Aprenda com estes erros (ou com outros) e procure sempre mais informação sobre eles. Confira 6 erros de português que causam embaraço.
Independentemente do rumo que pretendemos dar à nossa vida, é importante escrevermos corretamente a nossa língua. É um património ímpar que tem sido carregado ao longo dos tempos, aos ombros de muitas pessoas que devemos respeitar. É um fardo pesado, por isso, ao longo dos tempos, muitas palavras caem e quando se pega nelas, elas partem, estilhaçam e ficam diferentes. É o resultados dos acordos ortográficos que são feitos, um sinal da mudança dos tempos.
O respeito pela língua é um dever de todos nós. O desejo de uma contínua aprendizagem também. Devemos sempre procurar esclarecer as dúvidas que nos surgem de forma a melhorarmos continuamente. Podemos aprender com os nossos erros, tal como com os dos outros.
6 erros de português que causam embaraço
Perpétua
Termo da Botânica. É um género de plantas da família das compostas cuja flor, que tem o mesmo nome, conserva a cor primitiva mesmo depois de seca. É ainda adjetivo feminino de perpétuo, que significa algo que é contínuo; uma coisa que é ininterrupta. Sinónimo de eterno. Algo vitalício. Imutável e inalterável.
Frase exemplo: Quando ele foi condenado à prisão perpétua, a mãe chorou imenso.
Erro frequentemente cometido: Prepétua.
Príncipe
Termo que advém do latim princĭpe, “chefe”. Príncipe é um nome masculino que tem como significado ser filho de família reinante. Termo que se refere ao herdeiro presuntivo da coroa em alguns países. Príncipe é o filho primogénito do rei.
Príncipe é também um título de nobreza em determinados países. É ainda soberano de um principado. No sentido figurado, príncipe é o primeiro ou o mais notável em talento ou noutros méritos; chefe.
Frase exemplo: Príncipe Harry pede aos britânicos que respeitem o isolamento.
Erro frequentemente cometido: Princepe.
Naufrágio
Termo que advém do latim naufragĭu, que significa perda de um navio no mar. No sentido figurado, naufrágio é um termo que significa desgraça, ruína completa.
Frase exemplo: O Titanic ficou para a história, devido ao seu naufrágio.
Erro frequentemente cometido: náufragio (our “náufrágio” ou “naufrageo”).
Bocejo
É uma derivação regressiva de bocejar. Diz respeito à abertura involuntária da boca com inspiração e expiração do ar.
Frase exemplo: Quando o rei fazia um bocejo, havia pânico. Era sinal de que não estava a gostar.
Erro frequentemente cometido: “Bossejo” (“bocexo”, “bochejo” ou “boçejo”)
Eminente
Do latim eminente, que é elevar-se, sobressair. Eminente significa elevado, alto, muito grande, que sobreleva os outros. No sentido figurado, notável, excelente, superior.
Por vezes, é confundido com iminente que significa que algo está prestes a ocorrer.
Frase exemplo: Um eminente neurocirurgião diz que a lobotomia foi resultado de ciência mal feita.
Erro frequentemente cometido: Iminente.
Conselho
Termo que advém do latim consilíu significa deliberação, assembleia. Opinião que se emite sobre o que convém fazer. Um parecer ou sugestão sobre algo ou alguém.
A confusão com concelho (conjunto das entidades autárquicas que administram essa subdivisão) é a que gera mais erros relacionados com esta palavra.
Frase exemplo: Apesar do conselho dado, ela fez o oposto do recomendado.
Erro frequentemente cometido: Concelho.
Este artigo visa informar sobre determinadas palavras, mas também fomentar o saudável hábito de recorrer a um dicionário. Sempre que lemos um livro, uma revista, um jornal, é normal encontrarmos algumas palavras que nos suscitam dúvidas. É também frequente encontrarmos palavras que achamos estar incorretas, por isso é importante esclarecer todas as dúvidas no imediato de forma a não perpetuarmos os nossos erros.