Será que teria mesmo coragem apenas para provar? Estão espalhados pelo mundo estes 20 pratos estranhos que são autênticos petiscos locais.
A culinária é algo de absolutamente fantástico, pois há criações gastronómicas para todos os gostos, de todas as cores, de diversos feitios e tendo em conta inúmeras variáveis. Em todo o mundo, há propostas gastronómicas ousadas, diferentes e inovadoras.
Como somos muito diferentes, o que pode ser um verdadeiro petisco num ponto do planeta pode revelar-se extremamente estranho para pessoas provenientes de outro ponto do mundo. Por exemplo, os caracóis, que em Portugal são considerados um petisco, são vistos como algo insólito noutros pontos do mundo. Será que o seu estômago aguenta? 20 pratos estranhos ou simplesmente nojentos.
Teria coragem? 20 pratos estranhos ou simplesmente nojentos
Haggis
Ao carneiro são remidos órgãos como o coração, o fígado e os pulmões. Posteriormente, eles são fervidos no estômago por três horas, aproximadamente. Na Escócia, este é um prato tradicional e considerado um verdadeiro petisco.
Fugu
Apesar de ser considerado um dos peixes mais venenosos do mundo o Fugu (que os brasileiros conhecem como baiacu) é um alimento considerado uma iguaria para os japoneses.
Dada a sua perigosidade, a lei japonesa tem um forte controlo sobre este produto. Os chefs são treinados de forma rigorosa, pois têm de conseguir preparar o alimento de forma a evitar tragédias.
Leia também: 7 pratos estranhos que muitos portugueses adoram
Peixe Yin Yang
Não são zombies, mas este é um tipo de peixe conhecido como “morto-vivo”. É ilegal prepará-lo, mas este petisco que surgiu em Taiwan goza de uma popularidade recente na China. Os chefs, ao terem descoberto truques para melhor o prepararem, tornaram o petisco mais popular e comum.
Escamole
Nas raízes da planta agave pode ser encontrado este petisco? É verdade. Frequentemente podem ser colhidas dessas raízes larvas de formigas, as quais no México são consideradas uma iguaria, o chamado “caviar de insetos”.
Hakarl
Um tubarão é, normalmente, um animal que causa bastante receio aos humanos. O tubarão-da-Gronelândia até é venenoso. No entanto, isso não impediu os islandeses de o transformarem em algo apetitoso, pois na Islândia ele é uma comida típica.
Após alguns processos de cozedura, o Hakari pode ser consumido, mesmo tendo alta concentração de ácido úrico.
Surstromming
Da Suécia, surge o prato mais mal cheiroso do mundo… O surstromming é frequentemente vendido enlatado, sendo este petisco sueco arenque do báltico fermentado.
Sannakji
Este petisco oriental é servido tão cru que é frequente começar a devorá-lo quando ele ainda está a mover-se. Depois do chef desmembrar o pequeno polvo diante de nós, este passa diretamente para o prato.
Ostras de Rocky Mountain
Na verdade, não são bem ostras, mas sim testículos de gado. Os órgãos do animal são, depois de “descascados”, cobertos de farinha, pimenta e sal, sendo posteriormente fritos.
Kopi Luwak
As civetas são pequenos mamíferos nativos do sudeste da Ásia. Estes animais são alimentados com grãos de café que, depois de defecados, são recolhidos, originando assim o café mais caro do mundo o Kopi Luwak, originário da Indonésia.
Mopane
Geralmente encontrada em árvores mopane, esta lagarta é uma importante fonte de proteína para milhões de pessoas em África.
(cont.)
INTERESSANTEM MUITO OBRIGADO E BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS