações sanitárias, chuveiros e restaurantes.
11. Almograve
Esta é sem dúvida uma das praias mais bonitas do Alentejo e há quem lhe chame, simplesmente, “Praia Grande”. A explicação está no seu areal amplo, composto por rochas e arribas de xisto e por dunas.
Quando a maré está baixa, é possível ver todo o tipo de fauna marinha, como caranguejos, camarões e até pequenos peixes, nas várias piscinas naturais que se formam entre as rochas.
A ondulação é forte e exige precauções, mas este é um destino que agrada a miúdos e a graúdos.
12. Amado
Esta praia fica na zona da Carrapateira e é uma das melhores praias para surfar, ao ponto de ser procurada mesmo por surfistas estrangeiros.
A ondulação do seu mar é realmente um dos atrativos desta praia que também possui um areal amplo. Assim, quem gosta de desportos aquáticos vai delirar com tudo o que esta praia tem para oferecer.
13. Malhão
Esta praia fica entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes. O seu areal é muito amplo e, por isso, podemos dividi-lo em três.
A norte tem uma zona dunar, onde se pode inclusive praticar naturismo. Já mais a sul, fica uma encosta de rochas que protege a zona e proporciona um recanto mais intimista e até com mais zonas de sombra. O centro guarda três pequenas praias, com várias rochas que protegem o areal do vento.
Para aceder a esta praia, precisa de seguir uma longa estrada de terra.
14. Praia da Amália, Odemira
Esta praia fica precisamente no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É uma praia praticamente intocada, num estado puro que delicia qualquer apreciador da Natureza.
A fadista Amália Rodrigues gostava de vir até esta praia e, por isso, o areal adotou o seu nome. O acesso ao areal é feito por umas escadas que existem perto da casa que pertencia à fadista.
Trata-se de um areal muito calmo e sossegado, com paisagens naturais que encantam. É muito frequentada por naturistas, surfistas e praticantes de pesca desportiva.
15. Praia de São Torpes
Esta praia fica perto da Central Termoeléctrica da CPPE. Trata-se de um areal muito frequentado, não só por banhistas, como por surfistas. Estes últimos consideram-na a melhor praia alentejana para a prática do surf.
A proximidade à Central Termoeléctrica da CPPE confere uma temperatura mais elevada ao espaço. No envolvente, pode ainda contar com parque de estacionamento, restaurante e uma escola de surf. É vigiada durante toda a época balnear.
16. Arrifana
Esta é, sem margem para dúvidas, uma das praias mais bonitas de todo o país. Fica numa baía e a sua paisagem é marcada por uma imensa rocha vertical que se ergue no meio do mar.
O areal tem mais de 1/2 km de extensão e se subir às arribas obterá vistas incríveis. Os surfistas e praticantes de bodyboard também apreciam bastante as suas águas, procurando-as muito, principalmente no verão.
Conclusão
Das calmas às mais movimentadas, das mais pequenas às maiores, a costa alentejana tem muito para oferecer a todo o tipo de turistas, desde os que viajam sozinhos ou com amigos, aos que vão em família, com crianças.
Além das praias, convém lembrar que o Alentejo é rico numa gastronomia deliciosa que importa aproveitar para conhecer durante as suas férias. Portanto, faça um roteiro bem completo, em que inclua algumas experiências gastronómicas de excelência, para ter enquanto não está a tomar banhos de sol ou de água.
A costa alentejana é uma das regiões mais bonitas do nosso país e foi capaz de chamar a atenção de muitas celebridades, nacionais e internacionais. Quem não se lembra dos passeios a cavalo dados por Madonna na Comporta?
Dê a si mesmo umas férias de estrela e, este ano, siga tendo como destino as maravilhosas praias do Alentejo.
Leia também:
- As melhores Piscinas Naturais da Europa (2 em Portugal)
- Melhores praias fluviais da Serra da Estrela
- Praias fluviais mais bonitas de Portugal
NCultura
Nestas férias visite a costa Alentejana e descubra algumas das melhores praias do país. Apanhe sol numa das melhores praias do Alentejo e refresque-se em algum dos bares de praia mais cobiçados desta região. Já alguma vez foi a uma destas praias? Conte-nos a sua experiência num destes locais nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Arrifana fica no Algarve