Início Tradições 7 erros comuns ao preparar café

7 erros comuns ao preparar café

Há erros comuns cometidos diariamente na preparação do café. Quer ficar a conhecê-los? Descubra os 7 erros comuns ao preparar café.

erros comuns ao preparar café
7 erros comuns ao preparar café

Há erros comuns cometidos diariamente na preparação do café. Quer ficar a conhecê-los? Descubra os 7 erros comuns ao preparar café. A melhor forma de evitar um erro é identificá-lo, certo? E, neste caso, vamos nomear 7 erros que se revelam bastante frequentes na preparação do café. São erros comuns que muitos de nós cometemos e que nem fazemos ideia de que podem estar a comprometer a qualidade, o sabor e o aroma desta bebida tão apreciada por grande parte da população mundial.

Sinalizar estes erros, vai certamente ajudá-lo a aperfeiçoar a confeção do seu café e o principal beneficiado vai ser você mesmo e, claro, os seus convidados que, assim, poderão degustar um café único, digno de um barman.

7 erros comuns ao preparar café

Utilizar uma água qualquer

A água da torneira pode até ser própria para consumo, mas não deve ser usada, pois pode alterar o sabor final da bebida. Basta essa água ter algumas impurezas ou cloro, para interferir bastante na qualidade do café confecionado. Assim, a alternativa é usar mesmo água mineral ou filtrada, de modo a garantir um café sublime, super agradável ao paladar.

Usar água fervente

Este deve ser um dos erros mais recorrentes. A água acima dos 90ºC faz com que os seus níveis de oxigénio diminuam e, assim, o café perca qualidade e mesmo propriedades. Assim, quando a água começar a apresentar borbulhas, ela pode ser usada de imediato, não devendo permitir que ela aumente mais de temperatura.

Leia também:

erros comuns ao preparar café
7 erros comuns ao preparar café

Adoçar a água

Mais um erro que pode influenciar negativamente o sabor do café. Colocar o açúcar na água também vai alterar o ponto de ebulição da água. Portanto, deixe o açúcar de parte e coloque-o apenas na hora de servir o café, se gostar de café adoçado, claro.

Recorrer a pó já antigo para fazer café

O café pode estragar-se, sobretudo se estiver mal guardado ou armazenado há muito tempo. Nesse caso, não deve usar, caso contrário irá resultar num café de má qualidade.

Assim, é preferível selecionar cafés de boa qualidade, em pequenas quantidades e guardar sempre o café aberto num local seco e escuro, fechado hermeticamente.

erros comuns ao preparar café
7 erros comuns ao preparar café

Reutilizar o café

Não há nada como um café bem fresco, acabado de fazer. Logo, é um grande erro misturar café acabado de preparar com café feito há horas. Voltar a aquecer café também pode dar um resultado nada agradável. Além disso, nesse caso, o café pode ficar amargo e oxidado e, assim, até prejudicar a saúde. Portanto, mais vale não arriscar e fazer sempre um café fresco na hora.

Verter subitamente a água sobre o café

O processo de verter a água sobre o café deve ser lento e delicado, caso contrário até pode amargar o café. Comece por humedecer toda a superfície do pó e, depois, deixe cair o fio de água quente no centro do filtro ou do coador. Imagine o famoso ritual do chá e procure mimetizá-lo quando serve o café. Acredite que isso vai interferir na intensidade do aroma e do sabor do café.

erros comuns ao preparar café
7 erros comuns ao preparar café

Mexer o café, enquanto está a colocar a água

Este pode ser um erro surpreendente, pois é uma prática bastante comum e a qual fazemos, normalmente, sem pensar. Contudo, ela pode comprometer a qualidade do café, sobretudo o seu aroma. É mesmo verdade! Se mexer o café, enquanto ainda está a juntar-lhe a água, vai obter um café com um aroma menos intenso e agradável, o que naturalmente empobrece a experiência de degustar e de saborear esta bebida.

O desafio é simples: agora que já partilhámos consigo os erros mais comuns na preparação do café, tente evitá-los daqui em diante e surpreenda-se com a diferença que vai sentir nos seus cafés. Mais saborosos, mais aromáticos e mais ricos, os seus cafés não vão voltar a ser iguais e, neste caso, para melhor. Experimente!

erros comuns ao preparar café
7 erros comuns ao preparar café

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.