Início Cultura 6 erros graves da Língua Portuguesa

6 erros graves da Língua Portuguesa

Existem erros de português que humilham tanto que deviam ser proibidos ou dar multa! Confira 6 erros graves da Língua Portuguesa.

erros graves da Língua Portuguesa
6 erros graves da Língua Portuguesa

Existem erros de português que humilham tanto que deviam ser proibidos ou dar multa! Confira 6 erros graves da Língua Portuguesa.

Existem erros que facilmente passam despercebidos. São tão frequentes que nem percebemos que são na verdade erros de português. Isso acontece no discurso falado, mas também no escrito. Se os erros não são detetados, há naturalmente o perigo de serem perpetuados.

Por isso, devemos estar particularmente atentos aos artigos que focam a sua atenção nos erros, pois é uma forma de esclarecer alguns conceitos e de aprofundar os nossos conhecimentos sobre determinadas palavras que são regularmente confundidas. Estar equipado com um bom dicionário sempre que estamos a ler, seja uma revista, um jornal, um livro, é importante, pois permite esclarecer dúvidas no momento em que surgem. Sabemos que há erros graves presentes em documentos de instituições de relevo. Erros esses que mereciam uma punição.


Leia também: 6 Erros de português que muitos cometem


6 erros graves da Língua Portuguesa

Detenções

Termo que advém do latim detentiōne. Plural de detenção que significa ato ou efeito de deter(-se). Detença; demora. No direito, posse. Prisão; aprisionamento.

No sentido militar, é um termo referente a uma pena disciplinar que se aplica a militares, impedindo-os de sair do quartel durante um número alargado de dias.

Frase exemplo: Número de detenções por desobediência relativamente ao COVID-19 sobe para 69!

Erro frequentemente cometido: Detensões.

Hesitar

Termo que significa falta de decisão; quando se demonstra ter receio ou falta de segurança; duvidar; falar de forma confusa ou atrapalhada.

Frase exemplo: Após hesitar, UEFA suspende Champions e Liga Europa.

Erro frequentemente cometido: esitar (outros erros comuns para este conceito são: exitar, ezitar, hexitar, hezitar).

Lisonjeador

É aquele que lisonjeia, o que lisonjeia. Aquilo que é lisonjeiro. Lisonjear é elogiar demasiadamente e com afetação; lisonjear é adular, é bajular. É agradar a algo ou alguém. Causar prazer.

Frase exemplo: A antecipação e entusiasmo em redor do nosso projeto é para lá de lisonjeador.

Erro frequentemente cometido: lisongeador.

Fluorescência

Na física, fluorescência é a emissão de luz por um corpo, que cessa mal a causa da excitação é removida.

Frase exemplo: O diagnóstico de coronavírus por fluorescência parece eficaz.

Erro frequentemente cometido: “fluorescênsia” (ou “flurescência”, havendo ainda a  confusão com a palavra florescência, que significa ato ou efeito de florescer, florescimento).

Deterioração

Termo que advém do latim deteorioratïone, ato ou efeito de deteriorar ou deteriorar-se. Termo que significa estrago, ruína, dano, agravamento ou degeneração.

Frase exemplo: Economistas veem deterioração rápida, o que indica recessão ainda mais dura que o previsto.

Erro frequentemente cometido: diterioração (outros erros são: deteorização, detriorização e diteoração).


Leia também: Erros de português que fazem muitos passar vergonha


Emigrar

Termo que advém do latim emigräre, significa sair voluntariamente do local onde se vive para se estabelecer noutro. Mesmo no reino animal, aplica-se o termo às espécies que mudam periodicamente de região.

É frequente ser confundido com imigrar, que é um termo que vem do latim immigräre, e que significa entrar num país estranho a fim de se estabelecer nele.

Frase exemplo: Com a ideia de emigrar, terminou a sua relação laboral e arrependeu-se.

Erro frequentemente cometido: confusão entre termos emigrar e imigrar.

Este artigo visa dar a conhecer algumas palavras que são habitualmente confundidas. Também pretende fomentar o hábito de ver no dicionário uma ferramenta diária na construção da melhor versão de nós mesmos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.