Início Cultura 6 erros de português que deve procurar corrigir

6 erros de português que deve procurar corrigir

Saiba o que não deve fazer, conhecendo o que outros fazem mal. Confira estes 6 erros de português que deve procurar corrigir.

6 erros de português que deve procurar corrigir
6 erros de português que deve procurar corrigir

Saiba o que não deve fazer, conhecendo o que outros fazem mal. Confira estes 6 erros de português que deve procurar corrigir.

A língua portuguesa revela-se uma ferramenta crucial para a construção do nosso futuro. Devemos, por isso, aprimorar ao máximo os nossos conhecimentos sobre ela, pois quanto mais sabemos, mais bem preparados estamos para expressar o que sentimos.

Para demonstrar o que sabemos e apresentá-lo da melhor forma, devemos aprender o máximo sobre a língua portuguesa. É, por isso, importante conhecer erros que são constantemente cometidos, pois assim podemos evitar erros frequentes. Como Bertrand Russell (1872-1970) defendeu: “Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro. Há bastante por onde escolher”.


Leia também: Dúvidas de Português: o ponto e vírgula


6 erros de português que deve procurar corrigir

Orégãos

Erro frequentemente cometido: óregãos (oregãos é também uma palavra bastante usada, surgindo mesmo em algumas marcas).

Significado: Termo que advém do grego oríganon, “orégão”, pelo latim origānu-, com igual sentido. Este termo próprio da botânica é um nome masculino que se refere a uma planta eurasiática, da família das Labiadas.

Os orégãos (Origanum vulgare) têm porte herbáceo ou subarbustivo, tendo na sua constituição pequenas flores, que são reunidas em panículas axilares e folhas ovadas. Os orégãos são bastante aromáticos, sendo usados secos, como tempero culinário.

Frase exemplo: Sou alérgico a orégãos, por isso as minhas refeições são todas feitas em casa.

Prazeroso

Erro frequentemente cometido: Prazeiroso.

Significado: Que agrada ou causa prazer. É agradável, aprazível e prazenteiro. O seu plural é  prazerosos. Palavra destinada a momento em que há prazer ou a algo que o causa; algo que agrada ou alegra; que proporciona circunstâncias afáveis.

No Brasil, é um adjetivo que identifica algo que causa prazer, satisfação. Algo com prazer, alegre.

Frase exemplo: Aquele momento inesperado revelou-se prazeroso.

Beneficente

Erro frequentemente cometido: benificente (outro erro comum é: benificiente).

Significado: Termo que advém de beneficência. É um adjetivo que qualifica os dois géneros, identificando alguém que pratica a beneficência; um indivíduo caritativo.

Frase exemplo: “Quim Barreiros cancelou espetáculo beneficente em Itália, devido ao coronavírus”.

Censurável

Erro frequentemente cometido: Censorável.

Significado: Adjetivo de 2 géneros. Merecedor de censura. Algo que se consegue censurar; que precisa ser censurado; que deve ser condenado; condenável ou deplorável. Diz-se do que ou de quem é digno de censura. Criticável, abusivo, repreensível ou condenável. Censura é exercer censura sobre. Criticar. Condenar. Repreender.

Frase exemplo: A testemunha confirmou que o réu agiu “de forma perversa e censurável”.

Salgalhada

Erro frequentemente cometido: “salganhada”

Significado: (De salgar + -alho- + suf. -ada). Significa confusão, mixórdia, salsada, trapalhada. Embora esteja presente em alguns dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, o termo adequado é salgalhada.

Salganhada é uma invenção, uma deturpação, um barbarismo que, sendo frequente, não deve ser usado por se tratar de uma deturpação de salgalhada. No Brasil, os dicionários (nomeadamente o VOLP da Academia Brasileira) registam apenas salgalhada.

Frase exemplo: Em tempos de Covid-19, o futebol mundial ficou uma salgalhada. Uns querem acabar já a época, outros ameaçam com punições.


Leia também: Dúvidas de português: o que é uma onomatopeia?  


Otorrinolaringologista

Erro frequentemente cometido: otórrinolaringulogista (tanto otorrino-laringulogista, como otorrinolaringulogista são outros erros comuns).

Significado: É parte da Medicina que se ocupa do estudo e do tratamento das doenças dos ouvidos, do nariz e da garganta. Otorrino. Um otorrinolaringologista é aquele que é especialista em otorrinolaringologia. Um otorrino.

Frase exemplo: Amanhã, tenho de ir ao otorrinolaringologista. Tenho consulta marcada.

Agora que conhece estes erros comuns da língua portuguesa, tem todas as condições para não contribuir para os propagar. Pode não (voltar a) cometer estes, mas irá certamente cometer outros. Aprenda com eles!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.