Início Cultura Língua Portuguesa: 20 insultos e palavras inconvenientes e desconhecidas…

Língua Portuguesa: 20 insultos e palavras inconvenientes e desconhecidas…

Conheça palavras que são pouco conhecidas, mas muito inconvenientes… 20 insultos e palavras inconvenientes e desconhecidas.

insultos e palavras inconvenientes
Língua Portuguesa: 20 insultos e palavras inconvenientes e desconhecidas…

Conheça palavras que são pouco conhecidas, mas muito inconvenientes… 20 insultos e palavras inconvenientes e desconhecidas.

A língua portuguesa é um património incrível e vasto. Dela fazem parte o calão e os insultos. Estes integram o nosso quotidiano, “enriquecendo” as nossas conversas. O insulto faz parte da nossa cultura, sendo uma forma de violência verbal a que se recorre em algumas situações.

O insulto pode surgir facilmente, quando estamos envolvidos numa discussão, quando estamos a debater-nos com problemas no trânsito ou a ver futebol com as emoções a tomar conta de nós. Os insultos são impropérios que, normalmente, são proferidos (ou vociferados) com o objetivo de magoar alguém, de humilhar ou de achincalhar o destinatário.

Contudo, por vezes, até o fazemos de forma inconsciente, sem o objetivo de magoar o outro. Sai-nos uma expressão mais agressiva num momento mais quente. Naturalmente, numa sociedade educada, este é um comportamento politicamente incorreto que não é desejável e que impede uma melhor integração no meio onde estamos inseridos. Quer saber mais sobre o mundo dos insultos?


Leia também: Língua Portuguesa: 7 expressões que muitos dizem mal


Língua Portuguesa: 20 insultos e palavras inconvenientes e desconhecidas…

Abécula

Este termo é um insulto, pois significa idiota, azelha, palerma. É um indivíduo lento ou pouco inteligente; desajeitado ou que facilmente se desorienta.

Abentesma

Este termo é um insulto, pois significa incompetente, pessoa pouco inteligente. É um ser mau, um cretino, um imbecil. É um burro, um badameco, uma besta.

Achavascado

Este termo é um insulto, pois significa pessoa mal-educada, pessoa bruta, pessoa rude, pessoa ignorante.

Alimária

Este termo é um insulto, pois significa animal irracional, pessoa estúpida.

Andrajoso

Este termo é um insulto, pois significa pessoa que anda esfarrapada, pessoa mal arranjada.

Barregã

Este termo é um insulto, pois significa que vive da prostituição. É um termo usado para insultar de modo violento uma mulher, identificando-a como pessoa sem objetivos, que vive de expedientes.

Biltre

Este termo é um insulto, pois significa indivíduo que se comporta de modo vil; que adora praticar canalhices. É um patife, um canalha.

Cacóstomo

Este termo é um insulto, pois significa que tem mau hálito.

Cuarra

Este termo é um insulto, pois significa pessoa que vive da prostituição. É um termo usado para insultar alguém do sexo feminino de forma violenta, identificando-a como pessoa que vive de expedientes, que não tem objetivos.

Estólido

Este termo é um insulto, pois significa que a pessoa insultada é desprovida de inteligência, que não tem capacidade de discernimento. É identificar alguém como estúpido, parvo, tolo. Um indivíduo que demonstra falta de bom senso ou de sensatez.

Estroso

Este termo é um insulto, pois significa parvo ou idiota.

Estultilóquio

Este termo é um insulto, pois significa burro, alguém que faz tolices, disparates. Pessoa que profere discurso néscio. É alguém com razão de tolo.


Leia também: Língua Portuguesa: quando escrever “de mais” ou “demais?”


Nefelibata

Este termo é um insulto, pois significa indivíduo que “vive ou anda nas nuvens”. Alguém que revela ser muito distraído. É um aluado, uma pessoa sonhadora que foge da realidade com frequência. Pode ser um escritor excêntrico que não cumpre as regras literárias.

Néscio

Este termo é um insulto, pois significa ser ignorante, alguém inepto, um ser estúpido. É alguém que não sabe, um burro. Alguém que não é muito inteligente. Uma pessoa que não é sensata ou prudente; é alguém irresponsável.

Pechenga

Este termo é um insulto, pois é usado com o objetivo de insultar alguém do sexo feminino de forma violenta, dizendo que ela vive de expedientes, que vive da prostituição.

Sevandija

Este termo é um insulto, pois significa que o outro é uma pessoa sem escrúpulos, que explora financeiramente outra pessoa. É alguém que vive à custa dos outros. Pessoa de valores morais baixos, que demonstra ser desprezível, um ser ignóbil.

É uma pessoa que humilha sem ressentimentos. Um ser repugnante, um parasita. É um nome comum que serve para identificar todos os vermes imundos ou insetos parasitas.

Somítico

Este termo é um insulto, pois significa pessoa que é egoísta, avarento. É uma pessoa muito apegada ao seu dinheiro que não gosta de o gastar. Se o dá ou partilha, fá-lo com relutância, sem verdadeira generosidade. É um sovina, um avarento, um forreta.

Tatibitate

Este termo é um insulto, pois significa que uma determinada pessoa tem dificuldade em falar ou em pronunciar bem as palavras. É identificar aquele que gagueja. É um gago, é um palerma, é alguém parvo que demonstra que tem pouca inteligência.


Leia também: 12 palavras muito feias da língua portuguesa


Xexé

Este termo é um insulto, pois significa pessoa mentalmente senil ou gagá. É pessoa ou coisa que é considerada ridícula.

Xexelento

É uma pessoa ou coisa de pouco valor; sem qualidade. Algo sem beleza ou com aspeto desagradável. É uma pessoa ou coisa feia. É algo (ou alguém) que serve para implicar ou incomodar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.