Fique a conhecer os encantos de autênticos paraísos próximos da cidade Invicta. Deixe-se deslumbrar com estes locais paradisíacos para descobrir perto do Porto.
O termo paraíso pode ter diferentes significados. Há diferentes sentidos para esta palavra que usamos frequentemente. Num dicionário, podemos descobrir o significado do termo. Este termo está ligado à religião. É o lugar de delícias onde, segundo o Antigo Testamento, Deus terá colocado Adão e Eva; Éden.
Este termo significa morada dos anjos e dos bem-aventurados e justos depois da morte. O termo pode ainda significar lugar delicioso; sítio muito aprazível. Ora, é neste sentido que é frequentemente utilizado pela população portuguesa.
Porque, de norte a sul do país, é possível encontrar paraísos portugueses, locais paradisíacos (relativo ou pertencente ao Paraíso, algo belo, maravilhoso, extremamente agradável). No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção no norte de Portugal. Fique a conhecer os encantos de autênticos paraísos próximos da cidade Invicta.
5 locais paradisíacos para descobrir perto do Porto
Parque da Senhora do Salto
Lugar de Nossa Senhora do Salto, Aguiar de Sousa, Paredes
Este local é uma atração da Rota do Românico. Por aqui, poderá encontrar um espaço paisagístico de rara beleza. O Parque da Senhora do Salto apresenta-se encravado entre altas serras, que são cruzadas pelo rio Sousa. Por isso, o cenário é verdadeiramente deslumbrante, um autêntico paraíso.
Neste local, que se encontra em Aguiar de Sousa, poderá ainda descobrir os encantos da “Boca do Inferno”. Trata-se de um sítio de caraterísticas geológicas únicas e que se encontra envolto em grande misticismo.
Este espaço paradisíaco proporciona momentos memoráveis. Enquanto uns procuram este local pelos momentos de tranquilidade e frescura que este espaço assegura, outras pessoas procuram outras atividades.
A Senhora do Salto é um local que deslumbra os mais aventureiros. As escarpas que se encontram por aqui revelam-se um local perfeito para a prática de rappel e escalada.
Coordenadas GPS: 41,127944, -8,433628
Pateira de Fermentelos
Esta lagoa natural é um autêntico paraíso. Esta lagoa apresenta uma área de superfície e profundidade variáveis, conforme a estação do ano. No seu expoente máximo, a Pateira atinge mais de 5 km2.
A Pateira de Fermentelos (ou simplesmente Pateira) está situada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro. Está presente num espaço que antecede a confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda.
A Pateira de Fermentelos apresenta um património natural único. Trata-se de uma “lagoa encantada” que revela uma beleza rara. A Natureza apresenta-se neste local no seu máximo esplendor, criando cenários que são os que melhor ilustram os postais turísticos da região.
Este local incrível destaca-se a nível local, regional, nacional. Além disso, destaca-se ainda internacionalmente por ser a maior lagoa natural da Península Ibérica. O termo “Pateira” suscita interesse. Ele encerra a especificidade da região do Vouga e afluentes, sendo referente à abundância de patos.
A riqueza natural deste espaço é verdadeiramente deslumbrante. Por isso, devido a uma fauna avícola diversificada e à paisagem formidável. Os amantes da prática da observação de aves encontram aqui um magnífico local para essa atividade. Este será dos melhores locais para Birdwatching.
Pateira de Fermentelos é o que se pode chamar um paraíso terrestre. Este local é perfeito para o descanso e lazer que tanto se procura durante o ano, mas também permite-nos realizar várias atividades, como pesca desportiva, fotografia ou desportos ao ar livre.
Há muitas experiências singulares que se podem viver na Pateira de Fermentelos. O cenário absolutamente encantador tornam cada momento memorável. Passear de barco ou passear de bicicleta são duas experiências maravilhosas que seguramente perduraram na memória por muito tempo.
