Fique a conhecer os encantos de Fataunços, uma aldeia com ocupação desde a pré-história, com uma história longa e atrações imperdíveis.
A vida pode ser bastante stressante, nomeadamente nas cidades, onde as constantes solicitações e o ritmo acelerado levam a que seja comum a necessidade de descanso. Felizmente, em Portugal, existem diversos locais que apresentam todas as condições para se descansar, nomeadamente aldeias e vilas.
Estes locais apresentam qualidades como a tranquilidade, o sossego, o silêncio, além de apresentarem um património rico e interessante. Além da beleza natural que os circunda, há um conjunto de construções que os torna particularmente fascinantes.
Uma dessas aldeias é Fataunços, que se revela um destino perfeito para uma escapadinha rural. Fique a conhecer os atributos de Fataunços, uma aldeia com uma história longa e com atrações imperdíveis.
Fataunços: A aldeia com ocupação desde a pré-história no Centro de Portugal
Localização
A freguesia Fataunços está presente a cerca de 2 km da sede de concelho, Vouzela. Fataunços encontra-se a 22 km da capital Beira Alta, Viseu. Esta aldeia encantadora encontra-se bem próxima das Termas de S. Pedro do Sul, que são famosas e atraem muita gente.
Antiguidade
Desde há muito que o Homem povoa o território que hoje se conhece como Fataunços. Do ponto de vista arqueológico e arquitetónico, este espaço territorial é muito rico.
Em Fataunços e nas proximidades, foram encontrados vestígios materiais e imateriais, elementos que comprovam uma ocupação muito antiga, que surgiu desde a pré-história. Por isso, é evidente que este local exerceu atração sobre diversos povos e civilizações. Ao longo do tempo, vários povos fixaram-se por aqui ou circularam por este território.
Presença árabe
É bastante comum encontrarem-se fragmentos de cerâmica e outros testemunhos nos terrenos agrícolas. Apesar da presença árabe não se encontrar materializada, a toponímia deste espaço territorial e das proximidades denuncia-a (Atalaia, Bandavises, Alafão,…).
As próprias técnicas usadas para o regadio que aqui se encontraram, como os açudes na ribeira de Ribamá, são de origem muçulmana.
Aldeia de Portugal
Fataunços foi, recentemente, classificada como “Aldeia de Portugal”. Essa classificação foi realizada pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia. Foram conferidos à aldeia os fatores de diferenciação “Festas e Sabores”.
O desenvolvimento da candidatura resultou de uma colaboração entre diversas entidades, nomeadamente a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, a Câmara Municipal de Vouzela, a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva e a ATA.
A validade
A presente classificação tem a validade de 4 anos. Esta validade significa que a aldeia cumpre os requisitos estipulados no regulamento geral, pelo menos na sua maioria. Esse regulamento geral é definido pelo Caderno de Normas das Aldeias de Portugal.
Os requisitos são vários, nomeadamente: “habitantes e vivência social”, “interesse natural/ cultural”, “ofertas turísticas”, “caraterísticas do edificado e o seu estado de conservação”, entre outros.
A marca
“Aldeias de Portugal” consiste numa rede nacional de aldeias turísticas. Estas aldeias encontram-se situadas em espaço rural. As aldeias apresentam relevante atividade no setor primário.
“Aldeias de Portugal” é uma marca que promove o turismo. Estas aldeias mantêm uma vida quotidiana pautada pela presença de pessoas e pela existência de atividades económicas, permanentes, na aldeia e área envolvente.
Reação do município
O Município de Vouzela aproveitou a oportunidade de congratular-se com essa distinção, defendendo que esta irá potenciar o turismo daquela localidade e no concelho.
Em comunicação surge a reação:
“A atribuição da marca Aldeias de Portugal a Fataunços é um excelente fator de diferenciação, que possibilitará a captação de outro tipo de turistas, dando um novo impulso àquela comunidade e à economia local”.
Principais atrações
Em Fataunços, existe um património imaterial louvável. Os saberes-fazer deste território que nos apresentam diversas qualidades deste local.
No que diz respeito ao legado patrimonial edificado, há um conjunto de atrações que merecem destaque, nomeadamente a Igreja Matriz de Fataunços, ex-libris local, as casas solarengas, brasonadas e as casas de granito.
