7 das praias mais sujas do mundo
Praias onde não é aconselhável estender a toalha, nem ir a banhos. Venha daí conhecer 7 das praias mais sujas do mundo.
Normalmente, listamos as praias mais bonitas, paradisíacas, fantásticas de todo o mundo e que, por isso, ansiamos visitar. Porém, como em tudo, há sempre o reverso da medalha que, neste caso, se refere a praias nada maravilhosas, principalmente pelos seus problemas de sujidade e poluição.
Na grande maioria destas praias, a origem desta sujidade tem mão humana e, através da poluição provocada, nomeadamente, por fábricas e esgotos, estes areais deixaram de ter a sua convidativa cor branca e passaram a ser um destino a riscar da lista dos locais a visitar nos próximos tempos.
Kamilo Beach, Hawai
A fama desta praia, no que respeita à sua sujidade, é tal que ela é até conhecida como “Praia de Plástico”. Este é, mesmo, um dos lugares mais sujos do mundo, situado numa área rural da Ilha Grande.
O cenário é o de um autêntico deserto de plásticos. Grande parte destes resíduos são provenientes da Rússia e Japão.
Praias da Baía de Guabanara, Rio de Janeiro
Conhecido pelas suas praias idílicas e paradisíacas, o Rio de Janeiro tem na Baía de Guanabara um local extremamente sujo e que esteve em evidência nos Jogos Olímpicos de 2016.
Muitos se recordarão que os praticantes de desportos como a vela foram expostos às águas sujas desta baía, que possuíam na altura elevados níveis de vírus e bactérias.
Praia El Gringo, República Dominicana
Esta praia é também chamada de “Chernobyl dominicana” e é fácil perceber porquê. Todo o areal está cercado por fábricas de produtos químicos e farmacêuticos e, ainda, de uma refinaria de petróleo.
Assim, este não só é um dos locais mais poluídos do mundo, como um dos mais perigosos. Por aqui, proliferam substâncias nocivas como chumbo, amoníaco e ácido sulfúrico.
Ilha Henderson, Territórios Ultramarinos Britânicos
Apesar desta ilha ser Património Mundial da UNESCO, ela é detentora de uma das praias mais poluídas de todo o mundo.
A praia está absolutamente coberta de lixo e, em apenas três meses, contaram-se 53 mil peças de destroços feitos pelo homem e espalhados pelo areal.
Praia de Juhu, Índia
A costa de Mumbai possui algumas praias poluídas e a praia de Juhu é um exemplo bem ilustrativo desse problema. Neste local, o mar encontra-se sujo pelos detritos dos esgotos dos bairros situados nos arredores.
Por isso, as águas possuem coliformes fecais, bactérias capazes de provocar doenças intestinais, febre tifóide e hepatite A.
Praia de Kuta, Indonésia
A seguir à China, a Indonésia é o segundo país que mais polui o mar em todo o mundo. Este território é responsável por 10% de toda a poluição marítima mundial.
Portanto, não é de admirar que um dos destinos turísticos do país, a Praia de Kuta, esteja muitas vezes coberta de lixo, o qual aumentou nos períodos chuvosos.
Baía de Hann, Senegal
Apesar de, no passado, esta baía já ter sido conhecida pelos seus muitos quilómetros de praias de areia branca, atualmente este é um dos canais mais poluídos do mundo.
Uma das razões é o facto da baía estar perto de um porto industrial de Dakar, cujas águas residuais das empresas alimentícias e químicas poluem a zona.