9 dicas para fazer um bacalhau à MasterChef. O bacalhau é uma das refeições que os portugueses mais estimam. Há inúmeras receitas do “fiel amigo”, como o povo carinhosamente chama ao bacalhau. Aliás, há 1001 receitas, pelo menos é assim defendido, algo que é uma homenagem à versatilidade.
São muitas as receitas à base de bacalhau. Ele pode ser frito, grelhado, cozido, assado, em postas, em lascas, desfiado, desfeito… Dificilmente encontrará um prato de bacalhau bem feito, bem preparado, que seja inferior a excelente!
Se não se cometerem erros, o bacalhau é sempre um alimento saboroso. Ele é um alimento especial para os portugueses, por isso mesmo é protagonista na mesa por altura do Natal. Quer fazer um bacalhau delicioso, que deixará a família a repetir várias vezes a refeição?
9 dicas para fazer um bacalhau à MasterChef
O bacalhau
Quando se aposta no bacalhau para fazer a refeição, demonstra-se ambição. Este peixe tem pouca gordura, muita proteína e é bastante saboroso. Contudo, essa ambição de colocar na mesa um prato com um ingrediente como o bacalhau leva a que as pessoas que estão na mesa sejam ainda mais exigentes com a refeição.
Leia também: 6 receitas de bacalhau desfiado muito saborosas
O bacalhau é um alimento clássico, base de diversas receitas fantásticas, por isso exige-se a quem o faça que crie um prato excelente e perfeito. Mas se quer criar esse prato delicioso e irresistível, deve seguir algumas indicações.
A compra
É um momento importante saber escolher bem o bacalhau. Quando se vai comprar um bacalhau, deve ir-se a um estabelecimento onde se costuma ser bem atendido e bem servido, onde se tenha uma relação de confiança com as pessoas.
Se o bacalhau apresentar um pó branco ou amarelo, revela-nos que não foi bem conservado. Deve também evitar a compra de bacalhau empacotado, pois é provável vir com rabo e barbatanas, que não são úteis, sendo difíceis de integrar numa só receita.
Remoção da pele
É muito importante retirar a pele do bacalhau, antes de concluir a receita. Depois do bacalhau cozer, a pele sai com facilidade. Um pequeno puxar da pele faz com que ela se liberte. Faça-o antes de servir o prato para que quem o come não o tenha de fazer.
Fazer uma marinada
A marinada é uma técnica bastante útil para conceder sabor às refeições. Ela é feita quer à carne, quer ao peixe.
Coloque o bacalhau numa marinada por algumas horas. Há diversas receitas de marinadas que pode usar. Escolha uma que tenha ingredientes a seu gosto.
O dessalgar
O bacalhau quando é comprado vem extremamente salgado e não deve ser consumido dessa forma. Ele deve ser primeiro integrado num processo de dessalga, para ficar preparado para ser integrado na refeição. É fácil e dá pouco trabalho, mas é essencial, por isso tem mesmo de ser feito.
Basta colocar o bacalhau em postas numa bacia com água. Coloque na bacia gelo e deixe assim o bacalhau de um dia para o outro. Deve trocar a água pelo menos 4 vezes.
Sugestão: Reserve a última água do dessalgue e use-a para cozinhar o próprio peixe ou para cozinhar legumes ou arroz.
Espinhas
Retire o máximo de espinhas que conseguir, antes de dar início à receita, à confeção do prato. É bem melhor degustar um prato de bacalhau, em que não há espinhas ou há poucas.
Leia também: 4 receitas de bacalhau com broa de comer e chorar por mais
Cuidados com o sal
O sal é um ingrediente importante, mas está ligado a problemas de saúde. O bacalhau é comprado salgado. Mesmo depois do dessalgar do bacalhau, ele contém muito sal, a não ser que tenha estado tempo a mais na água. Deve economizar no sal ao seguir a receita.
Ficar no ponto
O bacalhau fica no ponto, ainda mal passado. O estado de cozedura está no ponto quando o bacalhau começar a soltar lascas.
Congelando
Depois de ser dessalgado, o bacalhau pode ser congelado até 90 dias. Corte o bacalhau em postas e coloque-o no congelador. Idealmente, deve ser colocado em recipientes fechados com tampa.