Igreja Paroquial de Fataunços
Esta construção religiosa é uma das atrações mais importantes da aldeia. A Igreja Paroquial de Fataunços é uma construção com história. Esta igreja sucedeu a outro templo mais antigo.
A Igreja Paroquial de Fataunços foi construída entre o final do séc. XVII e o início do seguinte. Esta igreja apresenta um cariz barroco. No interior do templo, a decoração da capela-mor destaca-se, havendo ainda o teto de caixotões pintados com florais e o retábulo de talha dourada.
Morada: EN 228, Rua Filinto Ramalho, 3670-095 Fataunços
Dinamismo
Em termos de atividades sócio culturais, a freguesia local revela-se bastante dinâmica, existindo diversas associações que promovem várias atividades, nomeadamente a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Dr. Amorim Girão, o Grupo de Amigos Crescido e o Centro Social e Paroquial Padre Filinto Elísio Sousa Ramalho.
As festas e romarias
Em Fataunços, há festas e romarias que permitem manter as tradições locais ao longo do tempo. Entre os destaques, está a festa do Padroeiro. Esta festa realiza-se a 4 de novembro ou no domingo imediato e é venerada pelos fiéis.
Esta relíquia é religiosamente guardada, depois de ter sido trazida da cidade de Milão (os restos mortais de santo Bispo reformador repousam na monumental catedral gótica dessa cidade).
A festa de Santo Antão, onde se veneram os tradicionais figos secos, realiza-se no dia 17 de janeiro de cada ano. Esta festa/romaria é muito concorrida, seja pela devoção ao Santo Antão que aí se venera, seja pela tradicional venda de figos secos.
A gastronomia
Nesta aldeia, há uma gastronomia de excelência. Os sabores que se apresentam no prato são o resultado dos seus saberes. Os conhecimentos são o reflexo do contexto social e cultural, existindo um sábio aproveitamento dos produtos criados e produzidos no território, havendo uma combinação perfeita dos ingredientes.
A vitela de Lafões é um dos símbolos de identidade gastronómica de Fataunços, tal como a doçaria de feira. Produtos como os caladinhos, gemas, raivas (entre outros) têm uma grande expressão nesta aldeia e são exemplos da doçaria de feira de Fataunços.
Leia também:
- A aldeia para sempre ligada ao comboio no Centro de Portugal
- A aldeia onde a simplicidade surpreende e encanta na Região do Norte
- A aldeia santuário com mais de cinco séculos, na Região Norte
Nas proximidades
Termas de S. Pedro do Sul
Aproveite a proximidade com as Termas de S. Pedro do Sul para visitar esta atração imperdível. As Termas de S. Pedro do Sul são identificadas no site como “a principal estância termal de Portugal e uma das maiores da Península Ibérica.
Abertas durante todo o ano, dispõem de dois balneários termais que dão resposta a diferentes valências: termalismo terapêutico, fisioterapia e bem-estar termal”.
Morada: Praça Dr. António José de Almeida, Termas de S. Pedro do Sul, 3660-692 Várzea
Contactos: +351 232 720 300 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Onde dormir?
Casa de Fataunços
A casa em questão trata-se de um palacete datado do século XVIII. A Casa de Fataunços
situa-se em Fataunços. Esta casa tem 10 quartos com casa de banho privada e aquecimento central.
Uma das suas qualidades está nos jardins, que proporcionam um ambiente tranquilo e relaxante. As instalações da Casa de Fataunços incluem outros elementos que merecem destaque, nomeadamente: piscina, campo de ténis e jogos de salão (snooker, ténis de mesa, xadrez).
Morada: Fataunços, 3670-091 Vouzela
Coordenadas GPS: 40.727278, -8.082007
Contactos: +351-232 77 26 97 / +351-91 698 60 85 / [email protected]
Onde comer?
Restaurante Snack-Bar Chave do Cruzeiro Fataunços
Morada: Cruzeiro Fataunços, 3670 Viseu
Contactos: +351 232 772 715
Mais informações, aqui.
Margarida Restaurante
Morada: Rua Mouzinho de Albuquerque 33, 3670-258 Vouzela
Contactos. +351 936 935 843
Mais informações, aqui.