Coordenadas GPS: 40° 34′ 48″ N 8° 31′ 12″ O
Cascata da Cabreia
Esta cascata tem origem fluvia. Ela encontra-se presente na bela Serra da Cabreia, na freguesia de Silva Escura, que se encontra concelho de Sever do Vouga, do distrito de Aveiro.
A Cascata da Cabreia consiste numa queda de água com 25 metros de altura. As águas da Cascata da Cabreia provêm do rio Mau. Estas águas formam uma incrível piscina natural. Por isso, este local é um paraíso perfeito.
A experiência de tomar uns banhos refrescantes neste cenário deslumbrante é única, onde se destaca a vegetação natural e rochedos. No verão, ninguém resiste a dar uns mergulhos nas águas desta cascata.
Se está na dúvida se deve passar um dia na Cascata da Cabreia, saiba que existem algumas infraestruturas de apoio com as quais se pode contar para viver momentos bastante agradáveis, nomeadamente: parque de merendas; bar; casas de banho; fonte de água potável; mesas de pedra; grelhadores.
Leia também:
- É a maior lagoa de água salgada e fica no Centro de Portugal
- Frecha da Mizarela: a maior cascata de Portugal Continental
- A Cascata da Cabreia é um lugar mágico em Portugal
Frecha da Mizarela
Esta atração singular está presente em pleno Arouca Geopark. A Frecha da Mizarela é uma atração turística imperdível. Ela encontra-se presente na Serra da Freita, bem próxima da aldeia da Mizarela, que se situa nas imediações de Albergaria da Serra.
A cascata da Frecha da Mizarela está presente na União de Freguesias de Albergaria da Serra e Cabreiros. Esta cascata apresenta condições invulgares. A cascata da Frecha da Mizarela proporciona um espetáculo natural encantador. Por isso, esta cascata é considerada um dos pontos de interesse em todo o Arouca Geopark, que tem diversas atrações incríveis.
A cascata designada como Frecha da Mizarela encontra-se num local a uma altitude de cerca de 910 metros. A queda de água em si apresenta-se a 75 metros de altura. Ora, tendo em conta a sua dimensão, a Frecha da Mizarela é a cascata mais alta de Portugal Continental e uma das mais altas de toda a Europa.
As águas da Frecha da Mizarela são oriundas do rio Caima. Este rio despenha-se primeiro a mais de 60 metros de altura, revelando-se numa queda comprida e bastante a pique. Depois, seguem-se diversas quedas de água mais pequenas.
A formação da Frecha da Mizarela acontece devido à abundância de granito e xisto no local. O granito é um material mais resistente à erosão do que o xisto. Por isso, ao longo do tempo, um desnível formou-se no local, o que levou à formação da Frecha da Mizarela. A orientação dos sistemas de falhas que condiciona toda a serra da Freita revelou-se outro elemento que influenciou a formação desta escarpa.
Coordenadas GPS: 40,863775 | -8,285559
Quinta da Aveleda
Esta quinta proporciona uma experiência verdadeiramente encantadora. A Quinta da Aveleda revela-se um dos locais próximos do Porto que proporciona momentos absolutamente fantásticos.
A Quinta da Aveleda está situada no concelho de Penafiel. Esta quinta pertence à família Guedes. A Quinta é uma atração imperdível que está presente em plena Região dos Vinhos Verdes.
Por isso, por aqui poderá ficar a conhecer melhor alguns dos melhores vinhos nacionais. Muitos dos rótulos da Quinta da Aveleda já conquistaram medalhas em eventos nacionais e internacionais.
A Quinta da Aveleda está naturalmente ligada à produção de produtos vinícolas. No entanto, o seu aspeto é uma caraterística incomum. Trata-se mesmo de um espaço saído de um conto de fadas, um local mágico.
Para quem está no Porto, para visitar a Quinta da Aveleda, basta que fazer uma viagem de carro curta. Visitar este local que parece saído das páginas de um conto infantil demorará menos de 1h.
Localização: Rua da Aveleda 2, 4560-570 Penafiel