Palavras parecidas na grafia, mas bem diferentes no significado. Descubra no Dúvidas de Português, 52 palavras parecidas com significados diferentes.
Diariamente, somos confrontados com palavras semelhantes na grafia e, até, na pronúncia, embora o seu significado seja completamente diferente. Porém, as distinções muito ténues no que respeita à escrita fazem, não raras vezes, com que erremos e acabemos por não escrever exatamente aquilo que queríamos dizer.
Por essa razão, decidimos reunir alguns pares de palavras que ilustram bem estas semelhanças de grafia, mas também as diferenças significativas no que toca ao significado de cada uma das seguintes palavras. Fique a saber mais e diga que não aos erros ortográficos!
52 palavras parecidas com significados diferentes
Acento e assento
Enquanto a 1ª é um sinal gráfico usado nas palavras para indicar a sílaba tónica, a 2ª indica um banco ou cadeira.
Sessão e cessão
Enquanto a 1ª se refere a um período de tempo em que algo acontece (como uma reunião, assembleia, filme, apresentação, espetáculo, consulta, etc.), a 2ª refere-se a uma cedência, ao ato de ceder um direito ou um bem.
Caçar e cassar
Enquanto a 1ª é referente ao ato de perseguir, procurar ou – entre outras coisas – capturar (por exemplo, animais), a 2ª é referente ao ato de invalidar, anular, impedir que alguma coisa aconteça.
Leia também: Língua Portuguesa: 15 palavras que os franceses nos “roubaram”
Conserto e concerto
Enquanto a 1ª indica uma reparação, a 2ª é referente a um espetáculo musical.
Aço e asso
Enquanto a 1ª é alusiva à liga composta de ferro e carbono, a 2ª é alusiva ao verbo assar – “Eu asso no forno.”
Cela e sela
Enquanto a 1ª é referente a um pequeno compartimento numa cadeia (prisão), a 2ª é referente ao assento para cavalgar, à sela de cavalo.
Cem e sem
Enquanto a 1ª significa o número que equivale a dez dezenas, logo a 100, a 2ª indica a proposição que significa ausência ou carência, equivale a não ter, não possuir.
Houve e ouve
Enquanto a 1ª é referente ao verbo haver, a 2ª é referente ao verbo ouvir.
Trás e traz
Enquanto a 1ª é alusiva ao advérbio de lugar (“A criança viaja no banco de trás.”), a 2ª é referente ao verbo trazer.
Cinto e sinto
Enquanto a 1ª se refere ao acessório que serve para segurar/prender as calças à cinta, a 2ª é uma forma do verbo sentir.
Cozer e coser
Enquanto a 1ª advém da palavra cozinhar (“Cozer as batatas.”), a 2ª refere-se ao verbo coser, isto é, recorrer a uma agulha e a uma linha para unir pontos.
Cesta e sesta
Enquanto a 1ª é sinónimo de cesto, objeto normalmente feito de fibras ou vergas entrelaçadas, a 2ª é referente ao ato de dormir, por pouco tempo, para descansar; sono que é realizado após o almoço.
Apressar e apreçar
Enquanto a 1ª se refere ao ato de tornar algo mais célere, mais rápido, de forma a que se realize o quanto antes, a 2ª refere-se ao ato de definir o preço de alguma coisa.
Leia também: 20 palavras pouco conhecidas da língua portuguesa
Cede e sede
Enquanto a 1ª é uma forma do verbo ceder (sinónimo de renunciar, deixar), a 2ª tem diferentes significados – local onde funciona uma organização; sensação causada pela carência de água e pela necessidade de beber; forma verbal do verbo ser e do verbo sedar.
Conselho e concelho
Enquanto a 1ª se refere a um parecer, opinião, aviso ou recomendação de alguém a outro, a 2ª diz respeito a uma circunscrição administrativa ou município (“concelho do Porto”).
Ruído e roído
Enquanto a 1ª significa barulho, estrondo, e é também o particípio passado do verbo ruir que significa desmoronar, a 2ª é o particípio passado do verbo roer (triturar com os dentes).
Tenção e tensão
Enquanto a 1ª remete para algo que se pretende fazer propositadamente, com intenção de, a 2ª refere-se à qualidade, condição ou estado de algo que está ou é tenso; ato ou efeito de esticar ou forçar algo até ao seu limite.
Comprimento e cumprimento
Enquanto a 1ª remete para o tamanho, a extensão ou a medida de algo, a 2ª refere-se ao ato de cumprimentar, isto é, de saudar alguém.
Tráfego e tráfico
Enquanto a 1ª se refere ao movimento e fluxo intenso de veículos (trânsito), a 2ª diz respeito ao comércio clandestino de algo (como de armas ou drogas, por exemplo).
Eminente e iminente
Enquanto a 1ª diz respeito a algo ou alguém muito importante, com uma posição superior, a 2ª refere-se a algo que está prestes a acontecer.
Descrição e discrição
Enquanto a 1ª significa uma caraterização pormenorizada de algo, a 2ª já é uma forma de adjetivar alguém como discreto ou reservado.
Diligente e dirigente
Enquanto a 1ª descreve alguém rápido, trabalhador e cumpridor, a 2ª aponta para alguém que comanda ou gere algo.
Infringir e infligir
Enquanto a 1ª fala de um ato de transgredir ou desobedecer, a 2ª refere-se à aplicação de uma pena ou punição a alguém.
Cavalheiro e cavaleiro
Enquanto a 1ª descreve um homem gentil e educado, a 2ª indica um homem que monta e anda a cavalo.
Retificar e ratificar
Enquanto a 1ª tem a ver com emendar ou corrigir algo, a 2ª confirma ou comprova algo.
Discriminar e descriminar
Enquanto a 1ª relaciona-se com o ato de segregar algo ou alguém, a 2ª retira a culpa ou inocenta alguém.
Cessão, Seção e sessão… Cessão é algo referente a ceder; quando cedo algo para alguém. Seção, uma área ou parte administrativa. Sessão, um período de tempo onde algo acontece, como em uma sessão de cinema. Acho que houve um equívoco na descrição destes termos na reportagem
Estou a deliciar-me com estas novas descobertas. Obrigado.
Muito bom.
É sempre muito bom, aprender, reaprender; Avivar e reavivar nossa memória, inda mais quando ela já a não é mais a mesma, com o passar dos anos…rsr
No caso aqui, apenas duas não eram do meu conhecimento (ou lembrança): “Tenção” e “Diligente”. Abraços