Início Tradições 8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

O café feito em casa tem um sabor bem agradável. Mas a borra do café não tem de ir para o lixo. Confira 8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café!

reaproveitar a borra de café
8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

O café feito em casa tem um sabor bem agradável, não tem? Mas a borra do café não tem de ir para o lixo. Confira 8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café! O café é um produto excelente, havendo diferentes formas de usufruir dele. Um café pela manhã faz parte dos hábitos de inúmeras pessoas. Por todo o mundo, há quem não dispense um café acabado de fazer, contribuindo para o despertar, preparando-nos para um dia longo e desgastante. Por isso mesmo, há quem volte a recorrer ao café mais vezes ao longo do dia

Mas quem faz o café em casa e vê a borra que sobra fica sem saber o que fazer com ela, pois deitá-la diretamente no lixo parece um desperdício. Na verdade, é mesmo um desperdício e fazê-lo é um erro, pois pode dar muitos usos à borra do café.

8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

Atenção!

O consumo de café é tido como um hábito saudável, pois se o beber de forma regular e moderada, esta bebida assegura diversos benefícios. Contudo, se se beber café de forma excessiva, pode prejudicar a saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que a quantidade máxima de cafeína que devemos consumir por dia é de 400ml. Podemos beber entre 2 a 3 chávenas de café, as quais contêm entre 85 a 125ml de cafeína. Contudo, esta substância está presente noutros produtos, como chá, chocolate, cacau, bebidas energéticas, refrigerantes, medicamentos, suplementos alimentares. Por isso mesmo, se consome alguns dos produtos que mencionámos, reduza o consumo diário de café.

Leia também:

reaproveitar a borra de café
8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

8 formas de reaproveitar a borra de café

Pode ser usada para fertilizar plantas

A borra pode ser usada como um reforço natural para as suas plantas crescerem saudáveis. Basta misturar a borra com a terra, a cada 4 ou 5 meses. Esta mistura, rica em nitrogénio, ajuda a proteger as raízes dos fungos.

Remover das mãos o mau cheiro de alguns alimentos

Há alimentos com um forte odor que facilmente passa para as mãos (exemplo: alho, cebola, peixe, entre outros). Este mau cheiro é difícil de ser removido, mesmo usando detergentes e sabonetes normais.

Contudo, a borra de café é perfeita para isso. Esfregue as mãos com ela e, depois, lave as mãos normalmente. Elimina o mau cheiro dos produtos e ainda fica com um cheiro agradável a café.

reaproveitar a borra de café
8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

Tirar o mau odor do frigorífico

As borras do café ajudam a eliminar o mau cheiro do frigorífico. As borras secas eliminam o odor desagradável, devendo ser usadas num sachê de gaze ou, então, serem colocadas dentro de um pote fechado ou de uma lata com furinhos na tampa para que possa ventilar.

O mesmo pode ser feito nos ralos, nomeadamente da pia da cozinha ou do WC. Basta verter uma chávena de borra de café e juntar 5 chávenas de água quente. Repita o processo uma vez por semana.

Combater o mau cheiro nos sapatos

Os maus odores podem ser combatidos com café. Este produto elimina maus cheiros da sua casa, seja do frigorífico, de ralos, mas também dos pés.

É verdade, as borras de café podem combater o mau cheiro nos sapatos. Pode usar uma meia velha e com ela fazer uma espécie de sachê, colocando na meia a borra de café seca. Depois, feche com um nó, coloque a meia no sapato e deixe de um dia para o outro.

reaproveitar a borra de café
8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

Combater o mofo

Pode usar uma meia com a borra de café para combater o mofo em armários e gavetas. A borra de café deve ser usada seca e, depois, pode guardar esses montinhos para reduzir a humidade.

Evitar as formigas nos armários

Coloque a borra de café seca nos espaços onde costumam passar as formigas, fazendo uma pequena fila no armário. Em alternativa, ponha a borra dentro de um pires e coloque no interior do armário.

reaproveitar a borra de café
8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

Prevenir a entrada de invasores do jardim

As borras podem manter afastados os invasores do seu jardim. Mantenha formigas, lesmas, caracóis e, até, gatos longe das suas flores ou ervas aromáticas, espalhando pelo jardim a borra de café.

Para eliminar formigueiros, verta o café coado na “comunidade” de formigas. Já é diferente no caso dos gatos. Aí, coloque um pratinho com borra na sua caixa de areia e, assim, evita que eles vão ao seu jardim. Faça-o semanalmente, até os gatos perderem esse hábito.

Esfoliar a pele

A borra de café pode ajudar a que faça uma bela esfoliação natural. Use uma chávena de borra quente, junte meia chávena de açúcar ou sal e acrescente uma colher de sopa de azeite. A borra pode tornar uma pessoa mais bonita, sendo ótima para o rosto e para áreas ásperas do corpo, nomeadamente cotovelos e calcanhares.

reaproveitar a borra de café
8 modos fantásticos de reaproveitar a borra de café

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.