Portugal está repleto de jardins e espaços verdes mas há 3 que se distinguiram. Conheça 3 dos melhores espaços verdes do mundo!
Portugal tem dado cartas no mundo do turismo. Tem sido destaque em diversos sítios e em várias entidades dedicadas ao universo das viagens e do turismo. Uma das cidades mais referidas é a cidade do Porto. E, pela primeira vez, há presença portuguesa entre a “elite” dos espaços verdes mundiais. Três de uma só vez!
O Jardim Botânico, o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre receberam a ambicionada “bandeira verde”. Esta é a primeira distinção do género para os jardins portugueses. Os três espaços verdes, que ficaram entre os melhores do mundo, foram distinguidos pelos prémios internacionais Green Flag Awards, sendo os primeiros espaços verdes portugueses a obter este reconhecimento.
O prémio “Green Flag”, à semelhança do que acontece com o prémio da bandeira azul que é conferida às praias, constitui um excelente reconhecimento. O prémio “Green Flag” proporciona ainda às comunidades um sentimento de orgulho cívico, visando a regeneração de uma área e contribuindo para a limpeza geral do espaço público e do prestígio que lhe está associado.
3 dos melhores espaços verdes do mundo estão no Porto
A entidade
Foi há mais de 20 anos que os Green Flag Awards foram criados. Os reputados Green Flag Awards são coordenados pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy, sob a égide do Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido.
O Green Flag Awards visam reconhecer o mérito dos espaços verdes a nível mundial, nomeadamente dos parques e jardins que se destacam pelas boas práticas, quer ao nível da sua gestão, quer ao nível da manutenção do espaço.
Jardim Botânico
A história do Jardim Botânico é interessante. Presente na Quinta do Campo Alegre (que tinha pertencido à Ordem de Cristo), o Jardim Botânico do Porto foi ocupado pela Universidade do Porto, no ano de 1951.
Foi passando de mãos: em 1802, foi adquirida por João Salabert; passou para as mãos de João José da Costa em 1820; em 1875, foi adquirida por João da Silva Monteiro que deu início à construção da casa e do jardim, tendo sido João Henrique Andresen Júnior a prosseguir com a construção da casa e do jardim, depois de comprar a quinta, em 1895. A quinta permaneceu na posse da sua família, até ter sido vendida ao Estado Português, em 1949. O Jardim Botânico encerrou ao público em 1983, tendo sido reaberto em 2001.
O Jardim Botânico do Porto revela um conjunto variado de espécies, havendo mesmo espécies raras, nomeadamente exóticas. É ainda uma referência na vida e na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, um dos maiores nomes da literatura portuguesa.
Informação útil
Morada: Rua do Campo Alegre, 1191. 4150-181 Porto, Portugal
Horário: Aos fins de semana, das 10h às 18h. Durante a semana das 9h às 18h.
Custo de entrada: Entrada livre.
Contactos: Contacto geral (Casa Andresen): 22 040 8727 ou 93 308 6492.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade é o pulmão da Invicta, tendo sido considerado em 2000 pela Ordem dos Engenheiros uma das “100 obras mais notáveis construídas no século XX em Portugal”.
É o maior parque urbano de Portugal, com uma superfície de 83 hectares. Sidónio Pardal foi o arquiteto paisagista que foi responsável pelo seu projeto.
Informação útil
Morada: Estrada Interior da Circunvalação, 15443
Horário:
Inverno (01/10 a 30/03) das 07h às 22h.
Verão (01/04 a 30/09) entre as 07h e as 00h.
Custo de entrada: Entrada livre.
Contactos: 225320080 ou [email protected].
Mais informações, aqui.
Jardim do Passeio Alegre
O Jardim do Passeio Alegre é um jardim público romântico. Os seus 41.000 m2 ajudam a tornar este num dos espaços verdes mais singulares da cidade do Porto e do país. Está pontuado por diversas obras de referência, nomeadamente os dois Obeliscos de Nasoni, provenientes da Quinta da Prelada e Monumento Nacional.
Destacam-se ainda os sanitários públicos, que foram decorados com azulejos Arte Nova e loiças inglesas, tendo sido construídos em 1910. Camilo Castelo Branco, Arnaldo Gama, Ramalho Ortigão, Alberto Pimentel e outros marcaram presença em tertúlias literárias realizadas no local.
Informação útil
Morada: Estrada Interior da Circunvalação, 15443
Horário: 24:00H (todos os dias)
Custo de entrada: Entrada livre.
Contactos: 225320080 ou [email protected].
Mais informações, aqui.
Leia também:
- 7 curiosidades sobre as seis pontes do Porto
- 13 locais para visitar em São Martinho do Porto
- São Martinho do Porto, uma das baías mais bonitas do mundo é portuguesa
NCultura
Entre em contacto com a natureza nestes jardins que foram considerados os melhores espaços verdes a nível mundial. Se estiver pela cidade do Porto, não se esqueça de visitar estes jardins maravilhosos! Já alguma vez visitou algum deste espaços? Conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…