Fique a saber mais sobre estes símbolos da cidade Invicta. Conheça 7 curiosidades sobre as seis pontes do Porto.
O Porto tem 6 pontes, as quais são responsáveis por fazer a sua ligação com a cidade vizinha, Vila Nova de Gaia. Cada uma destas pontes tem a sua história, características e, claro, também mitos.
Fique a saber tudo sobre a Ponte da Arrábida, Ponte Luís I, Ponte Infante D. Henrique, Ponte Maria Pia, Ponte São João e Ponte do Freixo e prepare-se para descobrir muitas curiosidades.
Será o Porto a única cidade da Europa com 6 pontes?
Podemos considerar que, enquanto distrito, sim. O Porto é único distrito com 6 pontes. Contudo, se analisarmos enquanto concelho, aí Porto e Vila Nova de Gaia estão equiparados, pois ambos são detentores destas 6 icónicas pontes, embora seja normalmente o Porto que se responsabiliza pela manutenção e reparação das mesmas.
Leia também: Café Majestic no Porto, um dos mais bonitos do mundo
A Ponte da Arrábida é a mais próxima do Oceano Atlântico?
Sim, é. Ela foi projetada e construída pelo engenheiro civil e professor
universitário Edgar Cardoso e ficou concluída, em 1963. Nessa altura, foi considerada a ponte com o arco do seu estilo mais longo do mundo.
Ponte D. Luís I ou Ponte Luís I?
Esta ponte foi construída em honra ao rei Luís I que, por ser um rei popular e próximo do povo, acabou por fazer cair o título de “Dom”, ficando a ponte conhecida como ponte Luís I.
Data de 1886, é totalmente feita em ferro e é uma obra de Eiffel e Seyring. Pode ser percorrida a pé pelo tabuleiro superior (onde também circula o metro) ou pelo inferior. Além de ligar as duas cidades, ela dá acesso ao cais de Gaia e à zona ribeirinha, assim como permite uma vista magnífica sobre o rio Douro e as suas embarcações.
Esta já foi a ponte mais longa do mundo e, também, detentora do arco de ferro mais longo do mundo. Atualmente, esse título pertence a pontes na China.
A Ponte Infante D. Henrique é a mais recente?
Sim, esta é, para já, a ponte mais recente das 6 que o Porto possui. Data de 2003 e é, também, a mais longa de ponte de arco em todo o mundo.
Leia também: Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta
A Ponte Maria Pia é a última obra de Gustave Eiffel no Porto?
Verdade, esta obra foi projetada por Eiffel em 1877, ainda antes de fazer a Torre Eiffel em Paris. Esta ponte reflete uma aposta na inovação no campor das construções em ferro.
A Ponte de São João homenageia o padroeiro da cidade?
São João não é o padroeiro da cidade (mas sim Nossa Senhora da Vandoma). Contudo, é verdade que o São João é um santo muito acarinhado e popular na Invicta e, por isso, esta ponte presta-lhe homenagem.
Tal como a ponte da Arrábida, também esta ponte foi projetada por Edgar Cardoso, nos anos 90, servindo o seu tabuleiro superior a rede de comboios em direção ao sul do país.
A Ponte do Freixo ou a Ponte da Periferia?
Partindo de barco, do Porto, a Ponte do Freixo é a última a ser atravessada. Talvez por isso esta ponte seja também conhecida como Ponte da Periferia, tendo sido construída pelo Prof.
António Reis e pelo engenheiro Daniel de Sousa e inaugurada em setembro de 1995. O seu tabuleiro superior serve as ligações rodoviárias.
A Ponte chama-se: Ponte Luiz I, com z, que é como está escrito na mesma, e não se chama Dom Luís I, porque o Rei quando da inauguração não veio ao Porto, segundo reza a lenda…