Início Cultura Língua Portuguesa: quando escrever “de mais” ou “demais?”

Língua Portuguesa: quando escrever “de mais” ou “demais?”

Há diversas questões que surgem com frequência. Sabe quando deve escrever “de mais” ou “demais? É uma dúvida comum e muitos erram!

quando escrever “de mais”
Língua Portuguesa: quando escrever “de mais” ou “demais?”

Sabe quando deve escrever “de mais” ou “demais? É uma dúvida comum e muitos erram! Há diversas questões que surgem com frequência. É necessário esclarecê-las no imediato, mas é algo que dá trabalho. Devemos esclarecer logo essas questões que surgem mas que, muitas vezes, ocorrem em momentos em que estamos extremamente ocupados e não temos grande disponibilidade para esclarecer essas dúvidas. Isto revela-se problemático pois, se nos esquecermos de as esclarecer, mais tarde corremos riscos de passar por momentos verdadeiramente embaraçosos.

É, assim, extremamente importante apontar as dúvidas mal estas nos surjam para, mais tarde, podermos procurar o devido esclarecimento sobre essas questões. É que, na verdade, todas as dúvidas são saudáveis, pois acabam por tornar-se num enriquecedor convite para o conhecimento.

Contudo, temos que fazer o devido esforço de procurar o esclarecimento para essas dúvidas e de procurar respostas nas fontes mais credíveis, como o NCultura! Aqui, poderá esclarecer dúvidas como: quando escrever “de mais” ou “demais?”


Leia também: Língua portuguesa: 40 palavras a cair no esquecimento


Língua Portuguesa: quando escrever “de mais” ou “demais”?

Dúvidas

Há muitas dúvidas que surgem e que podem ser facilmente esclarecidas. Algumas delas estão relacionadas com o uso de determinadas palavras. Entre as dúvidas recorrentes está o haver duas palavras que podem ou não formar uma só, como em “demais”. Afinal, quando s deve usar “de mais” e quando se deve usar “demais”?

Ambas as possibilidades existem na língua portuguesa. Contudo, devemos saber diferenciar quando usar uma ou outra possibilidade.

Demais

Termo que vem da junção das palavras “de”+“mais”. Demais é um advérbio que significa além disso; de resto. Demais é determinante e pronome demonstrativo que significa outros ou outras; restantes.

Demais é sinónimo de:

– Em excesso

– Em exagero

– Excessivamente

– Muito

– Muitíssimo

– Além da conta

– Em demasia

– Demasiadamente.

Demais transmite uma maior intensidade. Permite intensificar verbos, intensificar adjetivos e advérbios. Como quando se diz: comer demais, beber demais, falar demais,… entre muitas outras possibilidades.

Há ainda a expressão “demais a mais” que significa ainda por cima; além disso; de mais a mais, mais a mais.

INTENSIDADE: Assim, podemos relacionar a palavra demais com intensidade. É um advérbio de intensidade. É principalmente desta forma que a palavra demais é utilizada.

Exemplos para expressar intensidade, usando “demais”

– Ele é rápido demais!

– Ele preocupa-se demais com os problemas dos outros!

– Agora já não vou. É tarde demais.


Leia também: 12 palavras muito feias da língua portuguesa


Continue a ler depois do QUIZ da Língua Portuguesa

De mais

Usar “de mais” significa o mesmo que em excesso. Já “por de mais” é expressão que significa demasiado. “De mais” é uma locução adverbial de quantidade. Ela transmite assim  uma noção de maior quantidade ou intensidade. Esta locução é sinónima da locução “a mais”, logo é antónima da locução “de menos”.

“De mais” transmite não intensidade (como demais), mas quantidade. “De mais” quantifica substantivos ou pronomes. Como quando se diz: “Estava gente de mais no restaurante. Tinha batatas de mais no prato. Ele disse o que não devia. Disse coisas de mais.”, entre outras possibilidades.

Exemplos para expressar quantidade, usando “de mais”

– Não te preocupes. Tirar três negativas não é nada de mais.

– Fiz bifes de mais. Alguns vão sobrar para amanhã.

– A Maria é generosa, mas exagerou na prenda. Deu dinheiro de mais à minha filha.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.