Início Tradições Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

As melhores dicas para que consiga fazer batatas assadas de excelência. Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

fazer batatas assadas
Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Pode parecer impossível, mas seguindo as nossas indicações pode aprender a fazer batatas assadas como um chef. Se tem um jantar ou almoço especial para realizar, não precisa de ter receio. Fazer batatas assadas é parte de uma refeição especial e saborosa e garantia de que irá surpreender os amigos ou a família.

Fazer um assado é uma bela sugestão, pois permite que se faça sem muita dependência. Por vezes, os convidados chegam mais cedo e impõem a sua presença na cozinha, pois querem conviver e aproveitam todos os momentos para conversar. Os assados representam uma refeição que não necessita de uma atenção constante, mas isso não quer dizer que seja uma refeição que se confecione com facilidade.

Existem erros que são cometidos constantemente, nomeadamente com as batatas, um acompanhamento que, muitas vezes, não fica no ponto ideal.

fazer batatas assadas
Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

As batatas assadas perfeitas

As batatas assadas são uma verdadeira experiência gastronómica. Quando são feitas na perfeição representam um momento de profundo deleite. Quando se provam batatas assadas perfeitas, qualquer outra proposta inferior à excelência revela-se bastante insatisfatória, pois quando as batatas assadas estão no ponto revelam-se um enorme sucesso, uma experiência deliciosa, que gera os mais diversos comentários e elogios por parte dos convidados.


Leia também: 4 receitas de Assados Tradicionais para almoços em família


Elas são um verdadeiro petisco, repleto de sabor. Se as fizer no forno a lenha, então é algo verdadeiramente especial. Mas pode também fazê-las no forno comum. As batatas assadas perfeitas querem-se tenrinhas por dentro, enquanto por fora devem ficar estaladiças e suculentas. Hum… ficam verdadeiramente irresistíveis! Só de recordar fica-se a salivar!

fazer batatas assadas
Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

Ferramentas

Não é uma oficina, mas tudo o que usamos interfere no resultado final. Na cozinha, também há objetos mais indicados para os diferentes fins. Fazer as batatas assadas com uma assadeira de barro é uma experiência distinta. Embora também possa fazer no forno da sua cozinha umas batatas assadas perfeitas! Siga as indicações de quem o faz regularmente: os verdadeiros chefs!

Siga as indicações de quem sabe: os chefs!

É comum fazermos um assado excelente, perfumado, fumegante, encantando todas as pessoas presentes na divisão onde é servido. Aquele aroma acabadinho de sair do forno, tão característico, seduz toda a gente. Ficamos orgulhosos, pois a carne ou o peixe parecem perfeitos. Estão no ponto! Uma refeição vistosa, suculenta, deliciosa.

A carne (ou o peixe) é elogiada por todos na mesa. Contudo, subitamente, surge quase entre dentes o comentário: “As batatinhas é que podiam estar um pouco melhores…” É uma verdadeira frustração, não é?!

fazer batatas assadas
Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

As batatas

As batatas devem estar perfeitas para elevar todo o assado a um patamar mais alto, para melhorar a experiência gastronómica. No entanto, quando isso não acontece, o assado perde valor e prejudica a experiência.

As batatas roubam-nos o sorriso e a felicidade e estragam o momento. Estão presentes na travessa como um mero emplastro. Surgem insípidas ou moles, aparentando estarem mais cozidas do que assadas. Ninguém deseja batatas assadas que se revelam numa espécie de puré, mal se pousa sobre elas o garfo, pois não?

Sugestões

Existem algumas sugestões que deve conhecer, antes de colocar as batatas no forno. Só assim irá conseguir fazer as batatas assadas perfeitas, como um autêntico chef!

fazer batatas assadas
Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

Critério

Nem todas as batatas devem ser destinadas a todo o tipo de refeições. A escolha das batatas é um momento importante e constantemente desvalorizado. Existem batatas que são mais indicadas para fritar. Há outras batatas mais destinadas a cozer. E, naturalmente, que também existem batatas que são mais indicadas para assar.

Para os assados, as batatas mais indicadas são as vermelhas. Estas são mais farinhentas, mas depois de irem ao forno, tornam-se mais estaladiças e suculentas.

Momento da preparação das batatas

Depois de lavar e descascar as batatas, volte a lavá-las e corte-as em cubos. Posteriormente, coloque as batatas de molho por alguns minutos (não mais que 10), num recipiente com água fria. A passagem nesta água é importante, pois irá permitir que as batatas libertem algum amido, tornando-as bem mais estaladiças. Depois destes 10 minutos na água, seque-as bem com papel absorvente.

fazer batatas assadas
Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

Escaldar as batatas

Após serem descascadas e cortadas em cubos e de passarem por um estágio em água fria, as batatas devem ainda ser escaldadas. Deve colocar as batatas em água fervente. Posteriormente, deve secar as batatas em papel absorvente e, só depois, é que elas passam para a assadeira.


Leia também: 4 receitas de assados de peixe para comer e chorar por mais


Fazer o tempero das batatas

Faça o tempero ao seu gosto, usando os produtos comuns, nomeadamente azeite (ou banha de porco), sal grosso, pimentão-doce e alho. Deve ainda preparar uma mistura com alho, sal, pão ralado e alecrim em pó. Só deve colocar as batatas na assadeira, após elas passarem por esta mistura.

fazer batatas assadas
Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

Levar as batatas ao forno

Pré-aqueça o forno. Antes de colocar as batatas no forno, deve sempre ligá-lo com antecedência. Deve ligar o forno (à temperatura de 180ºC) por 20 a 30 minutos, antes de colocar as batatas a assar.

Uso dos sucos libertados

Regue as batatas com os sucos produzidos no próprio assado. Faça-o regularmente ao longo da confeção. Eles encontram-se no interior da assadeira. Recorra a uma escumadeira e pressione ligeiramente as batatas (sem as desfazer!). Cubra as batatas com o molho que resultou da confeção. Depois, borrife as batatas com um pouco de vinagre. Deixe assar.

fazer batatas assadas
Aprenda a fazer batatas assadas como um mestre. Tome nota!

O grande final

A 10 minutos da conclusão do assado, aumente a temperatura do forno dos 180ºC para os 200ºC.

2 COMENTÁRIOS

  1. Achei otimo as batatas assadas! Nunca imaginava que tinha tanto processo para fazerem a batata perfeita!! Meu Deus!!! Amei!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.