9 palavras parecidas da Língua Portuguesa mas com significados distintos
Sonoridades que enganam, parecenças que iludem, significados que esclarecem. Conheça 9 palavras parecidas com significados distintos.
A língua portuguesa é um património tão rico e tão vasto que é impossível conhecer todas as suas particularidades. Por exemplo, as palavras homófonas, assim como as parónimas, por exemplo, tanto podem estar na origem de divertidíssimos trocadilhos, como também podem tornar-se numa fonte de grandes confusões e de momentos verdadeiramente embaraçosos…
Apesar de possuírem significados distintos, escrevem-se de forma parecida e têm uma sonoridade semelhante (no caso das palavras homófonas, a sonoridade é a mesma). Todos nós já fomos confrontados com palavras muito parecidas e que, posteriormente, constatámos que os seus significados eram, afinal, bem distintos. Confira alguns exemplos.
Cinto e Sinto
Enquanto a 1ª se refere ao acessório que serve para segurar/prender as calças à cinta, a 2ª é uma forma do verbo sentir.
Cozer e Coser
Enquanto a 1ª advém da palavra cozinhar (“Cozer as batatas.”), a 2ª refere-se ao verbo coser, isto é, recorrer a uma agulha e a uma linha para unir pontos.
Cesta e Sesta
Enquanto a 1ª é sinónimo de cesto, objeto normalmente feito de fibras ou vergas entrelaçadas, a 2ª é referente ao ato de dormir, por pouco tempo, para descansar; sono que é realizado após o almoço.
Apressar e Apreçar
Enquanto a 1ª se refere ao ato de tornar algo mais célere, mais rápido, de forma a que se realize o quanto antes, a 2ª refere-se ao ato de definir o preço de alguma coisa.
Cede e Sede
Enquanto a 1ª é uma forma do verbo ceder (sinónimo de renunciar, deixar), a 2ª tem diferentes significados – local onde funciona uma organização; sensação causada pela carência de água e pela necessidade de beber; forma verbal do verbo ser e do verbo sedar.
Conselho e Concelho
Enquanto a 1ª se refere a um parecer, opinião, aviso ou recomendação de alguém a outro, a 2ª diz respeito a uma circunscrição administrativa ou município (“concelho do Porto”).
Cela e sela
Enquanto a 1ª é referente a um pequeno compartimento numa cadeia (prisão), a 2ª é referente ao assento para cavalgar, à sela de cavalo.
Ruído e Roído
Enquanto a 1ª significa barulho, estrondo, e é também o particípio passado do verbo ruir que significa desmoronar, a 2ª é o particípio passado do verbo roer (triturar com os dentes).
Tenção e Tensão
Enquanto a 1ª remete para algo que se pretende fazer propositadamente, com intenção de, a 2ª refere-se à qualidade, condição ou estado de algo que está ou é tenso; ato ou efeito de esticar ou forçar algo até ao seu limite.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
8 palavras que roubámos aos ingleses para a Língua Portuguesa
10 insultos da Língua Portuguesa para homens mal comportados
12 frases feitas da Língua Portuguesa e seu significado
10 palavras da Língua Portuguesa que você pode não conhecer
_
Gosto muito de ler seus artigos a respeito de nossa rica língua portuguesa, a quinta mais falada no mundo.
Gratidão pelas pérolas sempre instrutivas.
Saudações, e sucesso!
Orlando Couto