6 erros comuns da língua portuguesa com palavras começadas por E
Palavras da língua portuguesa começadas com E e que são com frequência mal escritas. Verifique estes 6 erros comuns da língua portuguesa.
O Ncultura é um sítio dedicado a fomentar cultura, nomeadamente a dar a conhecer diferentes vertentes do tesouro que é a Língua Portuguesa.
Ao longo das últimas semanas, têm sido publicados uma série de artigos que visam dar a conhecer os erros mais comuns da língua portuguesa.
Conheça este e outros artigos desta série intitulada “erros de português com palavras começadas pela letra…” que vai da letra A à letra Z. Hoje, apresentamos erros comuns de português em 6 palavras começadas pela letra “E”.
Ecrã
Palavra que tem significados distintos: superfície, geralmente branca, sobre a qual se projetam imagens fixas ou em movimento; superfície fluorescente em que se forma a imagem nos tubos catódicos; tela de cinema. Na informática, é o aparelho em que se visualiza a informação, monitor.
- “Ecran”, “écrã” ou “écra” são erros que surgem com frequência, no lugar de ecrã. Como alternativa a ecrã, existe apenas a opção écran.
Esquisito
Do latim exquisitü, que significa “rebuscado”, que tem esquisitices, que é estranho, fora do vulgar. Extravagante. Delicado, elegante, primoroso. Raro. Impertinente.
- Esta palavra, quando é escrita erradamente, normalmente assume a forma “esquesito”.
Emergir
Sair de onde estava mergulhado. Do latim emergëre, que significa emergir, sair da água. Também pode significar manifestar-se, despontar, assomar, elevar-se. Acontecer, ocorrer, destacar-se, sobressair.
- Por vezes, é confundido com imergir, o que é extremamente curioso, pois esta palavra tem um significado oposto. Imergir significa mergulhar, submergir. Do latim, immergëre, pode também significar penetrar, afundar(-se).
Eminente (elevado)
Do latim eminente, que é elevar-se, sobressair. Eminente significa elevado, alto, muito grande, que sobreleva os outros. No sentido figurado, notável, excelente, superior.
- Por vezes, é confundido com iminente que significa que algo está prestes a ocorrer.
Eludir (evitar com destreza)
Do latim eludêre, escapar. Significa evitar com destreza.
- Às vezes, é confundido com iludir. Ora, esta última significa fazer acreditar naquilo que não é verdadeiro, causar ilusão a alguém, enganar. Significa também burlar, intrujar. No sentido figurado, tem como significado recorrer a métodos habilidosos para não cumprir ou realizar algo.
Emigrar
Do latim emigräre, significa sair voluntariamente do local onde se vive para se estabelecer noutro. Mesmo no reino animal, aplica-se o termo às espécies que mudam periodicamente de região.
- É frequente ser confundido com imigrar, que é um termo que vem do latim immigräre, e que significa entrar num país estranho a fim de se estabelecer nele.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Concerteza é erro de português?
40 Palavras da língua portuguesa que caíram no esquecimento (arcaísmos)
Voltar atrás é ou não erro de português?
6 erros comuns da língua portuguesa com palavras começadas por A
_