Início Cultura Língua Portuguesa: 5 palavras que mudaram (letra N)

Língua Portuguesa: 5 palavras que mudaram (letra N)

Conheça parte das diversas palavras alteradas com o novo acordo ortográfico. Desta feita, são 5 palavras que mudaram (letra N).

5 palavras que mudaram
Língua Portuguesa: 5 palavras que mudaram (letra N)

Conheça parte das diversas palavras alteradas com o novo acordo ortográfico. Desta feita, são 5 palavras que mudaram (letra N).

O acordo ortográfico originou alterações em diversas palavras, por isso devemos estar atentos a essas alterações. Foram realizadas modificações em várias palavras na sequência da adesão ao novo acordo. Existem diversas mudanças, nomeadamente os meses do ano, se anteriormente se escreviam com maiúscula, passaram agora a escrever-se com minúscula.

Outras palavras perderam o hífen, palavras que se escreviam em conjunto, identificando um determinado conceito, deixaram de ter hífen. Há ainda casos de palavras que deixaram de ter acento. Estas são algumas das alterações que foram realizadas. Conheça parte dessas alterações em Letra N: 5 palavras da língua portuguesa que mudaram com o acordo ortográfico.


Leia também: Erros de português: evite 6 gaffes humilhantes


Língua Portuguesa: 5 palavras que mudaram (letra N)

Noia

Noia é um nome feminino que, no sentido coloquial, significa paranoia, afetação. Paranoia (do grego paránoia, “delírio”) é uma perturbação mental que se caracteriza pela forte tendência para interpretar de forma errada a realidade por via da aguda suscetibilidade e da extrema desconfiança do indivíduo, levando-o a um delírio persecutório.

Por isso, no sentido figurado, paranóia significa desconfiança desmedida, delírio das grandezas, megalomania. No sentido antiquado, paranoia designava as doenças mentais.

Escrevia-se nóia e passou a escrever-se noia, perdendo o acento agudo no “ó”.

Neoimpressionismo

Termo próprio da pintura, identificando um movimento iniciado pelo pintor francês Georges Seurat (1859-1891), que retomando a atenção dada pelo impressionismo ao tratamento da luz e da cor, introduziu técnicas inovadoras e novos conceitos, tais como o pontilhismo e o divisionismo.

Anteriormente, escrevia-se neo-impressionismo; depois da adesão ao novo acordo ortográfico, passou a escrever-se neoimpressionismo

Neorrealismo

Este nome masculino na filosofia identifica um conjunto de doutrinas contemporâneas que afirmam a independência daquilo que é conhecido face ao sujeito do conhecimento. Na literatura, nas artes plásticas e no cinema, o neorrealismo significa movimento artístico que procurou (a partir das décadas de 1930 e 1940) atualizar o realismo tradicional de acordo com os princípios estéticos do marxismo, tomando frequentemente como tema a realidade dos trabalhadores e dos grupos mais desfavorecidos da sociedade.

Anteriormente, escrevia-se neo-realismo; depois da adesão ao novo acordo ortográfico, passou a escrever-se neorrealismo.

Neorromantismo

Termo que significa um renascimento do romantismo na atualidade. Importa, por isso, saber um pouco mais sobre o romantismo.

Romantismo, do francês romantisme, com o mesmo significado, pode ser a qualidade de romântico ou de romanesco. Nas artes plásticas, na música e na literatura consistiu num movimento cultural ocidental que se desenvolveu entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX, como reação ao neoclassicismo e que se caracterizou pelo culto do individualismo, pela valorização do sentimento e da fantasia, privilegiando estas em detrimento da razão e da objetividade.


Leia também: Erros de português que muitos dizem e nem se apercebem


Romantismo foi ainda um movimento que se caracterizou pela exaltação da liberdade criadora e da originalidade sobre o formalismo e as regras da sociedade burguesa e pela substituição dos modelos da antiguidade pelas tradições históricas nacionais.

Anteriormente, escrevia-se neo-romantismo; depois da adesão ao novo acordo ortográfico, passou a escrever-se neorromantismo.

Novembro

Escrevia-se Novembro antes do acordo ortográfico, passando a novembro, ou seja, escrevia-se com maiúscula e passou a escrever-se com minúscula (exceção feita se a palavra começar a frase, situação em que deve ser escrita com maiúscula, como qualquer outra palavra). Esta alteração ocorreu com todos os meses do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.