Ao longo da história, foram criadas diversas lendas, umas mais verdadeiras do que outras. A Lenda de Inês Negra é uma das mais encantadoras.
Uma lenda é uma narrativa oral ou escrita. É um acontecimento duvidoso, fantástico ou inverosímil. Uma lenda pode ser encarada como sinónimo de conto, de fantasia, de mentira. Existem diversas lendas portuguesas que são absolutamente fascinantes. Uma das lendas mais encantadoras tem origem em Melgaço…
A encantadora Lenda de Inês Negra
O contexto da história de Inês Negra
Decorria o reinado de D. João I quando a nação vivia um contexto delicado. Nessa época, algumas terras do norte de Portugal encontravam-se a favor de Castela.
Melgaço era um desses casos. O castelo de Melgaço era governado por um alcaide castelhano. Assim, neste contexto incomum, surge a história de Inês Negra.
Inês Negra
As lendas costumam ser episódios históricos que, posteriormente, são romanceados. A lenda de Inês Negra é reveladora de um ato de coragem incomum, realizado por uma mulher portuguesa que fez algo distinto e que a fez ficar na história.
Inês Negra era uma mulher do povo que se manifestava fiel à causa da independência de Portugal. Ela decidiu abandonar Melgaço numa altura em que a região se encontrava sob domínio castelhano.
Contudo, D. João I decidiu reconquistar Melgaço mais tarde. Em 1387, o castelo de Melgaço sofreu o assédio das forças portuguesas. Nessa campanha, foi realizada uma série de assaltos e escaramuças.
Inês Negra aproveitou o momento para se juntar ao exército. Existem alguns narradores que defendem que as duas fações nunca chegaram a defrontar-se.
A lenda
A batalha foi travada entre Inês Negra e a “Arrenegada”, uma inimiga de longa data que tinha optado por apoiar os castelhanos. De acordo com a lenda, a “Arrenegada” terá desafiado Inês Negra do alto das muralhas, fazendo a proposta que a contenda fosse resolvida entre ambas, algo que seria feito com o acordo do exército castelhano.
Inês Negra aceitou o desafio, o que terá deixado D. João I espantado, assistindo incrédulo ao momento.
Assim, ambos os exércitos concordaram que o duelo fosse realizado entre Inês Negra e a sua inimiga. Assim, de espada na mão, Inês Negra defrontou a “Arrenegada” com os gritos de incitamento dos homens de D. João I.
O momento
A “Arrenegada”, com um golpe certeiro, fez saltar a espada das mãos de Inês, o que fez com que o silêncio se instalasse.
Contudo, Inês Negra retirou uma forquilha da mão de um camponês e prosseguiu a luta. Sentindo-se em desvantagem, Inês visou atingir a “Arrenegada” nas pernas. Já esta última descartou a espada e pegou num varapau que partiu com fúria nas costas de Inês.
Inês Negra, num momento de loucura, conjugando fúria e dor largou a forquilha, cravando felinamente as suas unhas e dentes na oponente.
Ambas foram rolando no chão empoeirado. Subitamente, um grito de dor silenciou a assistência, que não percebia qual das duas tinha vencido o duelo.
De repente, a “Arrenegada” levantou-se e desatou a fugir para o castelo, humilhada e derrotada. A mulher desatou a correr, tapando com as mãos as nódoas negras e o sangue que inundava o seu rosto.
Sucesso
Assim, no dia seguinte, os castelhanos abandonaram Melgaço. Por isso, D. João I pretendeu recompensar a heroína pela vitória, mas para Inês Negra a “sova” que tinha dado à sua inimiga de estimação já servia como uma verdadeira recompensa.
Assim, a mulher que lutou pelo seu país como nenhuma outra, conseguiu uma vitória importante que ajudou, e muito, Portugal a alcançar os seus objetivos. Com isso, Inês Negra tornou-se mais uma mulher portuguesa a conseguir colocar o seu nome na história.
Localização
Há uma estátua da Lenda de Inês Negra no distrito de Viana do Castelo, mais precisamente em Melgaço. Um património que visa recordar esta lenda encantadora.
Morada: Alameda da Inês Negra, 4960-534, Melgaço.
Leia também:
- Este é o verdadeiro rosto de D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil)
- A caricata e insólita inauguração da Ponte D. Maria Pia no Porto
- A história da Calçada Portuguesa
NCultura
Se leu “A encantadora Lenda de Inês Negra” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…